Califado

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, aparece em vídeo

''Califa'' do EI aparece sentado falando com outras pessoas. Data das imagens é desconhecida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Abu Bakhr Al-Baghdadi em vídeo divulgado ontem, 29
Abu Bakhr Al-Baghdadi em vídeo divulgado ontem, 29 ( AFP)

SÍRIA - O líder do grupo Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em cinco anos em um vídeo de propaganda transmitido pela organização jihadista ontem, 29.

A data em que o vídeo foi feito não é conhecida, mas Abu Bakr al-Baghdadi, líder do "califado" jihadista autoproclamado em 2014, declara que "a batalha por Baghuz acabou", em referência a uma ação do grupo ultrarradical no leste da Síria, em que eles caíram em 23 de março de 2019.

A última aparição dele em vídeo foi num sermão em que proclamava o califado numa mesquita em Mossul, no Iraque, cinco anos atrás, quando seu grupo estava em ascensão.

"Há um sério perigo não apenas pelo fato de que Baghdadi, o chamado califa do EI, ainda está vivo -- mas também porque ele é capaz de ressurgir para seus seguidores e reafirmar sua mensagem de 'nós contra o mundo' depois de todo o progresso feito contra o grupo", avalia Rita Katz, diretora do SITE Intel Group, organização que monitora a atuação de grupos extremistas na internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.