Ação

População é alertada sobre hipertensão arterial

A iniciativa foi coordenada pelo Centro de Cardiologia do Hospital São Domingos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Aferição de pressão foi uma das ações realizadas durante a iniciativa
Aferição de pressão foi uma das ações realizadas durante a iniciativa (Campanha hipertensão )

São Luís -Em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de Abril), o Centro de Cardiologia do Hospital São Domingos, em associação com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizaram uma ação preventiva na tarde/noite de sábado, no Rio Anil Shopping.

Acadêmicos da Liga de Cardiologia da Universidade Federal do Maranhão e médicos residentes de Cardiologia, supervisionados pela médica Magda Sousa, do Hospital São Domingos, atenderam ao público aferindo pressão arterial, realizando dosagem de glicemia capilar e orientando sobre prevenção de doenças cardiovasculares. A ação aconteceu das 10h às 20h, na área de eventos daquele centro de compras.

Prevenção

De acordo com o coordenador de Atendimento da Cardiologia do Hospital São Domingos, Luís Fernando Lima, a ação teve como objetivo orientar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge, aproximadamente, 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. Ele disse que pessoas negras formam o grupo com maior probabilidade de ter pressão alta, ou seja, aquela caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamada de “12 por 8”.

“Daí a importância desta ação capitaneada pelo Hospital São Domingos, onde fazemos triagem, avaliação, mensuração de peso e altura e consulta de enfermagem para identificar os fatores de risco, além de aferição da pressão e glicemia capilar”, disse.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também serem hipertensos). Os principais sintomas da hipertensão são dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

Normalmente, no dia 26 de abril, o Ministério da Saúde e hospitais desenvolvem uma série de campanhas publicitárias que ajudam a fazer a população entender as causas e efeitos que a hipertensão pode provocar para a qualidade de vida. O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão, conhecida popularmente como uma “assassina silenciosa”. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.