COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
MAIS CORUJA do que nunca, o vovô Amaro Santana Leite segurando nos braços o primeiro neto, Afonso Amaro, filho de seu filho Alan. O encontro foi no fim de semana em São Paulo. Hoje, Amaro e Ana Lúcia amanhecem em São Luís
MAIS CORUJA do que nunca, o vovô Amaro Santana Leite segurando nos braços o primeiro neto, Afonso Amaro, filho de seu filho Alan. O encontro foi no fim de semana em São Paulo. Hoje, Amaro e Ana Lúcia amanhecem em São Luís
O ATLETA maranhense Vittorio Almada Lima brilhou, domingo, na Maratona de Montevideo
O ATLETA maranhense Vittorio Almada Lima brilhou, domingo, na Maratona de Montevideo
O ATLETA maranhense Vittorio Almada Lima brilhou, domingo, na Maratona de Montevideo
O ATLETA maranhense Vittorio Almada Lima brilhou, domingo, na Maratona de Montevideo

Cassas na AMEI
Além de aglutinar grande material bibliográfico sobre nossos escritores do passado e do presente, a Livraria e Espaço Cultural Amei (leia-se Associação Maranhense de Escritores Independentes), conseguiu a rara façanha de aglutinar a maioria dos lançamentos de nossos autores, no Shopping São Luís.
Sábado próximo, dia 4 de maio, o poeta Luis Augusto Cassas reúne amigos e admiradores, a partir das 17h, na
Amei, para a sessão-autógrafo de seus três mais recentes livros de poemas “ Paralelo 17”, “A Pequena Voz Interior & Outros Comícios do Vento” e “Maria, a Fortaleza Sutil que Vence toda Força”, após seis anos de jejum literário da ilha.
E um big-sarau, com muitos convidados que darão voz aos
seus poemas.

Maio de conhecimento
O mês de maio será de novidades em São Luís. Nos dias 17 e 18, será ministrado, na Faculdade de Negócios Faene, no bairro Residencial Pinheiros, o Curso de Comércio Internacional, voltado para aqueles profissionais interessados em ficar por dentro dos trâmites da comercialização (importação e exportação) de produtos estrangeiros.
Além disso, no dia 25, será realizado o “I Google for Education”, fruto de uma parceria entre a instituição e a empresa Google, voltada para a integração de professores, instrutores eas ferramentas do Google.

Na Maratona
Domingo, o atleta maranhense Vittorio Almada Lima conseguiu um grande feito na Maratona de Montevideo.
Sendo esta a terceira que participa quebrou o seu próprio recorde em um tempo inferior a três horas, o
que não é pouco.
Seus pais, Valéria e Nelson Almada Lima, acompanharam a corrida através da Paulinha Brandão, namorada de Vittorio que transmitiu via WhatsApp, on line, o desenvolvimento da corrida e a chegada vitoriosa. Sem trocadilho.

Inteligência emocional
O educador Cidinho Marques fará uma palestra, nesta segunda-feira, sobre inteligência emocional para os alunos do COC, no auditório da Fiema.
A habilidade de reconhecer os próprios sentimentos, compreender os dos outros e saber lidar com eles, é o que a psicologia chama de inteligência emocional (QE) – e ela é tão importante quanto o quociente de inteligência (QI), porque confere a serenidade e o discernimento necessários para que as funções cognitivas trabalhem plenamente.
Ou seja, de nada adianta seu filho ser um gênio se ele não souber lidar com as críticas, por exemplo.
É preciso ter em mente que uma criança emocionalmente saudável não é aquela que não chora, tampouco se frustra ou se irrita, mas aquela que aprimora, constantemente, a compreensão sobre as próprias emoções.

Andam mal
Levantamento do governo federal mostra que apenas quatro estados fecharam o balanço de 2018 com saldo previdenciário positivo na área do funcionalismo público: Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Os demais – incluindo ai o Maranhão – somaram déficit de 90 bilhões de reais.

Cidadão de São Luís
O diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, recebeu, no fim de semana, o título de “Cidadão Pedreirense”, homenagem proposta pelo vereador Filemon Neto e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Pedreiras. Celso, que vem desenvolvendo um trabalho dinâmico à frente do mais importante teatro do Maranhão, tem dado muito orgulho àquele município, com o espetáculo “João do Vale: O Gênio Improvável”, por ele concebido e um grande sucesso no Maranhão.

TRIVIAL VARIADO

Nada mal para o governo: o comando da Comissão Especial da Reforma da Previdência está dividido entre o PSDB e o PR. Não são partidos de
querer briga.

Confronto: as centrais sindicais farão manifestações na quarta-feira, Dia do Trabalhador, para contestar a reforma da Previdência. Na defesa do projeto, o governo não ficará de braços cruzados.

O setor que mais vai resistir a mudanças será o dos servidores públicos federais. Os que ganham acima de 10 mil reais por mês pagarão para a Previdência alíquota progressiva e acima da média.

A história dos governos constitucionais inclui a fórmula quase mágica para criar e manter um equilíbrio estável entre governo e parlamento. É o desafio brasileiro agora.

Rumo ao subsolo: o bate-boca iniciado por Lula e respondido pelo presidente Bolsonaro prosseguirá ao ritmo da escada: cada vez descendo um degrau.

Após o anúncio de que o Rio de Janeiro tem mais de 14 mil prédios em áreas de risco, a Prefeitura de São Luís deve se dedicar ao mesmo mapeamento para alertar e evitar desmoronamentos.

Por décadas, torradas com caviar e taças de champanha faziam parte de recepções a parlamentares no Palácio do Planalto. Desde janeiro, desapareceram do cardápio.

O ministro Luís Roberto Barroso escolheu Nova York para acender o pavio da dinamite: “O Supremo
Tribunal Federal está sob ataque e vive um momento de descrédito porque alguns colegas atuam como
obstáculo no combate à corrupção.”

DE RELANCE

Literatura na Esmam
O escritor Flaviano Menezes da Costa visitou, nesta quinta-feira (25), a Biblioteca Madalena Serejo, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). Além de conhecer o acervo da instituição, que integra a rede de bibliotecas do Tribunal de Justiça, o professor entregou ao vice-diretor da escola, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, exemplares de suas obras que serão incluídas na estante
de autores maranhenses.

Palestra anunciada
Menezes da Costa também confirmou presença como palestrante, em data ainda a ser marcada pela equipe administrativa da Esmam, no projeto Happy
Hour Cultural - série de eventos abertos ao público que funcionam como espaço para lançamento e análise de obras literárias, apresentação de talentos e debates
sobre temas da atualidade.

Otimismo mora ao lado
Deixando a maioria atônita, o presidente Mauricio Macri assegurou que “a Argentina está saindo lentamente da recessão” e que “a colheita do campo dará um empurrão muito forte”. Os dados do setor revelam que ficará 20 por cento abaixo do ano passado. A eleição presidencial será em outubro deste ano e Cristina Kirchner lidera as pesquisas, abrindo caminho para volta ao poder.

Para evitar o pior
Assustado com o número de obras públicas paralisadas, o Ministério da Economia recomenda aos Estados que incluam o seguro-licitação nos contratos. Muitas empreiteiras são vítimas da falta de pagamento, mas o prejuízo para o setor público, quando ocorrem interrupções, vai a muitos bilhões de reais.

Na carona
Governadores reunidos em São Paulo divulgaram nota afirmando que Estados e municípios não podem ficar fora da reforma da Previdência que o Congresso discute. A inclusão facilitará as votações em assembleias legislativas e câmaras municipais, promovendo a economia pretendida nas aposentadorias de servidores públicos.

Reis do calote
Demorou mais houve a liberação da informação completa: os governos estaduais, incluindo o Maranhão, deixaram de pagar 100 bilhões de reais no ano passado. Produtos foram comprados e serviços prestados sem que os fornecedores tenham visto a cor do dinheiro. Depois, dizem não há explicação para a quebradeira de empresas.

Descaso diante das perdas
Três meses depois da tragédia do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, a Câmara dos Deputados instalou uma CPI para apurar as causas, que são bem conhecidas. Falta mandar os criminosos
para a prisão. Nada mais.

Ganham todos
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, terminou a semana surpreso com o resultado da iniciativa que tomou no Dia de Tiradentes. Lançou a ideia do pacto entre Executivo, Legislativo e Judiciário “para resgatar valores muitos caros, pensando em todos os mineiros e não nos poderosos”. A adesão foi imediata. Até onde a vista alcança, os Estados não se livrarão da vulnerabilidade
atual sem forte sintonia dos poderes.

Só de longe observando
O presidente do BNDES, Joaquim Levy, usa a tática do passarinho quando muda de penas: não pia. Fica quieto, observando. Quando foi ministro da Fazenda, de janeiro a dezembro de 2015, Levy era manchete um
dia e no outro também.

Para escrever na pedra:
“O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza”. De Carlos Drummond de Andrade, poeta mineiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.