Violência

Igrejas suspendem missa no Sri Lanka uma semana após ataques

Ilha está em alerta máximo desde os ataques no Domingo de Páscoa, com quase 10 mil soldados espalhados na região

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

COLOMBO - Igrejas em todo o Sri Lanka suspenderam a missa neste domingo, 28, enquanto as preocupações de segurança continuavam altas uma semana depois que homens-bomba mataram mais de 250 pessoas em igrejas e hotéis do país.

O Sri Lanka está em alerta máximo desde os ataques no Domingo de Páscoa, com quase 10 mil soldados espalhados pela ilha para realizar buscas e perseguir membros de dois grupos islâmicos locais que supostamente realizaram o ataque.

Autoridades detiveram mais de 100 pessoas desde os atentados em três igrejas e quatro hotéis, a maioria deles na capital, Colombo.

O arcebispo de Colombo, cardeal Malcolm Ranjith, realizou uma missa solene especial em uma igreja adjacente à sua casa que foi transmitida ao vivo pela televisão e rádio locais.

“Não podemos matar alguém em nome de Deus... Foi uma grande tragédia”, disse o arcebispo em seu sermão, com a presença do presidente Maithripala Sirisena, do primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe e do ex-presidente Mahinda Rajapaksa.

“Estendemos nossa mão de amizade e fraternidade a todos os nossos irmãos e irmãs de qualquer classe, sociedade ou religião que nos diferencie.”

Depois do sermão, o arcebispo e os líderes políticos acenderam velas para comemorar as vítimas dos atentados suicidas. Os 22 milhões de habitantes do Sri Lanka incluem cristãos minoritários, muçulmanos e hindus. Até agora, os cristãos haviam conseguido evitar o pior dos conflitos da ilha e as tensões entre as comunidades.

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos atentados de domingo de Páscoa e no sábado emitiu uma nova reivindicação por um tiroteio na costa leste na sexta-feira durante uma operação das forças de segurança em um esconderijo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.