Cidadania

Grupo Mirante e Sesc realizam ação cultural

O evento de ativação cultural proporcionou uma manhã de sábado diferente a crianças da Vila Conceição; brincadeiras e leitura fizeram parte do dia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Ação de leitura mobilizou moradores da  Vila Conceição
Ação de leitura mobilizou moradores da Vila Conceição (ação mirante)

SÃO LUÍS- Promover a leitura e cidadania. Esse foi o ponto-chave da ação de ativação cultural realizada no sábado, 27, pelo Grupo Mirante e Sesc em comemoração ao Dia Nacional do Livro. O evento aconteceu na sede da Associação Comunitária da Vila Nossa Senhora da Conceição, na Vila Conceição, área do Altos do Calhau.O Grupo Mirante ainda este semestre vai realizar mais uma ação de ativação cultural no estado.

Centenas de crianças tiveram uma manhã diferente. Maria Clara Silva, de 8 anos, soube do evento por meio de um carro de som e participou de várias brincadeiras. Uma delas o pula-pula e a corrida do saco. Como também ela apreendeu como escovar os dentes de forma correta. “Não sabia que escovar os dentes de forma correta pode evitar várias doenças”, disse.

Ação
A gestora de programação da TV Mirante, Viviane de Paula, declarou que o trabalho do Grupo Mirante ultrapassa as fronteiras da mera divulgação de notícias, pois, também proporciona momento de descontração, lazer, cidadania, educação e cultura para a comunidade, principalmente, as mais carentes. “Além de noticiar, nós também vivenciamos a realidade das comunidades”, afirmou Viviane de Paula.

Ela ainda informou que duas edições da ação de ativação cultural já foram realizadas este ano. A primeira foi durante o aniversário da cidade de Codó, no último dia 16. Já, no evento de sábado, 27, foram oferecidas várias atividades recreativas para as crianças como leitura, exibição de filme, pula-pula, brincadeiras, distribuição de kit de odontológico e lanche. Todas as atividades foram coordenadas pelos monitores do Sesc. “Estamos trabalhando para realizar mais uma edição desse evento e deve ocorrer ainda no decorrer deste semestre”, disse Viviane de Paula.

A coordenadora de Saúde e Assistência do Sesc, Patrícia Oliveira, informou que o Sesc sempre vem apoiando os projetos da Mirante, principalmente, quando o público-alvo é a comunidade. “Para o evento foi disponibilizada a BiblioSesc. Esta biblioteca móvel conta com mais de três mil livros e milhares de pessoas já usufruíram. Além disso, as crianças participaram de várias atividades lúdicas e também receberam orientação de higiene bucal, A educação transforma o social”, afirmou Patrícia Oliveira.

O presidente da associação do bairro, Valber Ferreira, disse que evento desse tipo deve ocorrer com mais frequência. “A atividade desse tipo acaba unindo mais a comunidade com a associação”, afirmou Valber Ferreira.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.