COLUNA

E a educação?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

O prefeito do município de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), abandou todo o discurso que o havia levado para o comando do Executivo e agora tenta agir com imposição aos professores da rede municipal.
Dutra, que no discurso pregava o diálogo aberto, a valorização do servidor, a moralidade no serviço público e incentivo à educação, tem descartado qualquer disposição para o diálogo, para com os professores que estão em greve desde o mês de março.
Os docentes reivindicam o cumprimento da Lei do Piso; respeito à jornada de trabalho de 30 horas semanais; hora-aula de 50 minutos; reajuste salarial de 4,17% [Fundeb]; progressão salarial; calendário de pagamento anual e novo Estatuto do Educador.
E Dutra, por outro lado, tenta forçar “goela-abaixo” medidas que vão de encontro à dignidade dos educadores.
O resultado disso é um cenário alarmante e lamentável de milhares de crianças fora da sala de aula, de escolas com as suas atividades paralisadas e de um município sem conseguir cumprir com o que determina a Constituição no que diz respeito à garantia da educação.
Inevitavelmente, os efeitos disso serão sentidos a curto, médio e longo prazo.

Convite
O líder do Partido Novo em São Luís, Darci Fontes, convidou publicamente o juiz federal Roberto Veloso para disputar a Prefeitura da capital no pleito de 2020.
“Quando ele finalizar o ciclo na magistratura e decidir dar a sua contribuição na política, o receberemos para acoplarmos as engrenagens e seguir o processo natural de filiação, seletivo e candidatura”, disse.
O convite ocorreu após a imprensa ter revelado o interesse do MDB e do PSL numa eventual candidatura do magistrado, que já confidenciou a amigos a possibilidade de encarar o desafio.

Mas, já?
O ato de inauguração oficial da sede do PRB em São Luís acabou resultando no lançamento da pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão ao Governo do Estado.
Vereadores, prefeitos, deputados federais e estaduais e lideranças políticas, participaram do evento a convite do próprio Brandão.
“Sua condição de vice, um político experiente, é o nome natural para suceder o governador”, disse Cléber Verde, presidente do PRB.

Não curtiu
Quem não deve ter aprovado as declarações e toda a movimentação política foi o senador Weverton Rocha (PDT), que alimenta o sonho de suceder Flávio Dino no Palácio dos Leões.
O pedetista começou a trabalhar por isso desde o ano passado, quando conseguiu junto a um grupo de prefeitos, “derrubar” do comando da Famem, o então presidente da entidade, Cleomar Tema.
Ele alimenta uma disputa pessoal dentro do mesmo grupo político com Carlos Brandão. E lá na frente, pode haver um racha.

Honraria
De iniciativa do deputado Adriano Sarney, a Assembleia Legislativa concedeu a maior honraria do Poder Legislativo ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).
A medalha Manuel Beckman foi entregue ao presidente do DEM como uma homenagem pelo trabalho que ACM Neto realizou na Câmara Federal em Salvador, ao longo dos últimos seis anos.
Adriano participou do ato e fez referência à atuação política de ACM Neto no país.

Reconhecimento
Na oportunidade, ACM Neto agradeceu a homenagem e destacou a atuação do deputado estadual Adriano Sarney, como um dos melhores parlamentares da atual geração.
O neto de Antônio Carlos Magalhães também fez questão de ressaltar a trajetória política do ex-presidente José Sarney, que foi o responsável por grandes transformações administrativas e políticas no estado.
Ele disse que por meio da relação política do seu avô e do ex-presidente José Sarney construiu “laços históricos com o Estado do Maranhão e com a cidade de São Luís”.

Eleição
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), já se articula para o terceiro mandato à frente da Mesa Diretora da Casa.
No comando do Legislativo estadual desde a morte do ex-presidente Humberto Coutinho (PDT), de quem era vice, o comunista conseguiu uma eleição tranquila para o posto no início deste ano.
Agora, trabalha nos bastidores para antecipar para este ano ainda, uma eleição que regimentalmente ocorreria somente a partir do segundo semestre de 2020.

DE OLHO

R$ 6,4 bilhões é o que o Maranhão pode economizar, segundo o Governo Federal, com a nova Previdência.

E MAIS

• O senador Roberto Rocha e a ex-deputada Maura Jorge participaram de um encontro com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

• O ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, amarga isolamento no Governo do Estado.

• A Câmara Municipal de São Luís deve voltar a discutir nos próximos dias o novo Plano Diretor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.