Campanha

Ação imuniza grupos prioritários contra a gripe

Recomendada pelo Ministério da Saúde, ação foi realizada em estandes montados em shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Dose da vacina é aplicada em consumidora no Rio Anil Shopping
Dose da vacina é aplicada em consumidora no Rio Anil Shopping (vacinação )

São Luís - Em meio às compras, uma parada rápida para a imunização contra um vírus que está rondando a população. Foi o que aconteceu sábado, no Rio Anil Shopping (Turu), um dos centros de compra escolhidos para mobilizar consumidores em torno da campanha contra a gripe. A ação, deflagrada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde, é coordenada em São Luís pela Prefeitura e mobilizou enfermeiros e técnicos em Enfermagem.

Nesta etapa, a campanha é direcionada a trabalhadores da saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

“Que bom que montaram um estande aqui no shopping. Achei prático e rápido. Graças a Deus, a gripe não me pega mais, pois acabei de tomar a vacina”, festejou Adelzira Rocha, de 65 anos, que passeada no shopping com a família.

Atendimento
Segundo Júlio César Costa, coordenador de Ações Comunitárias de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o estande estará a postos até o dia 31 de maio, sempre nas sextas-feiras e sábados, das 14h às 19h. “A nossa média de administração de doses por ação é 110 e estamos também com outros dois estandes no São Luís Shopping e no Shopping da Ilha. É muito importante que as pessoas enquadradas nessas categorias façam uma paradinha rápida para se prevenirem contra o vírus Influenza”, disse.

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a meta, no Brasil, é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. No entanto, todos se beneficiam da vacinação. É que mesmo fora das turmas prioritárias, é possível conseguir uma dose na rede de saúde privada, sendo que os valores variam de R$ 100 a R$ 200. Algumas pessoas que não pertencem a essas categorias também se dirigiram ao estande do Rio Anil Shopping, mas foram informadas sobre a prioridade. “Eu achava que era para todo mundo e vim para tomar, mas quando cheguei, me informaram e me entregaram um material explicativo”, disse a garçonete Kátia Fernanda Farias.

Mais

Esse ano, além do vírus influenza do tipo B Victoria, a vacina trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos protege contra os vírus H1N1 e H3N2.

Consequências de não tomar

Tomar a injeção anualmente é importante, porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto. Para se ter ideia, ela mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, segundo a OMS. A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda a proteção para todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida, principalmente as mais sujeitas a complicações graves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.