SAÚDE

Prevenção é foco no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

CEM Diamante realizou ação de promoção em saúde alusiva à data; unidade, referência no tratamento, atende, em média, 3 mil; HTA atinge cerca de 20% da população brasileira

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Ação foi realizada em alusão ao dia de combate à hipertensão
Ação foi realizada em alusão ao dia de combate à hipertensão (hipertensão)

No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado no dia 26, o objetivo do serviço de saúde pública foi, mais uma vez, conscientizar a população sobre os cuidados básicos para prevenir o desenvolvimento da doença, que demanda cerca de 3 mil atendimentos mensais no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – CEM Diamante, que realizou o Dia D de Prevenção e é referência no tratamento da enfermidade. A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada, reduzindo o risco de causar graves complicações e ocasionar doenças secundárias que podem levar o paciente a óbito.

Com o intuito de lembrar a data que celebra, nacionalmente, o dia de combate à Hipertensão Arterial (HTA), a unidade de saúde estadual CEM Diamante realizou, durante a manhã de sexta-feira, o Dia D de Prevenção à doença, um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Estima-se que, hoje, cerca de 20% da população brasileira seja hipertensa, mais de 30 milhões de pessoas em todo o Brasil. Destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado.

“A campanha tem por objetivo promover a conscientização das pessoas, pois a prevenção ainda é o melhor remédio para esse tipo de patologia que acomete a nível mundial, além de matar muitas pessoas por doenças em consequência ao aumento da pressão arterial”, explicou a coordenadora de enfermagem do hospital, Rafaela Pedroza. “A pressão arterial acima de 14 por 9 requer uma maior atenção e tratamento imediato e contínuo, uma vez que o quadro possibilita risco para o desenvolvimento de doenças que ocasionam grande número de óbitos”.

A hipertensão, tida pelos médicos como o mal do século, é, segundo o cardiologista do CEM Diamante, Oseas Cutrim Froes, uma doença negligenciada, principalmente por ser assintomática na maioria dos casos – o que exige ainda mais cuidado para um diagnóstico precoce, mas, sobretudo, para prevenção. “A hipertensão é uma doença crônica e muito prevalente na população brasileira. Estima-se que cerca de 20% de todos os brasileiros sejam hipertensos e, por assim ser, acabam tendo como consequência, outras doenças. Por isso, quanto antes realizar a detecção da doença, e principalmente a prevenção desta, certamente se evitará quadros mais graves [doenças secundárias] e mortalidade”.

Quem aproveitou da ação para dar uma conferida em como anda a saúde do coração, foi a florista, de 60 anos, Galdina Silva. Segundo ela, que foi diagnosticada com HTA há alguns anos, os hábitos, para viver bem e melhor, tiveram de ser mudadas. “Eu tomo os comprimidos todos os dias, como recomendado pelo cardiologista. Atualmente, faço caminhada e a alimentação teve de ser mudada pelo nutricionista. Hoje, como mais salada e verduras, além de manter uma rotina clínica mensalmente”.

O que é Hipertensão:

A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo acontece de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura.

A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Sintomas:

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial.

Principais Causas:

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico:

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros.

Complicações:

As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. O tratamento de hipertensão de forma contínua, amplia a qualidade e expectativa de vida.

Prevenção e controle:

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

– praticar atividade física regular;

– aproveitar momentos de lazer;

– abandonar o fumo;

– moderar o consumo de álcool;

– evitar alimentos gordurosos;

– controlar o diabetes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.