Impasse

Prefeitura quer retomar administração dos Terminais de Integração

Informações foram dadas pelo secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, em entrevista na Rádio Mirante AM; os terminais, atualmente administrados pelos consórcios de empresas, tem sido alvo de reclamações dos usuários de transporte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Buracos nas vias das plataformas retratam a situação em que se encontra o Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro
Buracos nas vias das plataformas retratam a situação em que se encontra o Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro (Biné Morais)

Legenda/Biné Morais

Buracos nas vias das plataformas retratam a situação em que se encontra o Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro

SÃO LUÍS - Os problemas de infraestrutura nos Terminais de Integração de São Luís têm sido motivo de muitas reclamações dos usuários do sistema de transporte urbano. Desde 2016, os terminais da Praia Grande, Cohama, Cohab, Distrito Industrial e São Cristóvão são administrados pelos consórcios vencedores da licitação do transporte público realizada pela Prefeitura de São Luís, no mesmo ano. A licitação estipula um valor a ser gasto mensalmente com manutenção pelos consórcios, mas a situação atual traduz a falta de investimentos nos terminais para conforto e segurança dos passageiros.

Após várias denúncias, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, revelou, em entrevista ao programa Acorda Maranhão, apresentado pelo jornalista Marcial Lima, na Rádio Mirante AM, que a secretaria já encaminhou à Justiça pedido para voltar a administrar os terminais.

“Essa parte estrutural, inclusive, já se está em discussão na Justiça. A partir do momento que houve a licitação e os consórcios passaram a administrar os terminais, as empresas têm a obrigação de fazer os reparos na pista de tráfego e demais pontos do local”, disse Barros. Ele adiantou que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) está revendo os contratos para retomar os terminais.

Canindé Barros disse que é inadmissível o estado estrutural que os terminais se encontram. “Há uma verba dentro do contrato e esse dinheiro tem que ser empregado nos terminais. Todas essas reclamações dos usuários estão sendo monitoradas pela secretaria”, afirmou. Segundo ele, a Prefeitura já está, inclusive, com uma proposta de reforma dos terminais já pronta para execução.

“Nosso objetivo é fazer uma reforma geral em todos os terminais, começando pela Praia Grande. Já interditamos uma das plataformas para que a obra seja realizada”, disse Canindé Barros, acrescentando: "As obras ainda não foram iniciadas porque é necessário a abertura de licitação para a escolha da empresa que executará a obra, dentro dos trâmites legais", destacou o secretário.

Reclamações
No dia 12 de março, O Estado noticiou a situação precária de dois dos terminais da capital: Praia Grande, no Centro, e o da Cohama/Vinhais, na Avenida Daniel de La Touche. Os buracos no interior do Terminal da Praia Grande podiam ser percebidos desde a entrada, dificultando as manobras dos motoristas com os coletivos, Usuários evitavam serem atingidos pela lama formada nos buracos.

Uma das quatro plataformas que compõem o embarque e desembarque dos passageiros foi interditada, implicando no deslocamento dos usuários para outro local. Como consequência, formou-se aglomeração de passageiros, principalmente, nos horários de pico. Segundo a administração do terminal – de responsabilidade do Consórcio Central –, o peso dos ônibus aliado ao grande fluxo de veículos provoca o surgimento de buracos.

Cohama/Vinhais
No Terminal Cohama a situação é ainda mais complicada devido à quantidade de buracos que se estendem nas vias entre uma plataforma e outra, o que tem exigido cada vez mais cuidado dos motoristas ao ingressarem no trajeto obrigatório. O Estado tentou contato com a Primor, responsável pela administração do local, mas a empresa não se manifestou.

Na Justiça
Uma sentença proferida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha determina que o Município de São Luís garanta a acessibilidade plena em todo o sistema de transporte coletivo da capital, abrangendo veículos, terminais, abrigos e entorno. A sentença assinada pelo juiz titular Douglas de Melo Martins foi proferida no início de março.

Quanto aos terminais, abrigos e entorno, o prazo para cumprimento da obrigação é de 6 meses. A sentença é resultado de ação civil pública, que teve como autores o Ministério Público e o advogado Ronald Pereira, obrigando o Município a inserir um item específico no Edital da Concorrência e de cláusula no(s) Contrato(s) de Concessão subsequente(s) que exija acessibilidade plena no sistema de transporte coletivo, estando incluídos veículos, terminais, abrigos e entorno.

NÚMEROS

TERMINAL DA PRAIA GRANDE
Inauguração: 08.09.1996
59 linhas urbanas
12 linhas semiurbanas

TERMINAL COHAMA/VINHAIS
Inauguração: 01.05.2006
20 linhas urbanas
7 linhas semiurbanas

TERMINAL DO SÃO CRISTÓVÃO
Inauguração: 22.11.2003
37 linhas urbanas
12 linhas semiurbanas

TERMINAL DO DISTRITO INDUSTRIAL
Inauguração: 09.01.2004
19 linhas urbanas

TERMINAL DA COHAB/COHATRAC
Inauguração: 16.12.2004
19 linhas urbanas
40 linhas semiurbanas

Fonte: SportbuS Maranhão e Prefeitura de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.