Estado Econômico

CDL São Luís comemora 54 anos de fundação

Inicialmente a entidade começou como Clube de Diretores Lojistas de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(CDL)

Para reforçar a importância do trabalho que há 54 anos a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís realiza em prol do fomento ao varejo lojista, a entidade optou por mostrar em seu Instagram (@cdlsaoluis) depoimentos de associados.
Participam da campanha da entidade empresários como, Emanoel Caracas (Grupo Gabryella), Ilídio Barbosa (Paraíba); Shirley Araújo (A Renovar), Cláudia Cisneiros (Ceape-MA) e Ilson Mateus (Grupo Mateus). Todos foram unânimes em afirmar a importância estratégica da CDL São Luís para o desenvolvimento e a modernização da atividade comercial e lojista na capital maranhense.
Internamente, um ato litúrgico, em evento restrito a diretores e colaboradores, marcou a comemoração dos 54 anos de atividades da CDL São Luís, celebrados neste mês de abril.
O presidente Fábio Ribeiro lembrou a trajetória de conquistas da entidade, ressaltando a participação de todos que já fizeram parte da história da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, e destacou os desafios do futuro.
A criação da CDL São Luís data do ano de 1965, a partir das ideias de organização em torno de uma entidade representativa que defendesse os interesses dos lojistas. Inicialmente começou como Clube de Diretores Lojistas de São Luís, que teve sua primeira reunião em 28 de fevereiro de 1965, sob o comando de Francisco Guimarães e Souza, que era também presidente da Federação do Comércio do Maranhão.
O pioneirismo de fundação do Clube coube a 22 empresários que imediatamente regulamentaram a instituição, elegendo em 19 de março de 1965 a primeira diretoria.agrobalsas

Pequenos negócios

Apesar da queda do emprego formal em março, os pequenos negócios lideram abertura de vagas no ano. No acumulado do primeiro trimestre, as micro e pequenas empresas, responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, somam um saldo positivo de quase 180 mil novos postos de trabalho.
As micro e pequenas empresas
do setor de Serviços continuam na liderança da geração de vagas. Foram cerca de 133,5 mil novos empregos, equivalentes a 74,5% do volume total, no primeiro trimestre do ano.

Rodada de Negócios

A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) chegou recentemente à sexta edição da sua Rodada de Negócios, já tendo reunido gestores de mais de 300 empresas, ao longo dos anos.
Na última terça-feira (23), associados, convidados e representantes de empresas âncoras participaram da rodada especial em comemoração aos 15 anos da entidade. O evento aconteceu no espaço Black Swan, localizado na avenida Daniel de La Touche, Cohama.

Cartão de crédito

Dados do Indicador de Uso do Crédito, apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostram que, em fevereiro, quase quatro em cada 10 (37%) consumidores no país recorreram ao cartão de crédito para fazer algum tipo de compra, se mantendo na dianteira em relação aos outros instrumentos de crédito.
O uso da modalidade ficou bastante à frente do segundo colocado, que é o crediário (10%).

Agrobalsas 2019

A Agrobalsas já tem a programação definida, no período de 20 a 24 de maio, na Fazenda Sol Nascente, município de Balsas. A abertura oficial será às 19h do dia 20, quando será lançada a I Feira da Indústria e do Comércio do Estado do Maranhão.
Sustentabilidade na produção e a visão dos novos mercados; Agenda 2030 - estratégias e perspectivas, 1º Fórum Estadual da Qualidade de Produtos de Origem Vegetal, cursos, treinamento e vitrines vivas, entre outros, integram a programação.

Imposto de Renda

Milhões de contribuintes em todo o Brasil que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física devem aproveitar o fim de semana para se regularizar. Afinal, o prazo se encerra dia 30 deste mês, próxima terça-feira. A multa para quem não entregar a declaração ou a fizer fora do prazo varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

Frase

"Com a Empresa Simples de Crédito, esperamos que tenha início uma verdadeira revolução, principalmente para a economia dos municípios”

Carlos Melles
Presidente do Sebrae

Varejo

Workshop na Potiguar
O Grupo Potiguar promove neste sábado (27), o workshop gratuito “A Arquiteta Explica – Grandes Formatos de Porcelanato”, às 10h, na loja da Cohama. O curso, que será ministrado pela arquiteta Yasmim Melo, dará dicas sobre tipos e vantagens desse produto, assim como a sua melhor utilização.

Condição do Trabalho
O Índice da Condição do Trabalho (ICT-DIEESE) aumentou de 0,34 para 0,36 (5,4%) na passagem
do terceiro para o quarto trimestre de 2018, o que significa pequena melhora do mercado de trabalho nesse período. Houve elevação nas dimensões Rendimento (de 0,40 para 0,44) e Desocupação (de 0,34 para 0,36).

Acidentes de trabalho
Um dos segmentos que mais registram acidentes de trabalho no Brasil, a construção civil é o primeiro do país em incapacidade permanente, o segundo em mortes e o quinto em afastamentos com mais de 15 dias.
“É importante lembrar que a prevenção de acidentes não se resume aos Equipamentos de Proteção Individual. As proteções coletivas e a organização do trabalho são as principais medidas de gerenciamento dos riscos ocupacionais. Os EPIs são complementares”, afirma o auditor-fiscal do Trabalho, Jeferson Seidler.

Confiança do empresário
Dados do levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostram que o Indicador de Confiança do micro e pequeno empresário marcou 64,1 pontos em março, uma queda de 1,4 pontos ante fevereiro - embora ainda se mantenha acima do nível neutro. Na comparação com março de 2018, quando o indicador estava em 55,3 pontos, houve um avanço de 16%.

Consumo das famílias
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da CNC, mostra queda de 1,9% no mês de abril. Essa é a segunda queda mensal consecutiva em 2019, após o recuo de 0,4% em março. O estudo apontou variação negativa em todos os subíndices do indicador. A última vez que isso ocorreu foi em julho do ano passado, quando a economia do país ainda se recuperava.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.