COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O ESTILISTA, carnavalesco e artista visual Betus Silva inaugura a sua nova exposição, intitulada ‘Bonequinhas de Luxo: Alta Costura em Miniaturas’, dia 30, às 19h, na Sala Maia Ramos do Palacete Gentil Braga. As bonecas (foto) são miniaturas artísticas vestidas com luxo, elegância e exclusividade
O ESTILISTA, carnavalesco e artista visual Betus Silva inaugura a sua nova exposição, intitulada ‘Bonequinhas de Luxo: Alta Costura em Miniaturas’, dia 30, às 19h, na Sala Maia Ramos do Palacete Gentil Braga. As bonecas (foto) são miniaturas artísticas vestidas com luxo, elegância e exclusividade

No Rio Grande
O escritor e psicanalista maranhense William Amorim e a poeta Roseana Murray estão no Rio Grande do Sul, onde participam da 46ª Festa Literária de Santa Maria.
Além de terem sido convidados para falar sobre o tema “A força da palavra na vida e na literatura”, eles lançam o livro “Gatos”, na Praça dos Autógrafos, em frente ao Teatro Treze de Maio.
Reunindo convidados internacionais e nacionais, estrelas de primeira grandeza da literatura e da cultura, a Feira Literária de Santa Maria, uma das maiores da região Sul do Brasil, tem uma programação bastante diversificada.

Autógrafos
Além de aglutinar grande material bibliográfico sobre nossos escritores do passado e do presente, a Livraria e Espaço Cultural Amei, leia-se Associação Maranhense de Escritores Independentes, conseguiu a rara façanha de aglutinar a maioria dos lançamentos de nossos autores, no Shopping São Luís.
No primeiro sábado de maio, dia 4, o poeta Luis Augusto Cassas realiza, após seis anos de jejum literário da Ilha, sessão-autógrafos de seus três mais recentes livros de poemas “Paralelo 17”, “A Pequena Voz Interior & Outros Comícios do Vento” e “Maria, a Fortaleza Sutil que Vence toda Força”.
Tudo acontece a partir das 17h, na Amei, com um big sarau reunindo muitos convidados que darão voz aos seus poemas.

Trabalho científico
O professor Januário Rosendo Máximo Júnior acaba de ter um trabalho científico publicado no livro eletrônico “Investigação Científica nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, lançado pela Atenas Editora.
Ele, que é coordenador de Educação à Distância do Instituto Florence de Ensino Superior, assina o título “Filosofia da ciência, currículo e formação docente na área de Ciências Naturais: um estudo exploratório”.
Rosendo é mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e integra o grupo de pesquisa “Currículo, Subjetividade e Desenvolvimento Profissional Docente”, registrado no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará e na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, registrado no CNPq.

Canta Pedreiras
A cidade de Pedreiras vai completar 99 anos como gosta, com vários eventos musicais espalhados pela cidade, e a realização de um grande show no Teatro Arthur Azevedo na noite de 30 de abril: o espetáculo “Canta Pedreiras”, em homenagem ao poeta e compositor João do Vale, filho mais ilustre de Pedreiras, eleito “o maranhense do século XX”.
A superprodução conta com os 20 cantores mais conhecidos de lá, e será um presente dos pedreirenses para São Luís. Trata-se de uma iniciativa da FUP, Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (leia-se Francinete Braga), dirigido por Paulo Pirata, com produção musical de Zequinha Ribeiro, e começa com um revival do espetáculo da “Golada para o Brasil”, que já foi um grande sucesso de público em outros tempos.
Quem foi visto por lá assistindo ao ensaio final do espetáculo, foi Fernando Santos, Secretário de Turismo de Caxias, a Princesa do Sertão.

Sobre Maurício de Sousa
Assinantes da TVN já podem conferir no canal National Geographic (NatGeo) um episódio especial da produção original “Bios. Vidas que Marcaram a Sua”, que aborda a vida e trajetória de sucesso de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. Apresentado por Fabio Porchat, o documentário aborda a vida e trajetória de sucesso de Maurício de Sousa, mostrando passagens de sua vida pessoal desconhecidas do público. O especial de uma hora e meia têm histórias contadas pelo próprio Maurício, seus amigos próximos e sua família, que participaram da produção.

TRIVIAL VARIADO
Depois da frustração na Páscoa, há cautela em relação ao Dia das Mães. Lideranças empresariais bem antenadas estão prevendo que o gasto na segunda data mais importante para o comércio deve oscilar entre queda de 1% e alta de 2% (descontando a inflação) em relação a 2018.

Quem foi visto ontem no almoço da Oak Wine foi o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Filho. Outra figura bissexta, conhecendo a confraria liderada por José Walter Maciel, era Luiz Raimundo Carneiro Azevedo.

Gerentes de investimentos de bancos costumam colher opiniões de seus clientes sobre o panorama político. O que mais os deixa assustados é a cogitação de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, poderá se irritar e abandonar o cargo.

Ou seja: quando a conversa chega a esse ponto, o gerente é quem deixa os interlocutores perplexos, traçando uma perspectiva desastrosa para a Economia.

O governo federal tem pronto o Plano de Equilíbrio Financeiro. Consiste no aval para empréstimos aos governos estaduais que apresentarem propostas para ajustar as contas que geram deficit. O socorro, porém, é muito limitado: 10 bilhões para todos os estados.

Quem andou levando um tremendo susto na manhã de ontem foi Ana Elvira Buhatem. O automóvel que ela dirigia colidiu com um ônibus em plena avenida dos Holandeses. O carro saiu bem machucado, mas, graças a Deus, ela nada sofreu.

“Quem se desloca recebe, quem pede tem preferência.” A frase é atribuída a Gentil Cardoso, técnico de futebol entre 1931 e 1967. O governador de São Paulo, João Doria, segue o ensinamento. Já solicitou para ser escalado na comitiva do presidente Bolsonaro que irá à China no 2º semestre.

Chama a atenção o verdadeiro pavor de personagens envolvidos em denúncias de corrupção, cujos processos tramitam no STF, quanto ao risco de terem de responder a juízes de primeira instância. São juízes concursados, que não devem suas nomeações a injunções políticas.

DE RELANCE

Festejo de Fátima
Os Festejos de Nossa Senhora de Fátima em São Luís acontecem de 1º a 13 de maio, na Paróquia e bairro homônimo. A santa teve sua primeira aparição em 13 de maio de 1917, para as crianças Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto. Este ano, o tema é “Mãe do amor, somos teus filhos na busca do direito e na justiça do Senhor”, baseado na Campanha da Fraternidade 2019 (Políticas Públicas), temática sobre a qual a Igreja Católica brasileira expõe sua preocupação quanto ao desmonte dos direitos sociais e a falta de atuação do poder público em atender a população, sobretudo as camadas menos favorecidas.

Festejo de Fátima 2
A programação dos festejos teve início com as peregrinações da imagem de Fátima por paróquias e comunidades de São Luís, além de instituições como os hospitais Getúlio Vargas e Aldenora Bello. Antes da programação dos festejos, a tradicional carreata pelas ruas do bairro acontecerá no próximo dia 28, após a missa das 15h. Durante 13 dias haverá celebração da Santa Missa todos os dias, e à noite, após as celebrações, apresentações culturais no largo da igreja. No dia 13 de maio, data instituída como Dia de Nossa Senhora de Fátima, será realizada a procissão, às 17h, seguida de missa campal de encerramento, na Praça do Alto de Fátima.

Medalha para Mouchreck
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene para a entrega da Medalha “João do Vale” ao engenheiro agrônomo e regente do Coral São João Fernando Elias Mouchreck. A sessão, proposta pelo deputado Wendell Lages, foi marcada por apresentações do cantor Fernando de Carvalho e do Coral São João, com Angélica Vieira ao piano.

De volta aos tempos do Abba
O tributo ABBA The Show, que há poucos anos passou por São Luís, está novamente em turnê pelo Brasil. Um grupo de fãs do lendário grupo sueco se movimenta para trazê-lo outra vez a esta Capital. O espetáculo conduz os fãs pela história da banda sueca ao longo de duas horas, com um repertório de clássicos, como Waterloo, Mamma Mia e Dancing Queen. O elenco conta com Camilla Dahlin, Katja Nord Mats Ronander, Janne Schaffer, Finn Sjöberg e Lasse Wellandere, além de músicos que acompanharam a formação original do ABBA, como Ulf Andersson e Roger Palm, e membros da Orquestra Sinfônica Nacional de Londres regida pelo maestro Matthew Freeman.

Mastruz com Limão
As bandas Mastruz com Leite e Limão com Mel têm um encontro marcado na noite de hoje com a turma jovem que aprecia o bom e dançante forró. Os dois pesos-pesados do gênero, dentro da seara do forró das antigas, se apresentam na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea. É bem provável que dê casa cheia, uma vez que se trata de dois grupos de proa nesse segmento.

Combate ao Glaucoma
No mês de maio, o combate ao glaucoma será intensificado, durante campanha nacional que alerta para esta doença de sintomas silenciosos, mas que pode levar à cegueira. O médico oftalmologista Mário Menezes, que também preside a Associação Maranhense de Oftalmologia, é um dos especialistas que levantam a bandeira contra essa enfermidade. Aliás, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma afeta de 2 a 3% das pessoas acima dos 40 anos.

No Centro Histórico
Este sábado será de muita house music, pop, funk e, claro, diversão. Quem não busca uma balada irreverente para se jogar e dançar como se não houvesse o amanhã? Essa é a proposta da boate Natë Club, no Centro Histórico de São Luís.A casa receberá os DJs Maciel Diniz, Leandro Mello, M.Torrez e Leandro Moraes, que preparam um set bem animado e diversificado.

Expo Mulher
A solenidade de posse da nova Diretoria e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão Maranhão, acontece hoje, a partir das 17h, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau. Paralelo ao evento, durante todo o dia será realizada a Expo Mulher, que contará com a presença de várias marcas voltadas para as mulheres. Danielle Braide e seu Dot Beauty já confirmaram presença.

Para escrever na pedra:
“Não desista de fazer aquilo que você realmente quer. Onde há amor e inspiração, não acho que se possa errar”. De Ella Fitzgerald (1917-1996), cantora de jazz norte-americana, cujo nascimento completou ontem 102 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.