Mortes

Dois feminicídios registrados em menos de 30 dias no interior do Maranhão

Último caso ocorreu na quarta-feira, em Chapadinha, quando o cantor Pedro Augusto matou a esposa a golpes de faca; o outro crime ocorreu em Caxias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Antônio Jairo Batista da Silva e sua mulher Patrícia
Antônio Jairo Batista da Silva e sua mulher Patrícia (Casal)

SÃO LUÍS - Duas mulheres foram assassinadas a golpes de faca por ex-companheiros em menos de um mês no interior do Maranhão. Ainda ontem, se apresentou na delegacia de Polícia Civil Chapadinha, Antônio Jairo Batista da Silva, conhecido com Pedro Augusto. Ele é acusado de ter assassinado a sua esposa, identificada apenas como Patrícia, de 20 anos, na noite de quarta-feira, 24.

O caso está sendo investigado pela delegada Ironeide de Melo. Ela informou que o acusado prestou esclarecimentos sobre o fato na delegacia e confessou a autoria do crime. Também foram ouvidas algumas testemunhas, inclusive vizinhos do casal. Eles disseram que a vítima era cabeleireira e diariamente brigava com o marido.

O crime bárbaro ocorreu na residência do casal, no bairro Campo Velho, em Chapadinha. A vítima levou cinco golpes de faca e morreu no local. A Polícia Militar e integrantes do Corpo de Bombeiros foram acionados e removeram o corpo para o hospital da cidade para a autópsia.

A delegada afirmou que Pedro Augusto, que exerce a função de cantor vai responder pelo crime de feminicídio. A arma utilizada na ação criminosa foi apreendida e vai ser periciada pelos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) de São Luís. O resultado desse exame pericial vai ser anexado ao inquérito policial.

O acusado cantava em companhia do artista Marcinho do Arrocha, mas não realizavam mais shows juntos no interior do estado há dois meses. O cantor Marcinho do Arrocha lamentou ontem o fato em blog.

Outro caso

No dia 1º deste mês, policiais militares prenderam Manoel Natalino da Silva Neto, de 20 anos, no bairro Volta Redonda, em Caxias, por ter assassinado a ex-companheira Kaiza de Sousa Lacerda, de 23 anos. O crime ocorreu na madrugada do dia 31 do mês passado, na Vila Lobão, nessa cidade.

De acordo com a polícia, os militares foram informados da localização do acusado por meio dos familiares da vítima. Ele ainda tentou fugir do cerco policial, mas acabou preso e apresentado na delegacia da cidade. A vítima, ao sair de uma festa, na Vila Lobão, foi abordada pelo ex-companheiro.

A polícia informou que ele desferiu um golpe de faca no pescoço de Kaiza de Sousa e fugiu em seguida. Gravemente ferida, a mulher foi levada por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital da cidade, onde chegou sem vida. Ainda de acordo com a polícia, o acusado não aceitava o fim do relacionamento com a jovem. O acusado ainda ontem estava custodiado no presídio, em Caxias, onde responde por feminicídio.

Julgamento

Gabrielle Ferreira da Costa foi condenada a 11 anos e oito meses de reclusão na última quarta-feira pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Açailândia, Frederico Feitosa, acusada de ter matado o próprio marido, Manoel de Jesus Araújo Frazão. O crime ocorreu no dia 31 de janeiro do ano passado na residência do casal, na Vila Ildemar, em Açailândia.

No dia do crime, a suspeita estava ingerindo bebida alcoólica e fazendo uso de entorpecentes com Manoel de Jesus, quando ocorreu uma discussão. Durante a briga, ela disparou vários tiros no marido. A arma utilizada no crime, uma pistola ponto 40, segundo a polícia, pertence a corporação da Polícia Militar.

Gabrielle Ferreira e Manoel de Jesus viviam juntos há três anos. Após cometer o crime, Gabrielle fugiu, sendo capturada algum tempo depois quando embarcava em uma van de passageiros com destino a cidade de Buriticupu. A acusada deverá cumprir a pena em regime inicialmente fechado.

Entenda

Dois casos de feminicídio no estado

Caxias: Manoel da Silva Neto foi preso acusado de matar a ex-companheira, Kaiza de Sousa Lacerda, no dia 31 de março deste ano

Chapadinha: o cantor Pedro Augusto preso em flagrante suspeito de assassinar a esposa, a cabeleireira Patrícia, na noite de quarta-feira, 24

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.