Abril Verde

Campanha orienta sobre prevenção de acidentes

Evento é realizado nacionalmente; em São Luís, foram apresentados ontem pela Superintendência Regional do Trabalho, no bairro Cohab, estatísticas sobre os acidentes registrados no último ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

SÃO LUÍS - No Brasil, a cada 48 segundos ocorre um acidente de trabalho. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2017, o país registrou, neste período, 3,8 milhões de acidentes de trabalho. Uma campanha que visa o maior bem-estar de empregados e empregadores foi realizada durante o dia de ontem,25, na Superintendência Regional do Trabalho, no bairro Cohab, em São Luís.

Durante o dia, diversos debates e palestras foram realizadas no local, em memória, ainda, das vítimas de acidentes de trabalho. A campanha é coordenada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. “Estamos realizando esse evento em memória das vítimas de acidentes. Em 2018, foram registrados cerca de 700 mil acidentes em todo o país, sendo que no Maranhão chegou a 3 mil acidentes”, disse Léa Cristina, superintendente do Trabalho no Maranhão.

São computados dois tipos de acidentes: os típicos, aqueles que acontecem no ambiente de trabalho; e os trajetos, aqueles que acontecem quando o trabalhador está a caminho ou retornando do serviço. “As doenças profissionais também são registradas, mas essas não são notificadas com clareza. As empresas são obrigadas, nesses casos, a preencherem uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), mas temos registros de que isso não está sendo feito de maneira correta”, explica a superintendente. Sendo assim, Léa Cristina ressaltou que os números de doenças podem não representar uma realidade exata e que esse número deve ser bem maior.

Maranhão
No estado, as cidades que mais registraram acidentes de trabalho foram São Luís, Imperatriz, Açailândia, São José de Ribamar e Timon. “No último ano, dos quase 3 mil casos registrados, 30 foram fatais. Podemos afirmar também que a atividade que mais acidentou trabalhadores foi a de atendimento hospitalar”, relevou Léa Cristina. O técnico de enfermagem foi o que mais se acidentou não só no Maranhão, como também a nível Brasil. A queda de altura é o maior causador de mortes no país.

“Estamos com essa campanha tentando criar uma cultura de prevenção, de proteção. Primeiro da vida, que é um direito fundamental; segundo, em proteger o trabalhador e o empregador, porque qualquer problema vai gerar custos”, destacou a superintendente.

A Superintendência Regional, através da Seção de Inspeção, segue fiscalizando o cumprimento da norma. Mas nem sempre consegue chegar no ponto que realmente precisa. Por isso, a sensibilização, as palestras, o trabalho de educação são importantes.

“Estamos muito satisfeitos com o evento. Tivemos um público expressivo e contamos com vários parceiros, como o Tribunal Regional do Trabalho, o Ministério Público, os sindicatos da classe, empresários e trabalhadores. Precisamos unir esforços para chegarmos a um nível aceitável de bem-estar no trabalho”, finalizou.

Educação
Para elucidar ainda mais o público presente sobre a importância da segurança no trabalho, o evento realizou palestras com apresentação de dados estatísticos do Maranhão; custos para a sociedade (gastos do INSS, do SUS, recuperação de recursos por parte da AGU); a importância da gestão de riscos ocupacionais para a prevenção de doenças e acidentes do trabalho; apresentação de boas práticas em segurança e saúde no trabalho; palestra sobre saúde mental; importância da NR 35, sobre queda em altura, na prevenção de acidentes de trabalho; palestra sobre questão da prevenção com instrumentos perfurocortantes; e, para encerrar, palestra sobre a NR 31, que trata sobre a proteção no campo, na zona rural.

Abril Verde 2019
Em todo o país, abril se tornou o mês oficial para campanhas nacionais de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Com o objetivo de divulgar e tornar público informações referentes à saúde do trabalhador, bem como planejar estratégias para prevenir e reduzir a ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, diversas instituições formaram uma comissão para organizar o Abril Verde 2019 no estado.

A proposta para 2019 é que as ações ocorram durante todo o mês de abril, além de outros eventos durante o ano. A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) é um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, de cunho essencialmente prevencionista, cuja origem está ligada à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, instituída em 1953.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.