Mùsica

Ao som das baterias

Segunda edição do Encontro Bateras do Mará ocorre amanhã, a partir das 10h30, na Casa Barrica e traz na programação apresentações, oficina e lançamento do livro "Tocando o Brasil", do baterista convidado Alfredo Maranha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Quarteto Buriti será uma das atrações do evento
Quarteto Buriti será uma das atrações do evento (Quarteto Buriti)

PARA SEXTA - 26/04/2019

A celebração da cultura maranhense e o fomento da produção musical local são os objetivos do Encontro Bateras do Mará, que está em sua segunda edição. O evento, que ocorre amanhã na Casa Barrica (Madre Deus), é produzido por bateristas maranhenses e deve reunir 50 músicos que formarão uma orquestra para tocar composições maranhenses. Na ocasião, Alfredo Maranha, baterista convidado, lançará o livro “Tocando o Brasil”, um estudo autoral dos ritmos musicais do folclore brasileiro adaptados à bateria e publicado em 2018, de forma independente.

Além da orquestra de baterias, o evento ainda terá a participação do Quarteto Buriti, grupo instrumental composto por Daniel Cavalcante (trompete), Sergio Mauro (baixo), Ronald Nascimento (bateria) e Wesley Sousa (piano) que estuda e pratica releituras de importantes canções brasileiras e internacionais. Pocket show de Alfredo Maranha também integra o evento.

O produtor musical e um dos organizadores do encontro, Kim Ribeiro comenta a importância do encontro. “O evento vem se consagrando no meio artístico e musical do nosso estado pela forma que acontece, a nossa prioridade é celebrar a cultura e a partir disso o público pode esperar as nossas músicas populares. É um acontecimento para músicos e toda família”, enfatiza Ribeiro.

Oficina e lançamento

A iniciativa vai além da apresentação, o projeto também realizará pela primeira vez a oficina ritmos brasileiros, que levará para os bateristas, convidados e público geral, o acesso à música por meio da percussão. A oficina acontecerá amanhã, às 10h30, também na Casa Barrica, e será ministrada por Alfredo Maranha, baterista de renome nacional. Os interessados podem participar levando apenas um 1kg de alimento.

O evento, além movimentar o cenário musical da grande capital, tem fins solidário, e entregará os alimentos arrecadados a moradores do bairro do Sacavém, vítimas das fortes chuvas dos últimos meses.

Durante a oficina, os participantes poderão ter contado com o conteúdo do livro "Tocando o Brasil”. A obra de Alfredo Maranha traz ainda 160 áudios que acompanham o material, apresentando os ritmos estudados, juntos a playalogs que exploram a temática da publicação. A oficina segue o mesmo padrão do livro e, durante uma hora os integrantes aprenderão um pouco mais sobre estes ritmos.

Orquestra de Baterias

A Orquestra de Baterias se reuniu pela primeira vez com 35 bateristas que se apresentaram na Praça do Desterro, em 2016. Neste segundo encontro, o objetivo é reunir um número ainda maior de baterista tocando. O comando da orquestra será divido entre quatro nomes sendo eles Alfredo Maranha, Marcel Silva, Nize Cavalcante e Oliveira Neto.

Alfredo Maranha é baterista, educador, pesquisador de ritmos brasileiros e latinos, bem como transcritor de diversas obras da música popular brasileira. É autor do método “Ensino de Bateria” I, II e III.

Marcel Silva é idealizador e criador do Bateras do Mará e da Orquestra Maranhense de Reggae (O.M.R), iniciou sua carreira musical na Banda de Música do Bom Menino, onde foi instrutor e professor. É formado pela Escola de Música do Estado do Maranhão. Participou de vários grupos musicais como Grupão de Mateis da Escola de Música, Big Show Band, Mara Brass e acompanhou artistas como Zeca Baleiro, Mano Borges, Rosa Reis, Gerude, Ronald Pinheiro, entre outros.

Nize Cavalcante tem 20 anos de carreira. Começou na Escola de Música do Bom Menino. Aos 16 anos foi convidada a começar a dar aula. Já lecionou na Escola de Música do Bom Menino, Sesi, Escola de Musica Maestro Raimundo Nonato, em São José de Ribamar, Escola de Música do Bom Menino, na Cidade de Pinheiro. Hoje trabalha na escola de Música da Cidade de Bequimão e na Escola de Música da Cidade de Apicum-Açu.

Oliveira Neto, foi aluno de professores renomados como Douglas las Casas, Giba Favery, Cuca Teixeira, Simone Soul, Aquiles Priester e Maurício Leite, Márcio Bahia e Plínio Araújo, Dámaso Cerruti. É professor da Escola de Música do Estado do Maranhão desde 2002. Trabalhou com vários artistas maranhenses, dentre eles, Betto Pereira, Papete, Sandra Duailibe, Roberto Menescal, Jefferson Gonçalves, Artur Meneses, Anna Torres e outros.

Serviço

O quê

2° Encontro Bateras do Mará

Quando

Amanhã, às 14h e oficina e lançamento do livro "Tocando o Brasil", às 10h30

Onde

Casa Barrica - Av. Rui Barbosa, 238 - Madre Deus

Inscrição

1kg de alimento não perecível (oficina)

1kg de alimento não perecível (evento)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.