Antirrábica

Vacinação contra raiva prossegue na sexta-feira e sábado, em bairros de São Luís

Mais de 124 mil cães e gatos já foram imunizados contra a doença, mas o sucesso da campanha depende também da colaboração dos cidadãos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Vacinação antirrábica acontece em ação domiciliar
Vacinação antirrábica acontece em ação domiciliar (Raiva)

Mais de 124 mil animais, entre cães e gatos já receberam imunização contra raiva nas ações domiciliares realizadas em São Luís. A ação tem continuidade e, a Cidade Olímpica, Residenciais Alexandra Tavares e Nova Vida, Vila Vitória, São Raimundo, Recanto Verde e Vila Itamar recebem os vacinadores na sexta-feira (26). No sábado é a vez do Anjo da Guarda, Gapara, Residenciais Paraíso e Rezende, vilas Bacanga, Esperança, Maranhão, Sarney, Dom Luís, Isabel e Embratel e ainda Sá Viana e Jambeiro.

A ação é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Dados da Semus mostram que dos 160 mil animais que devem ser vacinados contra a raiva, 124.360 cães e gatos já receberam as doses. A vacinação acontece de casa a casa às sextas-feiras (tarde) e aos sábados (manhã).

O sucesso da campanha depende também da colaboração dos cidadãos. "Além do empenho dos nossos agentes, é fundamental que as pessoas também ajudem em nosso trabalho pois esta é uma ação de extrema importância, planejada pela gestão do prefeito Edivaldo para mantermos a saúde pública da população da capital preservada. É assim que vamos manter a cidade livre da raiva", disse o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho. O gestor frisou ainda que, desde 2013, não há casos de raiva na capital.


SAIBA MAIS

Quem perdeu a imunização

Os cães e gatos que ainda não foram vacinados contra a raiva, pelo fato de suas residências encontrarem-se fechadas durante a visita do agente de vacinação, ainda podem ser imunizados. Para isso, basta que o dono leve o animal até a sede da Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ) - localizada na Estrada de Ribamar (Nº5) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O que é raiva

A raiva é uma zoonose fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal, que uma vez contaminado, vai perdendo domínio de sua capacidade de resistência física e psíquica. Não existe cura e nem tratamento para a raiva, mas a doença pode ser evitada com a vacinação do animal, pela primeira vez aos quatro meses de vida e, depois, anualmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.