Mostra

Povo Akroá-Gamella em exposição fotográfica

Mostra com imagens de Francisco Valberto será aberta hoje, às 19h, no Palacete Gentil Braga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Uma das fotografias em exposição no Palacete Gentil Braga
Uma das fotografias em exposição no Palacete Gentil Braga (Akroá-Gamella)

São Luís - Momentos de rituais do povo Akroá-Gamella e seu modo de vida retratados por um conjunto de imagens que expressam suas práticas e costumes bem como a resistência desta etnia são apresentadas a exposição fotográfica “O Ritmo Encantado do Povo Akroá-Gamella”. As imagens são de Francisco Valberto e será aberta hoje, às 19h, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 – Centro) e fica em cartaz até o dia 17 de maio.

A exposição inédita é composta por 18 fotografias e foi selecionada pelo Edital de Ocupação da Galeria Antônio Almeida. Trata-se da primeira mostra fotográfica do pesquisador Francisco Valberto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A curadoria é de Eduardo Cordeiro e a edição das imagens de Adson Carvalho.

No dia 7 de maio, às 15h, haverá a roda de conversa “Reencantamento do mundo e a resistência indígena”, com as presenças de Francisco Valberto, Ramon Alcântara e representante do povo Akroá-Gamella. A roda de conversa destina-se a alunos do ensino médio e a comunidade em geral.

Os Akroá-Gamella estão localizados na região da Baixada Maranhense. “Desde o século XVIII o território do povo Akroá-Gamella sofre invasões empreendidas pela marcha violenta e unilinear da colonização. As invasões se prolongaram e na segunda metade do século XX invasores criaram um inventário de terras fraudulento, a grilagem. Tal processo desencadeou uma onda de violência ao povo que viveu com seu território invadido, sob a posse de fazendeiros”, disse Francisco Valberto.

Autor

Francisco Valberto realiza pesquisa com o povo Akroá-Gamella desde janeiro de 2018, quando fez seu trabalho de conclusão de curso e permanece fazendo pesquisa em nível de mestrado sobre o processo de construção da subjetividade dos Akroá-Gamella. É membro do grupo de Pesquisa e Extensão Educares, sob coordenação do Prof. Dr. Ramon Alcântara, onde se desenvolve estudos sobre Psicologia, Educação e diversidade.

Serviço

O quê

Exposição fotográfica “O Ritmo Encantado do Povo Akroá-Gamella”

Quando

De hoje ao dia 17 de maio

Onde

Palacete Gentil Braga, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.