Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Mais bonita e charmosa do que nunca, a dermatologista e especialista em Estética e Tricologia (cabelo) Thalita Carlesso está em São Luís para fazer alguns procedimentos e dar consultas hoje, amanhã e sábado na Clínica Dermos
Mais bonita e charmosa do que nunca, a dermatologista e especialista em Estética e Tricologia (cabelo) Thalita Carlesso está em São Luís para fazer alguns procedimentos e dar consultas hoje, amanhã e sábado na Clínica Dermos
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, para festejar os 54 anos de trabalho da entidade em prol do fortalecimento do varejo lojista da capital maranhense
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, para festejar os 54 anos de trabalho da entidade em prol do fortalecimento do varejo lojista da capital maranhense

CDL 54 anos
Um ato litúrgico, em evento restrito a diretores e colaboradores, marcou a comemoração dos 54 anos de atividades da CDL São Luís, celebrados neste mês pelo presidente Fábio Ribeiro, que lembrou a trajetória de conquistas da entidade, ressaltando a participação de todos que já fizeram parte da história
da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís.
“Temos credibilidade e respeito do lojista, das autoridades, da comunidade. Isso é um grande patrimônio que nos motiva a ações cada vez mais empreendedoras e inovadoras”, pontuou Fábio.
Para reforçar a importância do trabalho de fomento ao varejo lojista que a entidade realiza, está sendo veiculada uma campanha no Instagram da entidade apresentando depoimentos de associados como Emanoel Caracas (Grupo Gabryella), Ilídio Barbosa (Paraíba), Shirley Araújo (A Renovar), Cláudia Cisneiros (Ceape-MA) e Ilson Mateus
(Grupo Mateus).
Todos foram unânimes em afirmar a importância estratégica da Câmara de Dirigentes Lojistas / CDL São Luís para o fortalecimento da atividade comercial e lojista nesta capital.

Dia das Mães
Ao se aproximar o Dia das Mães, O Boticário está incentivando os filhos a relembrá-las da importância
delas na família.
E, para complementar essa grande homenagem, a marca mais amada dos brasileiros traz um filme especial para o Dia das Mães que promete provocar muita emoção ao ilustrar algo que não é novidade, mas que sempre vai tocar o coração das pessoas – a dedicação de toda mãe para que seus filhos se sintam seguros e capazes de realizar e conquistar tudo o que desejam na vida.
Além disso, O Boticário criou diversos kits especiais com destaque para o novo Floratta Red, uma fragrância inspirada pela maçã de Vermont. Seu perfume frutado equilibra a delicadeza e a doçura da flor e exala uma irresistível sofisticação com um toque gourmand.

Fiema na Câmara
Em sessão solene no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) será homenageada, nesta quinta-feira, pela passagem dos seus 50 anos de existência comemorados em novembro do ano passado.
A Fiema tem papel de destaque na sociedade maranhense, por trabalhar em prol da garantia de um ambiente seguro e favorável aos negócios do Estado, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população, em especial, a classe industrial maranhense.
O presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves, juntamente com os fundadores da federação, Carlos Gaspar e Jorge Mendes, receberão certificados de reconhecimento, propostos pelo vereador Pavão Filho.

Tempo perdido
O presidente Davi Alcolumbre anunciou ontem que o Senado vai compilar uma série de projetos para apresentar a reforma do Pacto Federativo. Para o dia 8 de maio está marcada reunião com governadores, que tratará do assunto.
Não é a primeira vez que isso ocorre. Nas ocasiões anteriores, ao final de muitas reuniões, chegaram à conclusão de que deveriam dobrar a arrecadação de impostos, única forma de contentar a todos.
Quer dizer, tratam de aumentar as despesas e esquecem do resto.

Experiência sensorial
Em algumas Feiras Literárias que estão sendo realizadas no País, durante uma hora por dia elas estão sem palavras.
Trata-se da atividade Hora do Silêncio, que tem a intenção de integrar autistas e público em geral, despertando a sociedade para o desafio de conviver com esse transtorno do desenvolvimento.
Ambientes barulhentos geram uma agressão sonora às crianças autistas, que frequentemente têm sentidos hipersensíveis,
como a audição, afirmam os psicólogos.
Assim, nessas feiras, os visitantes estão sendo incentivados a tornarem o espaço mais acolhedor aos autistas, desfrutando
da feira sem fazer barulho.

Rigor nas bagagens
Agora será pra valer: os aeroportos do País vão mesmo iniciar a fiscalização sobre os tamanhos das bagagens de mão. E se ainda não sabem, vai ser rigorosa a exigência das medidas máximas: 55 centímetros de altura por 35 centímetros de largura e
25 centímetros de profundidade para bagagem de mão. Tem mais: o que ultrapassar a medida, terá de ser despachado. A cobrança do despacho de bagagens, que veio com a promessa de redução dos preços das passagens, acabou não se concretizando.

TRIVIAL VARIADO

Um novo estudo revelou que o hábito de não tomar café da manhã está relacionado com maiores probabilidades de morte por doenças cardiovasculares. A pesquisa, que analisou dados de 6,5 mil americanos entre 1988 e 1994, foi publicada pelo Journal of the American College of Cardiology.

O coach e palestrante motivacional, Diego Alves, da Gakkai Consultoria, estará nesse sábado (27) no Edifício Vinícius de Moraes, realizando o workshop “Da atitude ao resultado” que tem como objetivo qualificar equipes de trabalho, tornando-as mais eficazes, focadas e voltadas para o crescimento das empresas.

A cada dia que passa, dirigir um automóvel na zona central de São Luís é mais difícil. Engarrafamentos fazem parte do cotidiano dos trabalhadores. As autoridades responsáveis precisam, o quanto antes, fazer uma reformulação do sistema.

A professora Nazaré Souza movimentou o jantar do restaurante Cabana do Sol na noite de terça-feira. Ela comandou a maior mesa do jantar para comemorar sua nova idade. Ao seu lado, ajudando a receber, os filhos Raquel e Marcos.

Com agenda de grande executiva, a designer de joias Carla Amorim demorou só algumas horas em São Luís para lançar a coleção Poesia, no It Gourmet. As mulheres ficaram encantadas com as peças que ela trouxe.

Distante da badalação social desde que sua esposa Edna foi acometida de uma doença com sintomas de demência, o escritor Joaquim Itapary é todo atenção e coração com a amada. Dia 23, quando mudou idade, preferiu ficar o dia todo ao lado dela. Não quis saber de festas.

Em tempo: mas nem por isso ele deixou de responder a todas as mensagens dos amigos
que não esqueceram e o cumprimentaram pela data.

Cida e José Aparecido Valadão iniciam a semana pegando um jato da TAP para atravessar o Atlântico e dar bom dia a Lisboa. No dia seguinte, quem fará o mesmo é o casal Thatiana-César Bandeira. De lá seguem para o Porto.

Tem mais: durante uma semana, os dois casais aproveitam para festejar a nova idade de Bandeira, dia 2, mais o aniversário de Valadão, dia 4, e o de Thatiana, dia 6. É claro que estarei por lá testemunhando tudo.

DE RELANCE

Filarmônica na AMEI
Depois do grande sucesso conseguido no Rio de Janeiro, o poeta e jornalista Félix Alberto Lima lança hoje em São Luís o seu segundo livro de poesias, o Filarmônica para fones de ouvido, obra com 80 poemas publicados numa bela edição pela editora carioca 7Letras. Filarmônica será apresentado ao público às 19h, na
Livraria AMEI, no São Luís Shopping.

O elogio de Tom Farias
O prefácio do livro é assinado pelo escritor e crítico literário Tom Farias, que afirma: “Não há outra forma de eu me expressar para dizer do meu encantamento ao abrir e fechar cada página desse livro que já nasce potente, predizendo um destino que revela muito sobre um autor que, experimentando versos de expressão livre, mantem alta sinestesia, comunica e, ao mesmo tempo, dialoga com a modernidade do sentir e do versejar”.

Pesquisa e reviravolta
Pesquisa informal feita no comércio local, antecedendo o 12 maio, Dia das Mães, revelou uma tendência curiosa neste ano: as sogras subiram para o terceiro lugar no ranking das pessoas que mais serão presenteadas. Ficaram atrás apenas das próprias mães e das esposas/companheiras e na frente, por exemplo, das filhas e da curiosa opção “si mesma”, que indica as mulheres que se autopresentearão na data.

Pesquisa e reviravolta 2
No capítulo: a pesquisa não mostra se as sogras estão mais doces ou os genros e noras mais generosos. O fato é que, ano passado, elas tinham bem menos que 10% das intenções de compra de presentes. Em 2019, subiram para bem mais desse patamar. O Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o comércio e os restaurantes. A pesquisa também não revela que tipo de presente genros e noras estão pensando em comprar.

Lançamento High School
Baseada na experimentação, descoberta e compartilhamento de informações, a rede de escolas Maple Bear tem difundido no Brasil o sistema educacional canadense, um dos melhores ensinos bilíngues do mundo. Em São Luís, a unidade da Maple Bear já existe há 9 anos e será a primeira do Nordeste a oferecer Ensino Médio. Os alunos formados na escola terão diploma brasileiro e também um certificado oficial de Manitoba (Canadá), que os habilitam a ter a mesma oportunidade dos estudantes canadenses para a educação superior. O lançamento oficial do High School da Maple Bear de São Luís está marcada para a próxima terça-feira, dia 30, a partir das 19h, no Hotel Blue Tree.

Oxigênio para Lula
A redução de pena do ex-presidente Lula, determinada pelo STJ, não surpreendeu juristas que acompanham o caso de perto. Paixões partidárias ou ideológicas à parte, há especialistas que entendem que o TRF4 havia exagerado na dose. A decisão tomada por unanimidade pelos ministros manteve a condenação, mas baixou a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias.
Com isso, a previsão é de que, no fim de setembro, o petista seja transferido para o regime semiaberto.

Oxigênio para Lula 2
Alegando idade avançada, a defesa de Lula tentará a prisão domiciliar. Não há dúvida de que é um oxigênio para Lula, que, até agora, só amargava derrotas nos julgamentos da Lava-Jato. Mas, segundo os analistas mais atentos, está longe de significar o “Lula livre” defendido pela militância. No meio do caminho do ex-presidente estão os erros do passado.

Oxigênio para Lula 3
A propósito: o TRF4 ainda precisa julgar a segunda condenação, neste caso, pelo sítio de Atibaia. Aumenta a expectativa sobre o famoso julgamento da prisão após condenação em segunda instância pelo STF. Se for confirmada a tendência de mudança de entendimento, Lula poderá ser beneficiado no processo do sítio. Há um longo caminho para o ex-presidente. Politicamente, o que o PT mais gostaria é de contar com Lula para ajudar na estratégia política das eleições do próximo ano. Sem liderança, o partido continua perdido.

Em fase crítica
Recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral reprovou relatórios de contas de vários partidos, não apenas os pequenos, sempre desorganizados, mas feriu igualmente alguns com destacada importância na vida política do país. Demonstrações suspeitas, insuficiente comprovação de despesas e esse violentado fundo de recursos para campanhas eleitorais. Não há novidade nisso, até porque raros são os dirigentes que temem a mão da Justiça.

Para escrever na pedra:
“Amar ao pequeno até que cresça; ao enfermo, até que se cure; ao ausente, até que volte; só a mãe pode amar assim”.
De Mário Quintana, poeta gaúcho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.