Sétima Arte

Conflitos de terras analisados a partir da perspectiva do cinema

Mostra Territórios Hostis, do Sesc, exibe filmes nacionais e internacionais até sábado, no Cine Praia Grande com entrada franca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
“Martírio”, dirigido por Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita é uma das produções em cartaz
“Martírio”, dirigido por Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita é uma das produções em cartaz (Martírio)

São Luís - Buscando democratizar o retrato cinematográfico sobre questões atuais da sociedade, a Mostra Cine Sesc: Territórios Hostis, traz exibições de filmes nacionais e internacionais em sua programação. A mostra prossegue até sábado, 27, com sessões gratuitas a partir das 16h, no Cine Praia Grande (Centro Histórico).

A temática “territórios hostis” tem como objetivo apontar e fazer o público compreender os fatores que causam os conflitos de terra. As desigualdades sociais, a ganância por lucros, especulação imobiliária e o desrespeito pelos povos de outras origens (refugiados) são algumas das abordagens do Cine Sesc que serão exibidas e debatidas após cada filme. A proposta também pretende evidenciar a questão dos refugiados sendo um cenário tanto brasileiro quanto de outros países.

A mostra selecionou os filmes “Martírio” (2016), dirigido por Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita; “Era o hotel Cambridge” (2016), dirigido por Eliane Caffé, que conta com a participação de atores consagrados no Brasil como Carmen Silva, José Dumont e Suely Franco; o filme argentino “Futuro Perfeito” (2016), dirigido por Nele Wohlatz e o filme francês/canadense “Fátima” (2015), dirigido por Philippe Faucon. Os ingressos devem ser retirados com trinta minutos de antecedência na bilheteria do Cine Praia Grande.

O Cine Sesc é um projeto que tem como propósito democratizar e fomentar o consumo da produção cinematográfica, promovendo sessões gratuitas de grandes títulos da cinematografia brasileira e mundial principalmente nas Unidades Sesc e escolas públicas. Na programação, o Sesc prioriza a divulgação de películas que não encontram espaço no meio comercial tradicional de distribuição e exibição.

Serviço

O quê

Mostra Cine Sesc: Territórios Hostis

Quando

Até sábado, 27

Onde

Cine Praia Grande

Entrada franca

Programação:

Hoje

Exibições/Sessões

17h – “Futuro Perfeito” – Dir. Nele Wohlatz (2016) – 65’ / Classificação: Livre

18h – “Fátima” – Dir. Philippe Faucon (2015) – 79’ / Classificação: 10 anos

Debate após exibição

Amanhã

Exibições/Sessões

16h – “Futuro Perfeito” – Dir. Nele Wohlatz (2016) – 65’ / Classificação: Livre

17h – “Era o Hotel Cambridge” – Dir. Eliane Caffé – 99’ / Classificação: 12 anos

19h – “Martírio” – Dir. Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho, Tita (2016) – 160’ / Classificação: 12 anos

Sábado

Exibições/Sessões

16h – “Fátima” – Dir. Philippe Faucon (2015) – 79’ / Classificação: 10 anos

18h – “Era o Hotel Cambridge” – Dir. Eliane Caffé – 99’ / Classificação: 12 anos

18h – “Martírio” – Dir. Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho, Tita (2016) – 160’ / Classificação: 12 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.