atividade

Combate às drogas tem ação para a comunidade, no Centro

Atividade aconteceu na manhã de ontem, no Mercado Central, e ofereceu à comunidade serviços de saúde e vacinação e tratamento de dependentes químicos; mais de 500 atendimentos foram realizados

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Na data instituída como o Dia Estadual de Combate às Drogas, transcorrida ontem (24), moradores em situação de rua e comunidades do entorno do Mercado Central, no centro de São Luís, foram beneficiados por uma série de serviços de saúde, orientações e assistência social em mais uma edição da Ação Resgate, realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Costumes e Diversões Públicas (DCDP), em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SVES), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Mais de 500 atendimentos foram realizados, além de encaminhamentos voluntários de dependentes químicos a tratamentos.

Muito mais que o combate às drogas e, consequentemente, à criminalidade e violência, a ação buscou, por meio dos serviços ofertados, a aproximação com a comunidade do Mercado Central e, principalmente, com os moradores em situação de rua e dependentes químicos que frequentam a área, conforme destacou o diretor do Caps-AD, Marcelo Soares.

Saúde
“A gente vê o combate às drogas de uma forma mais humana, de uma forma que a gente traga saúde a essa comunidade. Trouxemos vários serviços para cá, desde vacinas, inclusive contra a gripe, testes rápidos de HIV e sífilis, aferição de pressão e glicemia, em busca do controle de casos de hipertensão e diabetes, além de outras orientações que integram a perspectiva da saúde mental. É um processo que vai muito além do combate às drogas em si, gerando uma aproximação dos nossos serviços com a comunidade para que ele tenha conhecimento sobre a nossa atuação tendo, assim, mais clareza sobre o serviço prestado”, explicou Soares.

De acordo com o delegado Joviano Furtado, que há nove anos iniciou a Ação Resgate, no bairro do João Paulo – na época, área de maior concentração de usuários de drogas –, a área do Mercado Central é, atualmente, a região com registro de maior incidência de dependentes químicos na capital, o que motivou a escolha do local para a realização da ação, na manhã de ontem, totalizando seis atividades semelhantes promovidas apenas neste ano.

“Nós já retiramos mais de 20 usuários de drogas durante as seis ações realizadas neste ano, aqui no Mercado Central e, mais uma vez, buscamos um resultado positivo que possa refletir em outros aspectos. Além da questão da saúde, na segurança da região, uma vez que, a partir do momento que se retira dependentes químicos das ruas, contribui-se para a redução da criminalidade, pois, sendo vítimas ou autores, muitas vezes eles protagonizam registros de crimes, principalmente no momento da abstinência, quando praticam alguns delitos para alimentar o vício, podendo, inclusive, ser assassinados”, ressaltou.

Essência
Como destacado por Joviano Furtado, as ações têm sido essenciais para identificar e encaminhar usuários de drogas para tratamentos – iniciados no Caps-AD e, posteriormente, conduzir para a Fazenda Esperança, no município de Coroatá –, como forma de combate à dependência química. Na manhã de ontem, três pessoas aceitaram realizar o tratamento, entre elas Rosenira Ribeiro, que há mais de 10 anos vive em situação de rua, devido à dependência de maconha e crack. Mãe de três filhos, Rosenira busca neles, força para deixar o vício.

“Eu quero ver meus filhos formados. Por isso decidi fazer o tratamento. Ninguém me convenceu, foi uma escolha minha, mesmo, porque estou percebendo que essa vida não dá mais para mim. Eu vivo há muitos anos nas ruas, já busquei tratamento outras vezes, mas acabei voltando. Tenho esperança de que agora será diferente. Vou me manter forte, pelos meus filhos e pela minha família, que cuida deles para mim. Nas ruas, estamos vulneráveis e essa situação só leva a dois caminhos: cadeia ou cemitério. Não é o que quero para mim”, declarou Ribeiro.

Números

502 atendimentos, no total
402 testes de glicemia, aferição de pressão, exames laboratoriais e consultas
100 vacinas contra gripe foram aplicadas
3 internações Caps-AD

FIQUE POR DENTRO

Efeitos das drogas

Os efeitos das drogas podem ser percebidos em minutos, logo após seu uso, mas tendem a durar poucos minutos, sendo necessária uma nova dose para prolongar seu efeito no corpo. Assim, é muito comum a pessoa ficar viciada rapidamente.

Efeitos imediatos das drogas estimulantes

As drogas estimulantes, como cocaína e crack, provocam:
- Intensa euforia e sensação de poder;
- Estado de excitação;
- Muita atividade e energia;
- Diminuição do sono e perda do apetite;
- Fala muito rápida;
- Aumento da pressão e da frequência cardíaca;
- Descontrole emocional;
- Perda da noção da realidade;

Efeitos imediatos das drogas perturbadoras

As drogas perturbadoras, também conhecidas por alucinógenas, como maconha, provocam:
- Alucinações, principalmente visuais como alteração das cores, formas e contornos dos objetos;
- Sensação alterada do tempo e do espaço, sendo que minutos parecem horas ou metros parecem quilômetros;
- Sensação de enorme prazer ou de medo intenso;
- Facilidade em entrar em pânico e exaltação;
- Noção exagerada de grandiosidade;
- Delírios relacionados a roubos e perseguições.

Efeitos a longo prazo

As consequências a longo prazo de qualquer tipo de drogas incluem:
- Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar;
- Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, depressão ou esquizofrenia;
- Lesões no fígado, como câncer hepático;
- Mau funcionamento dos rins e dos nervos;
- Desenvolvimento de doenças contagiosas, como Aids ou hepatite;
- Problemas do coração, como infarto;
- Morte precoce;
- Isolamento da família e da sociedade.

SAIBA MAIS

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

O Caps-AD é uma referência no atendimento desse público. A unidade oferece tratamento diário à população com transtornos decorrentes do abuso e dependência de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), ofertando tratamento dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando a reinserção social. Além do Caps-AD, os dependentes químicos podem ser encaminhados para outros locais para tratamento: a Unidade de Tratamento Transitório, que fica na Cohab, e a Fazenda Esperança, em Coroatá, localizada a 240 km de São Luís, onde existe uma comunidade terapêutica ligada à Igreja Católica.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.