Clube de Engenharia

Soluções para tratamento de resíduos são debatidas

Em evento promovido pelo CEM, o promotor de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Fernando Barreto, apresentou as novidades e avanços na área de tratamento de resíduos sólidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O promotor Fernando Barreto ladeado por representantes das instituições promotoras do evento Clube de Engenharia do Maranhão.
O promotor Fernando Barreto ladeado por representantes das instituições promotoras do evento Clube de Engenharia do Maranhão. (Divulgação)

São Luís e as demais cidades do Maranhão precisam adotar medidas eficazes na área de tratamento de resíduos. Esse foi o tema dominante nos debates depois da palestra "Gestão dos resíduos sólidos e oportunidades", ministrada, na noite de segunda-feira,22, pelo promotor de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Fernando Barreto, para cerca de 100 engenheiros, arquitetos, estudantes, empresários do mercado imobiliário e do setor de reciclagem e representantes de ONG que defendem o meio ambiente.

A palestra, que faz parte das atividades em comemoração aos 70 anos do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), foi realizada no auditório Centro de Capacitação de Aprendizagem (CCA), na Ponta do Farol. Teve apoio da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Maranhão (Ademi/MA).

Antes da palestra, o presidente do CEM, Emanuel Miguez apresentou a programação dos 70 anos da entidade, que começou em março e prossegue até 7 de dezembro. “Estamos promovendo palestras e outras atividades tendo como base temas relevantes para os engenheiros e para toda a sociedade”.

Presentes, também, os presidentes da Ademi-MA, Cláudio Calzavara de Araújo; do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU-MA), Marcelo Machado Rodrigues; e representantes do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Maranhão (Ibape/MA).

Monitoramento eletrônico

Fernando Barreto apresentou as novidades e avanços na área de tratamento de resíduos sólidos. Mostrou casos de sucesso, como o que está sendo realizado em Santa Catarina que é pioneiro no desenvolvimento e no uso do chamado MTR Eletrônico (Manifesto de Transporte de Resíduos), projeto que indica às empresas a declararem a geração, o transporte e o destino do seus resíduos.

A ferramenta permite o acompanhamento das etapas da cadeia de resíduos sólidos em Santa Catarina, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte e o tratamento e disposição final. O exemplo já está sendo seguido nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amazonas. A esperança do promotor e que o Maranhão seja o próximo estado a aderir a ideia.

O MTR Eletrônico é um instrumento capaz de dar eficácia à fiscalização pelos órgãos ambientais ao sistema declaratório, que é uma determinação instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Essa ferramenta ajuda as autoridades a não ficam apenas na dependência de denúncias e flagrantes no local”, afirmou Fernando Barreto.

O promotor indicou o setor empresarial como protagonista na gestão dos resíduos sólidos e na abertura de oportunidades neste setor, o que pode gerar lucro e garantir grandes contribuições à preservação do meio ambiente.

Participação

Durante os debates, o empresário Cláudio Calzavara de Araújo afirmou que o setor produtivo está aberto para contribuir e protagonizar ações de tratamento de resíduos e convocou o poder público a dar sua colaboração. “O que propomos é a colaboração dos governos para que empresários e setores organizados possam fazer a sua parte”.

O empresário da área de reciclagem e tratamento de resíduos, Jânio Roberto Pereira, proprietário da empresa Emapla, proclamou o poder público a incentivar os empresários que trabalham no setor com a concessão de benefícios fiscais. “Ajudamos o meio ambiente, fazemos um trabalho social importante e precisamos desse apoio”.

A professora Isabella de Carvalho Monteiro, especialista em Direito Ambiental, destacou a importância do processo de reciclagem no desenvolvimento Sustentável/Sustentabilidade que, segundo ela está, gradativamente, deixando de ser considerado um tema acessório para tomar o lugar de tema central das sociedades.

As atividades comemorativas aos 70 anos do Clube começaram no dia 18 de março, dia do aniversário da entidade. Nas inscrições, os participantes da palestra doaram 1 quilo de alimentos não perecíveis que serão doados à Cruz Vermelha. Mais informações sobre a programação pelos 70 anos do CEM pelo whats: (98) 9.8460-8965 - CEM ou (98) 9.9144-8246 e no site do CEM www.clubedeengenhariama.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.