Decisão

Flamengo, sem Abel, enfrenta a LDU na noite desta quarta (24)

Líder do Grupo D com nove pontos, o Flamengo só depende de suas forças para garantir a classificação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O Rubro-negro terá um sério desfalque no banco de reservas porque o técnico Abel Braga foi suspenso pela Conmebol por atraso na volta do intervalo na derrota para o Peñarol, no Maracanã
O Rubro-negro terá um sério desfalque no banco de reservas porque o técnico Abel Braga foi suspenso pela Conmebol por atraso na volta do intervalo na derrota para o Peñarol, no Maracanã (abel h)

Rio de Janeiro - O Flamengo depende apenas de um empate para garantir a vaga para a próxima fase da Taça Libertadores. Líder do Grupo D com nove pontos, o atual campeão carioca vai enfrentar a LDU, nesta quarta-feira, às 21h20min, no estádio Casa Blanca, em Quito. O Ru­bro-negro terá um sério desfalque no banco de reservas, porque o técnico Abel Braga foi suspenso pela Conmebol por atraso na volta do intervalo na derrota para o Peñarol, no Maracanã.

O clube carioca já havia sido advertido por procedimento semelhante na partida diante do San José, em Oruro. O time deve ser comandado pelo auxiliar técnico Leomir. A LDU joga todas as suas fichas nesta partida. A equipe equatoriana ocupa a terceira colocação com quatro pontos e só seguirá vivo na competição se conseguir a vitória.

Sem tempo para festejar a conquista do título carioca, o Flamengo embarcou para Quito disposto a alcançar a vaga nas oitavas de final. Para a comissão técnica, é importante voltar do Equador com a classificação assegurada porque o último jogo será diante do Peñarol, em Montevidéu, e o clima deve ser de hostilidade depois dos conflitos acontecidos entre torcedores no jogo de ida no Maracanã.

“Vida ou morte”

Para o artilheiro Gabigol, o jogo é decisivo para as duas equipes, e o Flamengo vai encarar a partida de como de "vida ou morte". A altitude de 2.800 metros de Quito não está sendo vista como obstáculo para a equipe da Gávea, muito motivada com a conquista do Campeonato Carioca depois de derrotar o Vasco em duas partidas.

O time ainda não está definido, mas é certo o retorno do atacante Bruno Henrique, que não participou da segunda partida da decisão por estar cumprindo suspensão. Com a volta do goleador, Abel tem algumas alternativas para montar a equipe do meio para frente, e o único garantido entre os onze, além de Bruno Henrique é Everton Ribeiro. A LDU interrompeu uma sequência de oito partidas sem vitórias ao derrotar o Emelec no último final de semana pelo campeonato local, mesmo utilizando uma equi­pe recheada de reservas para poupar os titulares para o confronto da Libertadores. A equipe dirigida por Pablo Repetto sabe que uma vitória sobre o Flamengo é a única de devolver a paz ao grupo que vem sendo afetado por desentendimen­tos entre os jogadores em função dos maus resultados acumulados na temporada.

Para aumentar o poderio ofensivo da equipe, Repetto poderá contar com Anangonó, artilheiro do time, que não participou do jogo disputado no Maracanã porque pre­cisava resolver problemas pessoais. Para o zagueiro Anderson Júlio, um dos líderes da equipe, a LDU não pode deixar o Flamengo assumir o controle do jogo, porque a equipe brasileira tem muita qualidade técnica.

Segundo colocado do Grupo D, com os mesmos nove pontos do Flamengo, o Peñarol, do Uruguai, pode garantir sua classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores mesmo que perca para o San José, da Bolívia, em partida programada para o estádio Jesus Bermudez, em Oruro. Isso acontecerá se a LDU não conseguir derrotar o Flamengo na outra partida da chave. Caso a LDU vença, o Peñarol só se classificará com a vitória. O San José tem apenas um ponto ganho e sua única motivação é conquistar a primeira vitória na competição.

FICHA TÉCNICA

LDU-EQU x FLAMENGO-BRA

Local: Estádio Casa Branca, em Quito (Equador)

Data: Quarta-feira, 24/04/2019

Horário: 21h30min

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)

Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Juan Belatti (ARG)

LDU: Gabbarini; Quintero, Nicolás Freire, Rodríguez e Christian Cruz; Intriago , Orejuela, Vega e José Ayovi (Julio Angulo); Rodrigo Aguirre e Anangonó

Técnico: Pablo Repetto

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Rodrigo Caio, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Diego (Arrascaeta) e Éverton Ribeiro; Gabigol e Bruno Henrique

Técnico: Leomir (interino)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.