Lixão

Ministro do Meio Ambiente reclama de lixões no Maranhão

Ricardo Salles visitou, no fim de semana, Parque dos Lençóis Maranhenses e se disse alarmado com lixões situados em Santo Amaro e em Paço do Lumiar

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Ricardo Salles publicou no Twitter comentário sobre lixões no MA
Ricardo Salles publicou no Twitter comentário sobre lixões no MA (Ricardo Salles lixão em Paço do Lumiar)

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles repudiou, em seu perfil em rede social no último fim de semana, a situação de municípios do Maranhão que apresentam lixões em pontos turísticos e em áreas urbanas, sem qualquer tratamento ou destinação adequada dos resíduos sólidos.
Salles visitou municípios que integram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a Região Metropolitana de São Luís, onde cumpriu extensa agenda de trabalho.
Na região dos Lençóis ele visitou os municípios de Santo Amaro e de Barreirinhas. Em Santo Amaro, numa Área de Proteção Ambiental (APA) o ministro se deparou com um lixão próximo à entrada da cidade. Ele lamentou e classificou a situação de vergonhosa.
“Em plena APA dos Lençóis Maranhenses, um vergonhoso lixão a céu aberto. Problema recorrente em prefeituras de todo o Brasil e que motivou nossa prioridade na Agenda Ambiental Urbana, cuja fase 2 - Resíduos Sólidos, será lançada no próximo dia 30/04 em Curitiba”, disse.
Ao se deslocar à Ilha de São Luís, o ministro reclamou de outro lixão, situado em Paço do Lumiar. A situação deu espaço a uma nova publicação em seu perfil em rede social. Na ocasião, ele assegurou empenho do Governo Federal para solucionar o problema.
“Inacreditável! Um dia depois de ter presenciado o vergonhoso lixão em Santo Amaro, desembarco em Paço do Lumiar e me deparo com outro. ‘Programa Lixão Zero’ vai acabar com tudo isso aí: coleta seletiva, reciclagem, incineração etc. Faremos de tudo para acabar com essa tristeza”, pontuou.

Agenda
Apesar de ter apontado problemas pontuais como os lixões em área de preservação ambiental no estado, o ministro Ricardo Salles saiu com a melhor das impressões em relação as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses. Foi o que assegurou o deputado federal Edilázio Júnior, que acompanhou a agenda do auxiliar de primeiro escalão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Em Santo Amaro o ministro visitou os povoados de Betânia e de Queimada dos Britos. As localidades foram atingidas por enchentes com as chuvas que têm caído no estado.
Já em Barreirinhas, o ministro foi recebido pelo prefeito Albérico Filho. Lá, ele visitou os principais pontos turísticos e fez uma visita à sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ele também verificou in loco a situação da construção do aeroporto no município, que apresenta obras inacabadas. Ele lembrou que o Governo Federal liberou recursos por meio de um convênio ao Executivo Estadual há cerca de 4 anos. Apesar disso, o terminal aeroportuário jamais foi entregue.

OUTRO LADO

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de Santo Amaro por meio de um canal disponibilizado no site para obter um posicionamento, mas até o fechamento desta edição, não houve resposta.
A assessoria de comunicação de Paço do Lumiar, por outro lado, se manifestou por meio de nota. Informou que desativou um lixão situado em Iguaíba e que depois da desativação, em dezembro do ano passado, todo o resíduo que antes ia para o local passou a ser encaminhado para o Aterro Sanitário de Titara, situado na cidade de Rosário. Explicou também que se o vídeo publicado pelo ministro se refere a um lixão que fica próximo do Aeroporto de Paço, o terreno filmado é particular e o proprietário já foi notificado para realizar a limpeza e cercar a propriedade sob pena de desapropriação.

Ministro sugere a privatização do Parque dos Lençóis no MA

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também sugeriu em seu perfil em rede social, a privatização do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses durante a sua visita a municípios da região, no feriado da Semana Santa.
Para o ministro, se privatizado, o local se tornará um dos principais destinos do mundo. “O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vale muito a visita. Se concedido ao setor privado então, se tornará um dos principais destinos de ecoturismo do mundo, Vamos em frente”, escreveu.
A discussão pela privatização do parque nacional se dá desde a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB). Ao todo, são nove os parques nacionais com potencial de concessão à iniciativa privada.

Visitação
Um projeto chegou a ser entregue em novembro do ano passado para a equipe de transição do capitão de Bolsonaro. O objetivo é abrir espaços à visitação em áreas de preservação ambiental.
Além dos Lençóis Maranhenses, outros parques nacionais que podem ser privatizados, pelo projeto entregue pela gestão passada ao atual governo, são o Serra da Canastra, a Chapada dos Guimarães e o Parque Nacional de Jericoacoara.
De um total de 324 unidades de conservação em todo o país, apenas 53 podem ser visitadas atualmente. Quatro parques concedidos à iniciativa privada são responsáveis por 60% do ecoturismo no Brasil, o que resulta em um faturamento anual de R$ 2 bilhões.
A intenção agora é incluir a região que fica situada no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.