Disco

Inspirações e inovações musicais

Novo disco de Jorge Pescara aglutina elementos do jazz, rock, pop, funk, r&b e música brasileira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Jorge Pescara lança terceiro disco solo
Jorge Pescara lança terceiro disco solo (Jorge Pescara)

São Luís - Um novo capítulo da carreira do baixista Jorge Pescara acaba de ser escrito. Trata-se do CD “Grooves In The Eden”, produzido por Arnaldo DeSouteiro e lançado internacionalmente pela gravadora Jazz Station Records, de Los Angeles (EUA). Desta vez, a inspiração vem da combinação de elementos de jazz, rock, pop, funk, r&b e música brasileira, transcendendo rótulos e estilos.

“Esse é o meu terceiro disco solo e que reúne 15 faixas, estando disponível nos formatos digital e físico. Estamos planejando o lançamento para o meio do ano e já temos agenda no Rio de Janeiro, no Centro Cultural da Justiça Federal, e também em São Paulo e Salvador. Gosto de agregar elementos étnicos de outros países, ritmos folclóricos que insiro dentro do meu trabalho e isso faz com que alcancemos uma sonoridade diferente”, revelou.

O repertório de “Grooves In The Eden” inclui inspiradas recriações de sucessos de Freddie Hubbard (“Povo”), Deep Purple (“Smoke On The Water”), Beatles (“Come Together”), Earth Wind & Fire (“Brazilian Rhyme”) e Brecker Brothers (“Song For Barry”), além de temas compostos especialmente para o disco por Jorge Pescara, em parcerias com Laudir de Oliveira (“MacumBass”) e Gaudencio Thiago de Mello (“Plato’s Dialogues: Timaeus & Critias”). A faixa-título “Grooves In The Eden”, homenagem ao maestro Bob James, por exemplo, é assinada pelo tecladista Glauton Campello.

Jorge Pescara integra atualmente o grupo da cantora Ithamara Koorax, com quem já gravou diversos discos e excursionou pelo mundo, da Finlândia à Portugal, da França à Coréia do Sul, além de liderar a Knight Progband. Além disso, ele gravou com Dom Um Romão, Luiz Bonfá, Paulo Moura, Eumir Deodato, José Roberto Bertrami, Celso Fonseca, Sergio Vid e Carlos Pingarilho, entre outros. E integrou as bandas ZERØ (“Eletroacustico”, “Quinto Elemento”), Dialeto (“The Last Tribe”) e JSR All Stars (“Friends From Brazil”, “Rio Strut”) em trabalhos de grande repercussão.

Atualmente, além do planejamento dos shows para o segundo semestre, ele se apresenta com o duo “Laranja Boreal”, que tributos acústicos a clássicos da MPN. “No momento, estamos com um show em tributo aos dois discos de maior sucesso dos ‘Secos & Molhados’, 1973 e 1974”, informou, acrescentando que começou a ensaiar para um tributo especial à Gal Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.