Commodity

Vendas de minério de ferro e pelotas da Vale podem cair até 16% em 2019

Empresa planejava vender neste ano 382 milhões de toneladas antes de interromper suas atividades pelo desastre de Brumadinho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Mina de minério de ferro da Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
Mina de minério de ferro da Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) (Vale)

Rio - As vendas de minério de ferro e pelotas da Vale poderão cair de 9% a 16% neste ano ante 2018, diante do fechamento de diversas operações da companhia em busca de mais segurança, depois que uma barragem da mineradora se rompeu em Brumadinho (MG) e deixou centenas de mortos.

A empresa planejava vender neste ano 382 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas. Mas, após as paradas de atividades, reviu a sua projeção para algo entre 307 milhões e 332 milhões de toneladas.

No ano passado, a maior produtora global da commodity vendeu 365,57 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas, sendo 308,98 milhões de minério de ferro.

Enquanto a oferta de minério da Vale deve cair, os preços da commodity na China engataram forte alta. Desde 25 de janeiro, quando a barragem de Brumadinho se rompeu, as cotações acumulam alta de mais de 20%.

Questionada nesta quinta-feira, a Vale não detalhou quanto do volume de vendas previsto para 2019 é de pelotas e quanto é de minério de ferro.

Previsão de vendas

No fim de março, a empresa havia informado a revisão da previsão de vendas de minério de ferro para este ano, estimando entre 307 milhões e 332 milhões de toneladas, mas sem informar que o volume também incluía pelotas.

Ao atualizar projeções nesta semana, a empresa acrescentou a informação sobre pelotas.

À Reuters, a Vale informou nesta quinta-feira que não houve nova mudança na estimativa para este ano e que apenas foi incluída a informação sobre pelotas.

Na nota que atualizou as projeções, a Vale informou ainda que chuvas em março e abril afetaram as operações do seu mais importante sistema, no Norte do país.

As paralisações que causaram a revisão nas vendas ocorreram em diversas operações da Vale, por iniciativa própria ou decisões de autoridades, até que a empresa tenha a segurança necessária para operar as estruturas ou que conclua descomissionamentos planejados.

Produção congelada

A Vale estava impedida de operar 93 milhões de toneladas/ano de capacidade de produção congelada. Nesta semana, teve decisão favorável da Justiça para voltar a operar sua maior mina de minério de ferro de Minas Gerais, chamada Brucutu, de 30 milhões de toneladas de capacidade.

O rompimento da barragem de Brumadinho liberou mais de 12 milhões de toneladas de rejeitos do beneficiamento de minério de ferro, atingindo área administrativa e refeitório da companhia, além de mata, comunidades e rios da região, incluindo o importante Paraopeba.

Até o momento, foram confirmados 231 mortos pela Defesa Civil, e 46 pessoas permanecem desaparecidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.