Imunização

Equipes de vacinadores vão a escolas da capital para ampliar cobertura vacinal contra gripe

Estratégia é imunizar crianças menores de 6 anos e professores da rede municipal de ensino; campanha prossegue até o dia 31 de maio em postos de saúde da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Equipes estão indo às escolas municipais para imunizar crianças contra gripe
Equipes estão indo às escolas municipais para imunizar crianças contra gripe (vacina gripe)

Como mais uma estratégia para alcançar o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de São Luís está imunizando crianças de até 6 anos e professores em escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa visa atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é vacinar 254.958 pessoas, até 31 de maio, quando encerra a campanha nacional. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

"Vamos vacinar todo o grupo prioritário, especialmente as crianças. Essa ação nas escolas é algo que oferece uma comodidade aos pais, pois estamos facilitando o acesso à imunização e levando a vacina onde está o público-alvo. A intenção é, não só atingir a meta, mas também proteger a população", ressalta o titular da Semus, Lula Fylho.

Na semana que passou, a ação aconteceu nas Unidades de Educação Básica (U.E.B) Criança Feliz (São Francisco), Sofia Silva (Vila Passos), Paulo Freire (Liberdade), Dayse Linhares (Liberdade), Darcy Ribeiro (Sacavém) e Araripina de Alencar (Bairro de Fátima). Nas próximas semanas outras escolas estão no cronograma da ação que segue até dia 31 de maio.

O trabalho desenvolvido de forma integrada é executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). "As campanhas de vacinação nas escolas, que envolvem estudantes e professores, são importantes. Estar com as vacinas em dia, é fundamental para a saúde e para a vida escolar de nossas crianças e jovens, pois impacta diretamente na frequência escolar e no aprendizado também", diz o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

Pontos de vacinação
Além da vacinação nos postos de saúde municipais e nas escolas com equipes volantes, serão disponibilizados pontos de vacinação em locais públicos. Hoje (21), a vacinação estará disponível na Feirinha São Luís e nos dias 26 e 27 de abril, e em maio (nos dias 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25), a vacina estará disponível nos shoppings Rio Anil (na Avenida São Luís Rei de França, Turu), da Ilha (na Avenida Daniel de La Touche, Cohama) e São Luís (na Avenida Carlos Cunha, Jacarati).

O Dia D Municipal, com a meta de vacinar cerca de três mil pessoas, aconteceu no dia 13, e resultou na aplicação de 3.372 doses. O Dia D Nacional acontecerá em 4 de maio, quando o poder público municipal também disponibilizará, em um sábado, os postos de saúde às pessoas que não têm tempo de buscar uma unidade de saúde ao longo da semana.

Público-alvo
As estratégias foram definidas com foco no público-alvo da campanha, formado por grupos de pessoas mais vulneráveis ao vírus. Fazem parte do público prioritário da campanha gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.