COLUNA

As posições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Dos 18 deputados federais do Maranhão, somente cinco declararam apoio à reforma da Previdência defendida pelo Governo Federal. Um deputado diz apoiar de forma parcial e outros 12 se dizem contra ou ainda estão indefinidos.
Dos indefinidos, que são maioria entre os maranhenses na Câmara dos Deputados, quase todos pertencem a partidos que compõem o chamado centrão, partidos fisiologistas que estão sempre com o governo em troca de espaços políticos ou com acordos políticos.
Entre os nomes dos maranhenses no Centrão estão Cléber Verde (PRB) e Josimar de Maranhãozinho (PR).
Dos que se dizem apoiadores, não há qualquer deles que esteja completamente fechado com o governo de Jair Bolsonaro e o texto original da Reforma. Apesar de concordar com as mudanças, afirmando serem necessárias, os deputados federais pedem modificações no documento inicial.
Esse é o caso de deputados como Pastor Gildenemyr (PMN) e Aluisio Mendes (Pode).
Talvez somente os membros da oposição que fazem parte da bancada maranhense estão completamente convictos de suas posições. Parlamentares como Márcio Jerry (PCdoB), Zé Carlos (PT) e Bira do Pindaré (PSB) são contra a reforma de qualquer forma.
O fato é que a tramitação da matéria caminha na Câmara Federal e em um futuro bem próximo os maranhenses e demais deputados federais terão de decidir sobre a posição a ser tomada em relação à reforma, que vai atingir milhões de brasileiros pelos próximos anos.

Votos direcionados
Os deputados federais do Maranhão – assim como os demais parlamentares – não estão fechando apoio à reforma da Previdência de acordo com votos de bancada.
Os parlamentares, na verdade, estão acompanhando as posições definidas pelos seus partidos, como é o caso de Gil Cutrim (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).
O primeiro é contra porque o PDT já fechou questão para votar contra o texto da reforma. O segundo é favorável, de acordo com o que decidiu o PTB nacional.

Tá na bronca
Em relação à proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro, o médico do PSL do Maranhão, Allan Garcês, que é do Ministério da Saúde, reagiu à postura adotada por parlamentares de sua legenda.
Garcês demonstrou que não gostou nada da posição de alguns parlamentares do PSL que não ajudam nas propostas do governo.
Segundo o médico, são deputados que “surfaram” na onda Bolsonaro e agora não entendem o significado de unidade.

Candidatura
E ainda sobre Allan Garcês, ele tem chamado vereadores de São Luís para conversar em Brasília. Pelo menos cinco dos 31 parlamentares da capital já estiveram com o médico.
Segundo apurou a coluna, Garcês tem buscado apoio para uma eventual candidatura à Prefeitura de São Luís no próximo ano.
Além disto, outros temas, como liberação de emendas da Saúde também chegaram a ser tratados nas conversas do médico com os vereadores.

Acessibilidade
Começou a tramitar na Câmara Municipal de São Luís projeto de lei “Praia Acessível Para Todas(os)”, de autoria do vereador Honorato Fernandes (PT).
A proposta, trata sobre obrigatoriedade de implantação, pelo Poder Executivo Municipal, de estruturas de apoio às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, nas praias maranhenses.
A proposição determina ainda a garantia de que o ponto de apoio na praia para as pessoas com deficiência tenha equipamentos e tecnologia necessários e em número suficiente para atender à população com segurança, de forma que estas possam usufruir da praia.

Ajuda
Deputados estaduais estão dispostos a ser mediadores entre os mais de 1,2 mil vigilantes que trabalham nos prédios da Seduc e que foram demitidos no último mês.
Wellington do Curso (PSDB), Adriano Sarney (PV) e Zé Inácio (PT) prometem ajudar a categoria, que reclama da decisão do governo estadual.
Resta saber se o Estado conseguirá manter todos os profissionais em sua folha de pagamento.

Clima quente
Na próxima semana, pós feriado da Semana Santa, o ritmo de trabalho na Câmara dos Vereadores de São Luís e na Assembleia Legislativa devem se intensificar.
No Legislativo Municipal, a expectativa para que a Prefeitura de São Luís encaminhe o texto do novo Plano Diretor da capital.
Na Assembleia, a proposta com pedido de autorização do governo para contrair empréstimo deverá dominar os primeiros dias de sessão na Casa.

DE OLHO

R$ 600 mil é o valor pago para empresa Heringer Táxi Aéreo pelo governo estadual em 2019.

E MAIS

• Depois do deputado federal Juscelino Filho (DEM), foi a vez do deputado Hildo Rocha (MDB) ir atrás de informações sobre ações do governo Bolsonaro na agricultura do Nordeste.

• O emedebista esteve com a ministra da Agricultura Teresa Cristina, que garantiu que no Maranhão haverá investimentos na agricultura familiar.

• O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), ainda não conseguiu reverter a greve dos professores municipais. Já passa de duas semanas a paralisação dos docentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.