Artigo

O trabalho e a Bíblia

Prof. Dr. Fernando Belfort

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Meus amigos. Hoje sexta-feira Santa e em respeito ao sacrifício de Jesus vamos lembrar o que diz a Bíblia sobre trabalhar ou não.

"Ninguém deve trabalhar. O trabalho é a fonte de quase toda a miséria do mundo. Quase todo o mal que se pode mencionar vem de trabalhar ou de viver em um mundo projetado para o trabalho. A fim de acabar com o sofrimento, temos que parar de trabalhar." Estas palavras constituem o início de uma dissertação escrita por Bob Black, em 1985, intitulada "A Abolição do Trabalho." Em uma cultura que ama o lazer, muitos sinceramente ecoam esse sentimento.

Os americanos devotam ao trabalho cerca de 50 por cento do tempo em que estão acordados. É trabalhar uma maldição, ou é algo que os humanos foram exclusivamente projetados para fazer? Em contraste com as afirmações de Bob Black, o significado e a natureza benéfica do trabalho são um tema retumbante na Bíblia.

A origem do trabalho é descrita no livro de Gênesis. Na passagem de abertura, Deus é o trabalhador primário, ocupado com a criação do mundo (Gênesis 1:1-15). A Bíblia diz que Deus trabalhou por seis dias e descansou no sétimo. Deus foi o primeiro a trabalhar sobre a terra; portanto, o legítimo trabalho reflete a atividade de Deus.

Deus criou o homem à Sua imagem, com características semelhantes a Ele (Gênesis 1:26-31). O homem foi criado para trabalhar com Ele no mundo. Deus plantou um jardim e lá colocou Adão para cultivar e mantê-lo (Gênesis 2:8,15).

A Queda do Homem, descrita em Gênesis 3, gerou uma mudança na natureza do trabalho. Em resposta ao pecado de Adão, Deus pronunciou várias decisões em Gênesis 3:17-19, a mais grave das quais é a morte. No entanto, o trabalho e os resultados do trabalho são retratados no resto dos julgamentos. Deus amaldiçoou a terra. O trabalho tornou-se difícil. A palavra fadiga é usada, o que implica desafio, dificuldade, cansaço e luta. O trabalho em si ainda era bom, mas o homem deve esperar que só será realizado pelo "suor do seu rosto."

Alguns princípios bíblicos críticos em relação ao trabalho.

O trabalho é feito não só em benefício do trabalhador, mas também para os outros (Êxodo 23:10-11, Deuteronômio 15:7-11, Efésios 4:28). O trabalho é um dom de Deus para o Seu povo e será abençoado (Salmo 104:1-35; 127:1-5; Eclesiastes 3:12-13; 5:18-20; Provérbios 14:23). Deus equipa o Seu povo para o seu trabalho (Êxodo 31:2-11).

Embora o projeto original de Deus para o trabalho tenha sido pervertido pelo pecado, Deus um dia vai restaurar o trabalho sem os encargos que o pecado introduziu (Isaías 65:17-25, Apocalipse 15:1-4;. 22:1-11). Até o dia em que os novos Céus e Nova Terra forem estabelecidos, a atitude cristã para com o trabalho deve ser semelhante à de Jesus: "Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra" (João 4:34).

O apóstolo Paulo nos diz que Deus foi claro quando estabeleceu um principio elementar o de que “todo trabalhador é digno de seu salário”. Faz parte de um direito natural que é facultado a todos enquanto trabalhador.

Assim de se ver que a Bíblia impõe desde a mais antiga era, o salário como um direito natural do trabalhador. Feliz Páscoa a todos. Até a próxima.

e-mail: fbelfortadv@hotmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.