Reunião

Líder da Coreia do Norte vai se encontrar com Putin ainda este mês

O Kremlin anunciou ontem, 18, que o líder do país asiático, Kim Jong Un, vai viajar à Rússia. Não foram dados detalhes sobre a reunião

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, deve se encontrar ainda este mês com o presidente da Rússia
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, deve se encontrar ainda este mês com o presidente da Rússia (Reuters)

MOSCOU - O governo da Rússia anunciou, ontem,18, que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, vai viajar à Rússia ainda no mês de abril para se encontrar com Vladimir Putin, presidente do país. Segundo a agência de notícias Reuters, não foram dados detalhes sobre a reunião no site do palácio do Kremlin, canal oficial do governo russo.

A possibilidade de os dois líderes se reunirem já havia sido sinalizada pelo próprio governo russo na segunda,15.

"Posso confirmar que a reunião está sendo preparada. Na realidade, há algum tempo que estamos conversando", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, citado pela agência "Interfax".

Putin também deve participar, nos dias 26 e 27 de abril, de um fórum em Pequim. Segundo a agência de notícias EFE noticiou na segunda-feira, não está descartada a possibilidade de o líder russo se reunir com Kim na ida ou na volta de sua viagem à China.

Impasse com os EUA

O anúncio do encontro ocorre em um contexto no qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressiona o governo da Coreia do Norte para que acabe com as tensões nucleares na península coreana, segundo a agência de notícias Reuters.

Também ontem, 18, o país asiático solicitou os Estados Unidos que substituam seu secretário de Estado, Mike Pompeo, como líder nas negociações sobre desnuclearização, para que o diálogo sobre o tema possa prosseguir, segundo a agência "KCNA".

Na quarta-feira (17), Kim Jong-Un supervisionou o teste de lançamento de uma nova arma tática guiada no país. Segundo a agência local, Kim apontou que cientistas e militares têm feito "um bom trabalho para melhorar as capacidades de defesa" da Coreia do Norte. O líder norte-coreano também visitou uma base da força aérea do país, e supervisionou um exercício de voo.

Em março, os Estados Unidos impuseram uma nova rodada de sanções contra o programa de armas nucleares da Coreia do Norte, após o fracasso das negociações entre Trump e Kim para desnuclearizar o país asiático. A possibilidade de um novo encontro entre os líderes, que seria o terceiro na tentativa de chegar a um consenso sobre o assunto, não foi descartada pelo governo americano, segundo a Reuters.




Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.