Lotação

DPE destaca superlotação em presídio no interior do estado

Força-tarefa inspeciona unidade de Itapecuru-Mirim e recomenda medidas urgentes por parte do Governo do estado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

SÃO LUÍS - Uma força-tarefa criada esta semana por representantes da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) constatou superlotação na Unidade Prisional de Ressocialização de Itapecuru-Mirim. A unidade prisional tem capacidade para atender 149 internos, mas, no momento, está custodiando 230 apenados.

Essa ação, que tem como um dos objetivos de análise processual dos internos, contou com a presença dos defensores públicos Alex Pacheco Magalhães e Rafael Caetano Alves Santos.

Segundo os representantes do DPE, essa problemática tem como um dos motivos a transferência recorrente de custodiados das cidades de Arari, Vitória do Mearim, Vargem Grande e Cantanhede para o presídio de Itapecuru-Mirim.

Os defensores Alex Pacheco e Rafael Caetano disseram que a parceria existente e o diálogo constante com o diretor e funcionários do presídio de Itapecuru-Mirim, têm permitido o alcance de resultados bastante satisfatórios. Em uma semana de trabalho da força-tarefa foram atendidos mais de 50 internos.

Buriticupu

O telejornal Bom Dia Mirante, ainda ontem, divulgou uma matéria tratando sobre a determinação judicial para que o Estado instale uma Delegacia Regional em Buriticupu e uma Delegacia Especializada de Proteção a Mulher em situação de violência doméstica e familiar. O Poder Judiciário também determina que o Estado mantenha três delegados, quatro investigadores da Polícia Civil, um perito criminal e um médico legista no prazo de 10 dias para a cidade, além da reforma na delegacia.

Em caso de descumprimento da decisão ou do cumprimento apenas parcial de qualquer um desses itens, implicará em pena de multa diária de R$ 5.000,00, até o limite de R$ 10.000.000,00, conforme artigo do Código de Processo Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.