Opinião

Celso de Mello: censura é ilegítima e incompatível com a democracia

Ministro do STF, em nota oficial, criticou inquérito do Supremo contra veículos de imprensa, considerando as decisões autocráticas e ilegítimas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Ministro Celso de Mello é o decano no Supremo Tribunal
Ministro Celso de Mello é o decano no Supremo Tribunal (ministro Celso de Melo, do STF)

BRASÍLIA

Em meio à polêmica envolvendo o inquérito aberto para investigar ofensas e informações falsas contra magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello divulgou ontem (18) uma mensagem na qual defende a liberdade de expressão e imprensa.
Sem mencionar nomes, o magistrado mais antigo do Supremo afir­ma no texto que qualquer tipo de censura – "mesmo aquela ordenada pelo Poder Judiciário" – é "ilegítima", "autocrática" e "incompatível com as liberdades fundamentais consagradas pela Constituição".
Ao longo da mensagem, Celso de Mello não menciona a decisão do colega de tribunal, ministro Alexandre de Moraes, que determinou na última segunda-feira, 15, que o site "O Antagonista" e a revista "Crusoé" retirassem do ar reportagens e notas que mencionassem documento em que o empresário Marcelo Odebrecht referiu-se ao presidente da Corte, Dias Toffoli, como "amigo do amigo do meu pai".
Na mensagem, o decano da Suprema Corte destaca, entretanto, que o Estado não pode restringir o "direito do jornalista de informar, de pesquisar, de investigar, de criticar e de relatar fatos e eventos de interesse público, ainda que do relato jornalístico possa resultar a exposição de altas figuras da República".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.