DOAÇÃO

Ação interinstitucional beneficia moradores atingidos pela chuva

Defensoria Pública do Estado e Companhia Energética do Maranhão promovem doação de 120 geladeiras a moradores vítimas de temporais que causaram estragos em bairros periféricos da Grande São Luís

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

[e-s001]Muitas famílias perderam tudo, ou grande parte do que tinham em casa, com as chuvas que atingiram São Luís no mês passado e causaram estragos em bairros como Sacavém, Salinas do Sacavém e Sá Viana - este na área Itaqui-Bacanga. Para amenizar prejuízos dos mais atingidos, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) doou geladeiras às famílias que perderam o eletrodoméstico nas enxurradas.

A tentativa de voltar para casa, após episódios como esses, é dura, e recomeçar a vida também não é tarefa fácil, à medida que os objetos, conquistados com muito esforço e suor de trabalho árduo, foram levados pela enxurrada de lama, devido aos alagamentos, ou não puderam ser salvos por causa de desabamentos, como aconteceu na residência de dezenas de famílias ludovicenses.

Diante desta perspectiva, para possibilitar economia aos moradores de baixa renda, prejudicados pelas chuvas, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) garantiu, com a Cemar, a doação de 120 geladeiras, priorizando aqueles moradores que tiveram esse eletrodoméstico, um dos objetos de alto custo para aquisição, danificado ou perdido por causa de desastres causados pelos temporais na cidade no mês de março. A doação, direcionada aos moradores dos três bairros considerados de risco pela Defesa Civil, aconteceu ontem (18), na Praça Marechal Rondon, no Outeiro da Cruz.

A ação, fruto de relações interinstitucionais com o objetivo de prestar apoio às vítimas dos estragos, trouxe de volta, pelo menos por um pequeno instante, a felicidade e o sorriso, meio envergonhado, da cuidadora de idosos Alexsandra Mendes ao receber uma das geladeiras, objeto que ela e a família possuíam e que se perdeu após uma árvore cair sobre a residência. “Essa geladeira veio em uma boa hora, porque a gente, lá em casa, não teria condições de comprar outra agora, já que parte da casa foi afetada com a queda de uma árvore, que, além dos objetos, destruiu teto e paredes”, contou.

De acordo com o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, o objetivo, entretanto, era proporcionar esse recomeço e dar esperança às vítimas dos estragos causados pelas fortes chuvas. “A defensoria [Pública do Estado do Maranhão], tão logo tomou conhecimento dos estragos que as chuvas ocasionaram, se dirigiu às comunidades afetadas, e verificou-se que a maioria das pessoas perdeu tudo. Por isso, a defensoria buscou mecanismos, principalmente com órgãos privados, o caso da Cemar, para tentar amenizar o sofrimento da população, e assim conseguiu-se com que a concessionária de energia elétrica disponibilizasse as geladeiras para as comunidades”.

[e-s001]Para a aposentada Raimunda Vieira, de 65 anos, receber uma nova geladeira é o início de uma vida que teve de ser recomeçada, depois do episódio chuvoso que lhe causou perda total dos objetos e da casa que ela espera reconstruir em breve. “A chuva fez com que a casa desabasse e com que eu e minha família perdêssemos tudo”, disse. “Agora, agradeço, primeiramente, a Deus, e à Cemar, que presenteou a gente com a geladeira, um benefício que não é só para mim, mas para todos os outros afetados”.

William Melo, engenheiro de eficiência e inovação da Cemar, que acompanhou a entrega das 120 geladeiras, disse que beneficiar os moradores vítimas dos temporais que assolaram a capital é uma forma de ressarcir os clientes da companhia. “Essa ação foi pensada e realizada em prol de uma causa maior, que são essas pessoas que foram afetadas pelas chuvas nos últimos meses. São clientes da Cemar que perderam a casa, eletrodomésticos e, através do Programa de Eficiência Energética, concretizamos essa ação a fim de ajudar cada um dos presentes”, frisou.

SAIBA MAIS

O programa também beneficia pessoas com geladeiras velhas e que já não estejam mais garantindo bom condicionamento de alimentos. Mas um dos requisitos é ser baixa renda.

Quando a Cemar tiver realizando ações como essa, é necessário apresenta os seguintes documentos para realizar a troca da geladeira.

Para se inscrever será preciso:

– Levar Identidade, CPF, a última conta de energia quitada e o Número de Inscrição Social (Cartão NIS);

– Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda;

– Possuir uma geladeira velha em funcionamento;

– Ser o titular da conta de energia;

– Estar em dia com o pagamento da conta de energia;

– É necessário morar nos bairros/município onde for feito o cadastro;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.