COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Desfrutando da típica culinária do Restaurante Cabana do Sol, os produtores culturais Dani Correia e Jô Santana ciceroneados por Danielle Vieira (InterMídia) e o produtor local Moraes Jr.
Desfrutando da típica culinária do Restaurante Cabana do Sol, os produtores culturais Dani Correia e Jô Santana ciceroneados por Danielle Vieira (InterMídia) e o produtor local Moraes Jr.

Vem aí Alcione, o Musical
Atualmente em fase de captação de recursos e pré-produção, o espetáculo "Marrom, o Musical" vai fechar com chave de ouro a Trilogia do Samba, projeto cultural idealizado pelo produtor e ator Jô Santana, que em 2016 produziu os musicais “Cartola – O Mundo É Um Moinho” e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” em 2018; ambos sucessos absolutos de público e crítica.
O musical sobre Alcione terá texto e direção do mestre Miguel Falabella, que está empolgadíssimo com o projeto, assim como a própria cantora homenageada.
Segundo Falabella, que é um mestre visionário quando se trata de teatro e dramaturgia: “as minhas expectativas são altas nesse projeto, pois Alcione é minha amiga, uma das maiores intérpretes da música brasileira. E contar sua vida é mergulhar nas raízes de uma das mais ricas culturas populares do Brasil, que é a maranhense, dando destaque também ao bumba-boi!”.
O idealizador do projeto Trilogia do Samba, Jô Santana, tem como foco maior de seu trabalho com o musical sobre Alcione, promover a cultura maranhense para todo o país, pois além de valorizar um grande ícone da MPB que é a Marrom, o espetáculo promete ser riquíssimo em detalhes sobre a cultura deste estado, como nunca antes
mostrada e valorizada nacionalmente.
Esses e outros detalhes foram revelados “in locco” pelos produtores Jô Santana e Dani Correia aos futuros parceiros locais, a jornalista Danielle Vieira (InterMídia) e o produtor cultural Moraes Jr., em recente jantar no restaurante
Cabana do Sol, que teve como prato de resistência a Salada PH, Pescada Amarela e Arroz de Cuxá. Nessa visita rasante ao Maranhão, Dani e Jô estão articulando as parcerias necessárias para viabilizar o projeto; e foram conhecer de perto as belezas de Santo Amaro e Barreirinhas
nesse feriadão da Páscoa.

Missa de 7º Dia
É neste espaço, que uso há quase cinquenta anos, para conversar diariamente com os leitores de O Estado do Maranhão, que faço o convite em nome de minha família, para a Missa de Sétimo Dia de Geraldo Holanda Filho, meu irmão – o quinto de uma prole de dez – logo mais, às 10h, na Igreja Jesus O Bom Pastor, no Renascença I, em frente a Praça Viva Renascença.
Convite que é feito também em nome da viúva, Ana Jacy do Egito Holanda, dos filhos Geraldo Neto, Lucas e Rafaela e do neto Davi, para, de mãos dadas, fazermos preces para essa querida e discreta figura humana que passou por este plano sempre fazendo o bem.
Antecipadamente, agradecemos a todos os amigos que puderem comparecer a esse ato de fé e piedade cristã em memória de Geraldo Holanda Filho.

Livro de Félix
Félix Alberto Lima lança seu segundo livro de poesias, o Filarmônica para fones de ouvido, obra com 80 poemas, publicado pela editora carioca 7Letras.
Filarmônica será apresentado ao público no dia 25 de abril, quinta-feira, às 19h, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping.
O escritor e crítico literário Tom Farias assina o prefácio e depõe: “Não há outra forma de eu me expressar para dizer do meu encantamento ao abrir e fechar cada página desse livro que já nasce potente, predizendo um destino que revela muito sobre um autor que, experimentando versos de expressão livre, mantém alta sinestesia, comunica e, ao mesmo tempo, dialoga com a modernidade do sentir e do versejar”.
Vale conferir.

Segundo Nós
O espetáculo teatral “Paixão Segundo Nós” será apresentado hoje e amanhã no Teatro Arthur Azevedo.
Trata-se de uma montagem da Coteatro, encenada pela primeira vez há 30 anos, na Igreja do Desterro, no Centro Histórico de São Luís.
Agora, os atores apresentarão a quarta versão.
Desta vez, o texto aborda a tentação de Cristo no deserto, por meio da sedução de Satanás em duas formas e matérias únicas, o macho e a fêmea, como relatam os Evangelhos Apócrifos.

Segundo Nós 2
A nova versão permite uma interpretação poética das figuras expostas e revelam o caráter humano e frágil da resistência de Cristo sendo sobrepujado pela vontade divina.
O roteiro é adaptado por Tácito Borralho e o espetáculo também utiliza músicas do folclore maranhense, além de composições de César Teixeira, Sérgio Habibe e do próprio Tácito Borralho.

Para prevenir
Sindicatos de servidores públicos aposentados e pensionistas têm mantido troca diária de informações, buscando uma estratégia que levarão à Presidência da República e ao Congresso Nacional. Tratam da inexistência e necessária criação de um fundo de reserva. Querem evitar que, em breve, sejam atingidos pelo não pagamento em consequência da profunda crise financeira dos Estados.

Viagem na leitura
Os estudantes que participarão do próximo vestibular da Universidade Estadual do Maranhão já podem viajar na leitura. Os nomes das três obras literárias de domínio obrigatório para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2020) foram anunciados pela Assessoria de Concursos e Seletivos da Reitoria. As obras são “Libertinagem”, de Manuel Bandeira, “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manoel Antonio Almeida, e “Verão no Aquário”, de Lygia Fagundes Telles.

TRIVIAL VARIADO
Teresa Martins espera encerrar hoje a entrega das camisetas-convites para o bailinho “Aleluia, Aleluia”, que acontece sábado, a partir das 17h, na Oak Wine. As cantoras Negra Jane e Flávia Bittencourt são duas presenças confirmadas no palco.

Vale destacar que além de blocos tradicionais e baterias de escola de samba, também estarão na programação musical Pepê Junior e sua banda, os vocalistas do Grupo Vamu de Samba e a Banda Reviver, para relembrar os antigos bailes de Aleluia.

Escaparam por um triz. As 16 estátuas de cobre que ornavam a flecha de Notre-Dame, consumida pelas chamas na segunda-feira, haviam sido removidas para restauração dias antes do incêndio em Paris.

Hoje é dia de festejar uma grande amiga. Tiana Gomes Pereira, que forma com o empresário Clorisval Gomes Pereira um dos casais de grande charme e simpatia de nossa sociedade, está mudando de idade.

A censura do Supremo Tribunal Federal à notícia que envolve seu presidente, ministro Dias Toffoli, desconhece a existência das redes sociais e seus milhares de links. Retirar a reportagem de uma ou duas revistas não tem mais efeito.

DE RELANCE

Plataformas digitais
O problema da competição das plataformas digitais, algo semelhante ao que ocorreu com o setor de transporte, tem inspirado providências por parte dos hoteleiros, como ocorreu em Caldas Novas, Minas Gerais, onde houve regulamentação em legislação municipal. Lideranças do setor lamentam a concorrência considerada desleal, uma vez que os hoteleiros queixam-se de pesada carga tributária de cerca de 40%, enquanto as plataformas digitais estão atuando sem regulamentação. Os riscos para o consumidor estão também entre as preocupações dos hoteleiros, uma vez que ocorrências de turismo sexual e outras ameaças de ilicitudes não são fiscalizadas pelo Ministério Público nos acordos de hospedagem no modelo digital informal.

Indulto pascoal
A justiça maranhense concedeu a saída temporária para a Páscoa a 735 detentos de regime semiaberto do sistema prisional, segundo decisão da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís. Do total de presos constantes da relação, 303 estão recebendo o benefício pela primeira vez e passarão o período utilizando tornozeleiras eletrônicas. A saída dos beneficiados começou ontem, devendo os internos retornar aos estabelecimentos prisionais até o fim da tarde da próxima terça-feira.

Em Brasília
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Othelino Neto, cumpriu extensa agenda de trabalho em Brasília, como presidente do Colegiado do ParlaNordeste. O parlamentar entregou a “Carta São Luís”, que oficializa o posicionamento do Colegiado sobre a reforma da Previdência, o Pacto Federativo e o fortalecimento do Banco do Nordeste aos presidentes da Câmara e do Senado Federal.

Campanha de alerta
Uma campanha deflagrada pela Sociedade Brasileira de Imunizações pretende conscientizar os brasileiros quanto à prevenção da meningite. O pré-lançamento aconteceu ontem, durante o IV Workshop SBIm para Jornalistas. O evento é uma contribuição da entidade para o Dia Mundial de Combate à Meningite: 24 de abril. A meningite é uma doença temida pela população devido à alta letalidade e, em parte, à desinformação. Apesar disso, à adesão às vacinas disponibilizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde é aquém da esperada.

Só as Antigas
O cantor Bell Marques volta a se apresentar em São Luís neste sábado, durante evento no Multicenter Sebrae. O show do baiano integra a turnê “Bell Marques – Só as Antigas”, com repertório de clássicos da trajetória do artista e a participação da banda É o Tchan e do cantor Dilsinho. A estrutura é avantajada. No Espaço Gold, por exemplo, a produtora montará o “4Mãos Experience”, com mais de dez empresas parceiras. A ideia é oferecer serviços diferenciados, seguindo o padrão dos camarotes mais prestigiados do Brasil. O palco incluirá uma passarela para a performance dos vocalistas durante as apresentações.

Curso rápido
Na batalha das palavras em torno da reforma da Previdência, a oposição está vencendo. São poucos os deputados federais governistas que dominam o tema com profundidade. Os que conhecem, mesmo que superficialmente, temem sucumbir diante da artilharia adversária. O Palácio do Planalto precisa organizar um curso rápido de tiro verbal ao alvo.

Cinquentenário
A Procuradoria Geral do Estado do Maranhão completa, este ano, 50 anos de existência. Criada em 28 de novembro de 1969, a instituição trabalha na defesa do patrimônio público, sendo o órgão de assistência jurídica na defesa e representação judicial do Estado do Maranhão. Para celebrar os 50 anos, o Centro de Estudos e o Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado elaboraram uma vasta programação de eventos, a ser executada ao longo do ano até a data de aniversário.

Para escrever na pedra:
“Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água.” De B. Franklin

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.