Artigo

Enfim, o buraco negro

José Ewerton Neto, Autor de “O ofício de matar suicidas”. ewerton.neto@hotmil.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

PENSO, LOGO EXISTO, sentenciou o filósofo Descartes séculos atrás, pretendendo eliminar essa dúvida crucial da espécie humana. Apesar disso, a dúvida permanece, tanto assim que, mesmo respirando, comendo ou guerreando entre si, o ser humano continua a duvidar da própria existência: “Será existência isso daí?” “Tem certeza mesmo de que não existe coisa melhor?”

O fato é que a ciência avançou muito depois de Descartes e, se não conseguiu provar a existência humana provou, há poucos dias, a existência do Buraco-Negro. “FUI FOTOGRAFADO, LOGO EXISTO”, poderia dizer agora um buraco-negro se tivesse as mesmas dúvidas existenciais dos seres humanos.

O buraco-negro, como se sabe, são concentrações absurdíssimas de matéria que curvam o espaço-tempo e sugam tudo o que existe ao redor, inclusive a própria luz. Com isso, é impossível saber o que existe em seu interior, colocando em polvorosa o nosso pobre conceito de existência.

Como era de se esperar a divulgação repetida de uma façanha monumental como essa teria de ter consequências em nosso país:

1.A turma “politicamente correta” do Congresso já se pôs em estado de alerta. Uma comissão de parlamentares, tendo à frente Gleisi Hoffman com orientação do PT, vai propor que se mude a atual terminologia, pelo menos no Brasil, trocando o nome de Buraco Negro para Buraco de Qualquer Coisa. Acreditam que a denominação atual tem conotação racista.

2.Sabedores de que os telescópios colocados à disposição dos cientistas alcançaram uma precisão equivalente à de captar imagens de uma moeda na superfície da lua, alguns empresários e políticos - que não podem ouvir falar em moeda sem se assanhar - proporão a instalação de um telescópio dessa envergadura na base de Alcântara com o objetivo de descobrir ouro em qualquer parte dos confins do universo. Estão certos de que fora da Terra a Lava-Jato não terá como aporrinhar.

3. Religiosos de uma recém-inaugurada igreja chegaram à conclusão de que nem as almas resistem à formidável sucção promovida pela atração gravitacional dos buracos-negros. Generosos, conceberam a ideia de desenvolver um Curso de Blindagem de Almas para que, após a morte, ninguém corra o risco de desaparecer, mesmo em espírito. Obs. As sessões de curso/reza poderão ser pagas com cartão de crédito.

4. Nas redes sociais, tão logo surgiu a notícia do buraco negro fotografado, grupos de internautas começaram a sugerir que o ônibus interespacial que levará, em breve, Justin Bibier e Leonardo di Caprio a uma viagem turística no espaço, estenda sua viagem por mais alguns milhões de quilômetros de anos-luz e passe perto do buraco-negro. Obs: Já tem gente no Brasil sugerindo que o ônibus leve também o Luan Santana.

5. Antecipando-se, uma escola de samba carioca anunciou como enredo para o próximo Carnaval seu desfile com o tema: “Brasileira Também é Boa de Buraco Negro”, homenageando a cientista brasileira que fez parte da equipe de cientistas. A única preocupação, por enquanto, fica por conta do tamanho do fio dental que as bailarinas usarão, para não suscitar interpretações maliciosas em relação ao tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.