Segurança

Assassinatos no Brasil caem 25% com Jair Bolsonaro

Comparativo entre janeiro e fevereiro de 2018 e 2019 revela queda acentuada no número de homicídios

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Atuação de Sergio Moro no Ceará ajudou a diminuir números de homicídios no estado
Atuação de Sergio Moro no Ceará ajudou a diminuir números de homicídios no estado (Bolsonaro Moro)

Entre janeiro e fevereiro de 2018 foram assassinadas 9.094 pessoas no Brasil. No mesmo período deste ano, após a posse de Jair Bolsonaro, foram 6.856. O número representa uma queda de 25%.

A queda nos números foi puxada pelos estados do Nordeste, principalmente o Ceará. A queda registrada foi de incríveis 58%. Não por coincidência, foi no estado onde se viu mais presente a atuação do governo Bolsonaro. No início deste ano a crise na segurança pública, desencadeada por facções criminosas, foi considerada o primeiro teste de fogo do ministro da Justiça Sergio Moro.

Os números que comprovam a diminuição no número de mortes são do Índice Nacional de Homicídios, criado pelo G1. Foram contabilizados dados de todo o Brasil, excetuando-se o Paraná. O governo do estado informa que os números de janeiro e fevereiro ainda estão sendo tabulados para posterior divulgação.

Os dados do G1 revelam que quatro estados apresentaram uma redução superior a 30% e que apenas dois estados (Amazonas e Rondônia) tiveram aumento no número de mortes violentas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.