COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
UMA DAS MAIS experientes e prestigiadas dermatologistas de São Luís, a dra Yone Azevedo (viúva do também médico Manoel Azevedo, o saudoso Manolo) completa 80 anos na próxima sexta-feira, 19. Mas iniciou as comemorações saboreando, com suas filhas Isabela, Milenne e Gabriela os deliciosos quitutes preparados pela Chef Abadia Castelo Branco Oliveira, com elas na foto
UMA DAS MAIS experientes e prestigiadas dermatologistas de São Luís, a dra Yone Azevedo (viúva do também médico Manoel Azevedo, o saudoso Manolo) completa 80 anos na próxima sexta-feira, 19. Mas iniciou as comemorações saboreando, com suas filhas Isabela, Milenne e Gabriela os deliciosos quitutes preparados pela Chef Abadia Castelo Branco Oliveira, com elas na foto
TODA SEMANA elas se reúnem para colocar as conversas em dia e comemorar as datas importantes de cada uma. Mas o último encontro – um almoço no Romero – teve como motivação a Páscoa, com um encontro solidário para arrecadar fraldas para o grupo “Amor incondicional”. São elas: Ana Paula Barros, Ana Elvira Buhatem, Flávia Léda, Thatiana Bandeira, Rose Medeiros, Cida Valadão, Lígia Silva, Melina Sereno Fernandes e a única ausente do dia, Ana Lúcia Albuquerque
TODA SEMANA elas se reúnem para colocar as conversas em dia e comemorar as datas importantes de cada uma. Mas o último encontro – um almoço no Romero – teve como motivação a Páscoa, com um encontro solidário para arrecadar fraldas para o grupo “Amor incondicional”. São elas: Ana Paula Barros, Ana Elvira Buhatem, Flávia Léda, Thatiana Bandeira, Rose Medeiros, Cida Valadão, Lígia Silva, Melina Sereno Fernandes e a única ausente do dia, Ana Lúcia Albuquerque

Uma saudade
Sou de uma família simples que veio da pequena cidade de Presidente Dutra para viver nesta Capital. Quando aqui chegamos, há meio século, éramos 10 irmãos, mais o meu pai e a minha mãe.
Meu pai e minha mãe foram na frente. Agora, seus filhos estão na estrada de luz que mais cedo ou mais tarde os conduzirá ao encontro deles no plano superior. Primeiro foi o mais novo. Depois, a mais velha. Na semana passada foi o quinto, que tinha o mesmo nome do nosso pai: Geraldo Holanda Filho.
Acometido de um câncer no pulmão, sofreu muito nos últimos meses. Na sexta-feira, dia 12, descansou, deixando em todos nós – agora reduzidos a sete irmãos – uma saudade que nunca vai passar.

Uma missa
Saudade de quem a gente ama é algo que dói e nunca acaba. Resta-nos, como católicos apostólicos romanos que somos, seguir os ritos da Igreja e rezar pela alma dele.
Amanhã, quinta-feira, mandaremos celebrar a Missa de Sétimo Dia de seu falecimento, às 10h, na Igreja Jesus O Bom Pastor, no Renascença I, em frente a Praça Viva Renascença.
Seus irmãos Nazi, Rialdo, Nacor, Antonio, Clores, Glorinha e eu estaremos ao lado da viúva, Ana Jacy do Egito Holanda, dos filhos Geraldo Neto, Lucas e Rafaela e do neto Davi, para fazer preces em memória do nosso amado Geraldo Holanda Filho e receber o carinho dos amigos que puderem comparecer a esse ato de fé e piedade cristã.

Almoço de Páscoa
O Blue Tree Towers vai receber as famílias para o tradicional almoço de Páscoa, no próximo domingo, com um menu especialmente elaborado para a data cristã. O cardápio terá manjares como bastonetes de legumes vestidos com berinjela braseada, tapenade de azeitonas pretas, campanha com camarão seco e outros pratos. Quem for ao restaurante do hotel comandado por Jacira Haickel, também poderá desfrutar do café da manhã temático na mesma data.

Flávia Correia aqui
Radicada atualmente em Nova York, nos Estados Unidos, depois de uma longa temporada de estudos na Bielorrússia, a cantora lírica maranhense Flávia Correia está passando férias em São Luís.
Ontem a artista internacional visitou a redação de O Estado, falou de suas conquistas, seus projetos no cinema e na música e de sua atuação naquele país.
Em New Jersey, Flávia é professora de canto em três idiomas – português, espanhol e inglês.

Circo no Aldenora
Um grupo de artistas do Circo Americano, armado no estacionamento do São Luís Shopping, fará, na manhã de hoje, uma visita especial a pacientes do Hospital Aldenora Bello, na área da Pediatria.
A trupe chegará com mágicos, palhaços, equilibristas e outros personagens do mundo circense.
É uma maneira de levar alegria a quem não pode se deslocar para ir até o circo assistir às apresentações.

Aleluia em ritmo festivo
Com a aproximação do sábado de Aleluia cresce a expectativa de um charmoso grupo de nossa sociedade que vai se reunir nos salões e jardins da casa de vinhos e restaurante Oak Wine, de Demócrito Silva, para uma festa diferente: o bailinho “Aleluia, Aleluia”, com a participação de grandes grupos musicais do Carnaval maranhense e artistas de prestígio internacional, a partir das 17h, com todos os convidados usando uma linda camiseta criada especialmente para essa tarde/noite de folia e alegria.

TRIVIAL VARIADO

Há 13 mil lojas lotéricas no País, que geram 70 mil empregos diretos e atendem a 120 milhões de pessoas. Números suficientes para motivar a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Lotéricos, formada por 207 deputados federais e seis senadores, todos em busca de apoios.

No fim do ano, vamos registrar os resultados de uma reforma da Previdência nada mais do que tímida e inóqua. Quanto à falta de dinheiro para pagar aposentadorias e pensões, continuará devastando
o Tesouro Nacional.

Parlamentares, que se deixam levar por uma minoria, são desprovidos de qualquer capacidade para avaliar o futuro da Previdência. Alguns, não acreditando na evidência dos números, estão dispostos a acender um palito de fósforo para ver se tem gasolina no tonel.

O que de mais lamentável pode ocorrer a um município, Estado ou País é constatar que seus dirigentes não têm preocupação com o juízo que a população faz sobre eles.

Levantamento da Agência Estado aponta que,em três meses e meio de presidência de Jair Bolsonaro (PSL), o Supremo Tribunal Federal foi acionado ao menos 24 vezes para barrar medidas do Palácio do Planalto.

Tome nota: o medicamento Spiranza, usado por pacientes com Atrofia Muscular Espinhal, será incluído na lista do SUS. A cerimônia de assinatura pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, está marcada para o dia 24.

Depois de crescer vertiginosamente nos últimos anos, o percentual de americanos adultos, usuários de mídias sociais em aplicativos e websites está praticamente estagnado desde 2018. A revelação é do Pew Research Center.

A lei tem os remédios jurídicos para punir quem divulga informações falsas. Censura prévia, como está fazendo o STF, é retrocesso inaceitável numa sociedade democrática.

DE RELANCE

Teto para Lei Rouanet
O limite de R$ 1 milhão por projeto da Lei Rouanet, determinado pelo presidente Jair Bolsonaro, tem o mérito de focar o incentivo em quem realmente precisa. Mas tem um efeito colateral indesejado. Pode quebrar museus e fundações que têm programações anuais e que dependem de projetos incentivados para se manter. A tentativa agora é de convencer o presidente a aumentar esse teto, mesmo que com regras mais rígidas. Há integrantes do governo, que não querem se identificar, dizendo e, em Brasília, que “a pastinha com o decreto está pra lá e pra cá, sem ser enviada para a publicação”, numa alusão ao esforço para aumentar o limite.

Teto para Lei Rouanet 2
A propósito: a Lei Rouanet foi criada para conceder incentivos fiscais às empresas que destinem parte de seus impostos para a cultura. Com o tempo, ela foi se desvirtuado e sendo usada por quem não precisa. Grandes espetáculos e artistas que cobram ingressos caros passaram a se beneficiar da ajuda pública. A intenção do governo de melhorar a lei é positiva e necessária. Mas é preciso ter cuidado. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Festa da Páscoa
A Academia Viva Água (Renascença II) promove, nesta quarta-feira, sua tradicional “Festa da Páscoa”, evento lúdico e cheio de significados com a participação de alunos, professores, funcionários e convidados. A programação, que acontecerá nos turnos matutino e vespertino, incluirá contação de histórias, pintura de ovos, atividades recreativas e lanche coletivo. A atividade tem na coordenação geral a professora Denise Araújo, proprietária da academia.

Cada um no seu lugar
Enquanto o MEC perdeu cem dias nas mãos de um ministro despreparado, prejudicando 45 milhões de alunos, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) defende urgência para o projeto que regulamenta o ensino em casa. Segundo a ministra, 20 mil famílias têm interesse no assunto.

Justa homenagem em Caxias
A juíza Marcela Santana Lobo recebeu o título de Cidadã Caxiense das mãos do presidente da Câmara Municipal de Caxias, Antônio José Bittencourt de Albuquerque, o Catulé. Desde 2014, a magistrada vem prestando relevantes serviços em prol da comunidade caxiense, onde atua com rigor punindo crimes relacionados à violência doméstica contra mulher, crianças e adolescentes.

Rumo ao subsolo do poço
Não adiantou o esforço e a competência do ministro da Economia, Paulo Guedes. O rombo previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 irá a 124 bilhões e 100 milhões de reais. Será o sétimo consecutivo, marcando a trajetória de desarranjos fiscais e determinando o crescimento da dívida pública. No orçamento de 2019, faltarão 110 bilhões para fechar as contas.

Mordida amarga
A Associação Comercial de São Paulo é uma das poucas instituições do País que se dedica a pesquisar sobre temas de interesse público e com coragem de divulgar os resultados. Exemplo: ao comprar um ovo de Páscoa de 40 reais, o consumidor paga 24 reais e 58 centavos pelo produto. Os demais 15 reais e 42 centavos são impostos.

Contrações em São Luís
O premiado espetáculo Contrações, com Débora Falabella e Yara de Novaes, chega a São Luís em junho. Sucesso absoluto de crítica e de público, a versão do Grupo 3 de Teatro para Contrações, do dramaturgo inglês Mike Bartlett, estará no Teatro Arthur Azevedo, nos dias 8 e 9 de junho, realizando apresentações sábado às 20h e domingo às 19h. Com direção de Grace Passô, o espetáculo conquistou os prêmios APCA, APTR, Questão de Crítica e Aplauso Brasil.

Para escrever na pedra:
“Em Brasília ninguém é culpado e todos são cúmplices”. Do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.