Copa do Brasil

Na Vila Belmiro, Santos e Vasco fazem clássico da quarta fase

O Peixe vem embalado pela vitória de 3 a 0 sobre o Atlético-GO, que garantiu a presença nesta etapa do torneio

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Jorge Sampaoli em treino do Peixe no CT Rei Pelé
Jorge Sampaoli em treino do Peixe no CT Rei Pelé (SAMPAOLI SANTOS )

Santos - No clássico da quarta fase da Copa do Brasil, Santos e Vasco fazem o confronto de ida nesta quarta-feira, às 19h15(de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos (SP). Os dois times chegam para este duelo de maneira distinta. O Peixe vem embalado pela vitória de 3 a 0 sobre o Atlético-GO, que garantiu a presença nesta etapa do torneio mesmo depois de uma derrota por 1 a 0 em Goiás. Já o Cruz-Maltino vem abalado pela derrota de 2 a 0 para o Flamengo no domingo, no primeiro confronto da decisão do Campeonato Carioca. Na fase anterior do mata-mata o time da Colina despachou o Avaí, ganhando por 3 a 2 no Rio de Janeiro e por 1 a 0 em Santa Catarina.

Alberto Valentim, treinador do Vasco, vem tentando trabalhar o aspecto psicológico dos jogadores, uma vez que um novo fiasco pode acabar tumultuando de vez a temporada. Há quem diga que ele pode ser demitido no caso de uma derrota.

"Nós treinadores sofremos sempre a pressão por resultados quando trabalhamos em um clube de ponta e no Vasco isso não é diferente. Mas precisamos de tranquilidade neste momento para trabalharmos as melhores formas de encararmos essas duas decisões que teremos pela frente. O Santos é um time qualificado e temos que pensar com calma e ver com quais jogadores vamos poder contar", disse Valentim.

O ambiente vascaíno contrasta com o santista. Os comandados do argentino Jorge Sampaoli estão mais leves após eliminarem o Atlético-GO. "O ambiente está bom, com todos se cumprimentando e apoiando para que a gente consiga fazer mais um bom jogo", disse o atacante Rodrygo.

Equilíbrio

O Santos, porém, prevê um duelo equilibrado. "Será um duelo muito complicado, pois são duas equipes grandes do futebol brasileiro. Teremos a vantagem de jogar o primeiro duelo em casa. Na quinta reencontramos com o nosso torcedor na Vila e esperamos que contra o Vasco eles possam estar nos apoiando mais uma vez. Nossa torcida fará muita diferença na busca por uma vantagem na ida, pois sabemos que a partida de volta será difícil", afirmou o meia Jean Mota.

O equilíbrio esperado por Jean Mota pode se confirmar se o Vasco conseguir colocar sua estratégia em prática. "Muita coisa pode encaminhar a classificação. A gente tem que ter tranquilidade e confiança. Temos que ter posse de bola e saber lidar com as características do jogo", analisou o lateral-direito Yago Pikachu.

Em termos de escalação, o Santos tem apenas uma alteração em relação à formação que eliminou o Atlético-GO. O zagueiro Gustavo Henrique volta ao time titular depois de cumprir suspensão. Lucas Veríssimo perdeu a vaga. Everson foi mantido no gol, com Vanderlei ficando como opção no banco de reservas.

O Vasco, por sua vez, só terá a escalação revelada minutos antes do confronto. O duelo de volta entre as duas equipes está marcado para a quarta-feira da próxima semana em São Januário, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

SANTOS-SP X VASCO-RJ

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 17 de abril de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 19h15(de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)

SANTOS: Everson, Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Diego Pituca; Alison, Carlos Sánchez e Jean Mota; Rodrygo, Soteldo e Derlis González
Técnico: Jorge Sampaoli

VASCO: Fernando Miguel, Raúl Cáceres, Werley, Leandro Castán e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Bruno César e Yago Pikachu; Marrony e Maxi López
Técnico: Alberto Valentim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.