Novo mandato

Israel: Netanyahu obtém respaldo parlamentar para formar novo governo

Anúncio do presidente do país abre caminho para quinto mandato do premier; Netanyahu disse que pretende compor uma coalizão com cinco partidos de extrema direita, direita e de judeus ultraortodoxos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que caminha para o quinto mandato
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que caminha para o quinto mandato (Reuters)

JERUSALÉM - O presidente de Israel, Reuven Rivlin, disse ontem, 16, que a maioria dos membros do Parlamento o aconselhou a permitir que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu forme um novo governo diante dos resultados da eleição de 9 de abril, na prática garantindo a nomeação do premier para mais um mandato, o quinto.

No cargo há uma década, Netanyahu conquistou o novo mandato apesar do anúncio feito em fevereiro pelo procurador-geral de Israel, Avichai Mandelblit, de que planeja acusá-lo formalmente em três investigações por corrupção. Netanyahu nega qualquer irregularidade.

Pela lei, o presidente tem que escolher um líder partidário que julgue ter a melhor perspectiva de montar uma coalizão governista. Ele anunciará formalmente o escolhido na quarta-feira.

Em comentários divulgados ontem, o segundo dia das consultas públicas de Rivlin com partidos políticos a respeito de suas preferências para premier, ele disse que Netanyahu "agora tem uma maioria de membros do Knesset (o Parlamento israelense)" a seu favor. "Qualquer espaço de manobra que eu tinha foi efetivamente retirado neste momento", afirmou.

A nomeação de Netanyahu se tornou uma mera formalidade depois que seu partido de direita Likud conquistou o maior número de cadeiras parlamentares na votação da semana passada e seu principal rival, o político de centro Benny Gantz, reconheceu a derrota.

Coalizão

Netanyahu disse que pretende compor uma coalizão com cinco partidos de extrema direita, direita e de judeus ultraortodoxos, que dariam 65 assentos a um governo liderado pelo Likud, quatro a mais do que dispões o seu atual governo em fim de mandato.

Representantes de todas estas siglas disseram a Rivlin nas reuniões, transmitidas ao vivo pela internet, que recomendam Netanyahu.

Gantz, ex-chefe militar cujo partido Azul e Branco conseguiu 35 assentos parlamentares, provavelmente será o próximo da fila para montar um governo se Netanyahu não o fizer até 42 dias depois de ser escolhido por Rivlin.

Netanyahu não é legalmente obrigado a renunciar se for denunciado à Justiça pela Procuradoria. Ele ainda pode refutar a acusação em uma audiência pré-julgamento cuja data ainda não foi marcada.

O líder israelense deve ser tornar o premiê mais longevo da história do país em julho, superando David Ben-Gurion, o primeiro chefe de governo de Israel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.