Comemoração

Aniversário de 123 anos de Codó tem ações da TV Mirante

Emissora, em parceria com a prefeitura, ofereceu dezenas de serviços gratuitos em saúde, cidadania e atividades de lazer e recreação para a população codoense, abrilhantando ainda mais a festa de aniversário do município

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Diversas ações foram realizadas para a população de Codó pela TV Mirante e a gestão municipal
Diversas ações foram realizadas para a população de Codó pela TV Mirante e a gestão municipal (Divulgação)

CODÓ - A TV Mirante, em parceria com a gestão municipal de Codó, e em comemoração aos 123 anos de emancipação política da cidade, distante mais de 300 quilômetros de São Luís, realizou, durante todo o dia de ontem,16, na Praça Ferreira Baima, mais uma ação de ativação comunitária, a Arena Saúde. Serviços de atendimento em saúde, cidadania e atividade de lazer e recreação contribuíram para a festa de aniversário do município.

O dia começou com um café da manhã e seguiu com o oferecimento de vários atendimentos gratuitos de saúde, além de diversas atividades durante todo o dia. Segundo a diretora de Programação da TV Mirante, Viviane de Paula, a iniciativa é mais uma forma de aproximar a emissora, que leva informação há duas décadas para Codó, da população telespectadora.

“A TV Mirante está presente todos os dias na vida da população maranhense e não poderia deixar de estar presente em um momento tão especial como esse, no aniversário de Codó. A prefeitura da cidade e a TV Mirante se reuniram para oferecer um dia inteiro de serviços de saúde gratuito, assim como ações de cidadania e recreação para as crianças”, enfatizou.

A parceria entre a gestão do município e a emissora possibilitou à população atendimentos médicos nas áreas de clínica geral, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia; exames como preventivo ginecológico, ultrassonografia geral e de gestante e mamografia, além de teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação, distribuição de remédios da farmácia básica e orientações acerca da saúde bucal, como aplicação de flúor, escovação assistida e distribuição de kits de higiene bucal.

“É um compromisso da TV Mirante ter de sair do vídeo e encontrar o telespectador que todos os dias dá audiência à emissora. Ou seja, faz parte do papel da emissora se fazer presente na vida do cidadão, oferecendo esse tipo de serviço”, completou Viviane de Paula.

Para completar o dia de festa, os serviços de cidadania possibilitaram que a população recebesse Carteira Nacional de Saúde, atendimento relacionado a programas sociais (como o Bolsa Família), realização de cadastro do NIS, retirada de carteira do idoso e assessoria jurídica, além de diversas atividades esportivas e de recreação infantil e corte de cabelo gratuito.

Saiba mais

O município de Codó é conhecido como 'terra dos pais de santo' devido ao grande número - cerca de 300 - de terreiros de umbanda, embora mais de 90% de sua população se declare católica.

O povoado de Codó, como era até 15 de abril de 1896, foi elevado à categoria de cidade no dia 16 de abril do mesmo ano, após sansão do então governador, Alfredo da Cunha Martins.

No período colonial, Codó destacou-se pela produção de algodão, tendo êxito na participação do processo de industrialização do Maranhão. A primeira indústria do município foi construída em 1892 e chamava-se Companhia Manufatureira e Agrícola. Atualmente, o município baseia sua economia na produção agrícola de arroz, mandioca, milho e feijão, produtos quais contribuem para riqueza do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.