Maranhão

TCE registra 99% de entrega de prestação de contas de Prefeituras e Câmaras Municipais

Com novo sistema, apenas três prefeituras deixaram de presentar suas prestações de contas anuais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Tribunal de Contas do estado registrou inadimplência quase zero na entrega da prestação de contas do exercício financeiro de 2018
Tribunal de Contas do estado registrou inadimplência quase zero na entrega da prestação de contas do exercício financeiro de 2018 (TCE-MA)

No segundo ano de adoção do sistema de prestação de contas em meio digital, apenas três prefeituras deixaram de cumprir a obrigação constitucional. O número, que corresponde a mais de 99% de adimplência mesmo com número maior de exigências feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Dessa vez, os gestores públicos precisaram fazer remessas mensais de execução orçamentária (desde janeiro do ano passado), além das folhas de pagamento de prefeituras e câmaras (partir de agosto). Essas novas obrigações se somaram às antigas exigências legais dos sistemas IEGM (efetividade municipal), Finger (Lei de Responsabilidade Fiscal), Sacop (contratações públicas) e Siger (cadastro de gestores).

Na avaliação do presidente do TCE, conselheiro Nonato Lago, a resposta positiva dos gestores reflete o bom nível de diálogo mantido entre a instituição e seus fiscalizados.

“O TCE tem buscado maior integração com gestores e contadores públicos para que as ferramentas sejam trabalhadas conjuntamente de forma a atender tanto o controle externo quanto controle interno e social”, avalia o conselheiro.

Nesse contexto, diz ele, o engajamento das equipes municipais de contadores, controladores e gestores foi essencial para o sucesso da PCA 2019. Segundo o conselheiro, há uma crescente preocupação dos gestores municipais em atender não só ao TCE, mas toda a sociedade no que se refere à transparência e eficiência da gestão.

“Em boa medida, isso é resultante do esforço empreendido pelos TCs no plano nacional para atuar como um parceiro da gestão pública, contribuindo para seu aperfeiçoamento por meio de ações preventivas e pedagógicas”, observa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.