COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
MILHARES de fotos foram postadas ontem nas redes sociais tendo a Catedral de Notre-Dame como cortina de fundo. Quem visita Paris, guarda um registro assim, como este do médico oftalmologista de referência, Fábio Lúcio Santos, registrada há poucos dias
MILHARES de fotos foram postadas ontem nas redes sociais tendo a Catedral de Notre-Dame como cortina de fundo. Quem visita Paris, guarda um registro assim, como este do médico oftalmologista de referência, Fábio Lúcio Santos, registrada há poucos dias
A FIABCI Brasil, Federação Internacional da Profissões Imobiliárias realizou, semana passada, na cidade de São Paulo, reunião plenária para eleição da diretoria para o período 2019/2020. Na foto, Basílio Jafet, presidente do SECOVI-SP com os diretores eleitos: Sérgio Porto, o maranhense Francisco Rocha, Rodrigo Luna como vice-presidente, José Romeu Ferraz, presidente, e Marco Antônio Demartine
A FIABCI Brasil, Federação Internacional da Profissões Imobiliárias realizou, semana passada, na cidade de São Paulo, reunião plenária para eleição da diretoria para o período 2019/2020. Na foto, Basílio Jafet, presidente do SECOVI-SP com os diretores eleitos: Sérgio Porto, o maranhense Francisco Rocha, Rodrigo Luna como vice-presidente, José Romeu Ferraz, presidente, e Marco Antônio Demartine

Paris em chamas
Para quem ama Paris e seus monumentos, esta semana começou amarga com o incêndio na Catedral de Notre-Dame que, para mim, é a alma de Paris. Um pouco como uma avó que, sentada tranquilamente num sofá confortável, observa a família dela com carinho e uma aura protetora.
Notre-Dame foi testemunha de tantas revoluções, de tantos atos de amor, de alegrias e de tristezas, da presença de cristãos do mundo inteiro que ali vão para meditar e para rezar, de amantes de arte e de arquitetura ou simplesmente de curiosos que viajam até Paris e não podem perder a oportunidade de vê-la e admirá-la. É, em resumo, um lugar que reúne todas as pessoas.
É impossível não se emocionar ao assistir ao espetáculo da beleza desta catedral. Também é impossível não chorar ao ver um dos símbolos mais emblemáticos da Paris eterna sendo transformado em cinzas.

Paris em chamas 2
Junto com o incêndio que destruiu a Catedral de Notre-Dame foi transformado em cinzas o seu acervo de relíquias importantes, entre obras de artes e objetos da história da humanidade.
Na Catedral de Notre-Dame estava guardada aquela que se acredita ser uma das mais importantes relíquias da cristandade: os fragmentos da coroa de espinhos com a qual Cristo foi coroado pelos soldados romanos.
A relíquia é apresentada aos fiés a cada primeira sexta-feira do mês, às 15h, e na Sexta-Feira Santa, das 10h às 17h. Os fragmentos da coroa estão guardados desde 1896 dentro de um tubo de cristal e de ouro na coroa de espinhos.
Além do fragmento da verdadeira cruz de Cristo e o prego sagrado, além de esculturas, como a Pietà dans le Choeur (feita antes da obra consagrada de Michelangelo), a imagem de Joana D’Arc e a Galeria dos Reis, composta por 28 estátuas de 3,50 metros de altura cada, representando figuras do Antigo Testamento e monarcas franceses.

Paris em chamas 3
Na geografia única de Paris, Notre-Dame é um dos eixos de orientação. A Catedral também foi palco de eventos que marcaram a história, como a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador do país, em 1804, e a beatificação de Joana D’Arc, em 1909.
Inaugurada no século 12, a catedral de Notre-Dame ficou conhecida no mundo todo por causa de um livro, “Notre-Dame de Paris”, publicado em 1831, por Victor Hugo.
O enredo se passa em 1482, no fim da Idade Média, e conta a história de Quasímodo, corcunda que vive recluso na catedral, por sofrer preconceito devido à sua aparência física. Ele se apaixona pela bela cigana Esmeralda, que também desperta o interesse do arcebispo Frollo, o que dá início a uma trágica disputa entre os dois.

Aleluia, Aleluia
Na sociedade maranhense é só o que se fala: o bailinho “Aleluia, Aleluia”, dia 20, a partir das 17h, na Oak Wine.
Teresa Martins, que coordena a lista de convidados, continua fazendo a entrega das belíssimas camisetas-convites, de uso obrigatório para acesso à festa.
Gera grande expectativa com relação às atrações musicais. Sabe-se que será do mais alto padrão para agitar os convidados.

Nova opção e um novo sabor
O restaurante L´Itália in Távola, referência em comida italiana em São Luís, passará por um novo momento a partir desta quinzena. As novidades da casa gastronômica, comandada pelo chef Daniel Perandini, serão anunciadas no próximo dia 23, em evento para convidados. Entre os diferenciais do espaço localizado na Avenida dos Holandeses, está um novo menu executivo, que será apresentado na ocasião.

TRIVIAL VARIADO
O gaúcho Lupicínio Rodrigues pode se tornar, oficialmente, o patrono da música popular brasileira. O senador Lasier Martins (Pode-RS) protocolou um projeto propondo a homenagem na Comissão de Educação do Senado.

Entre os agrados de Bolsonaro aos caminhoneiros estão a promessa de acabar com os pardais nas rodovias e de ampliar de 20 para 40 o número de pontos para perda da carteira de motorista.

A dificuldade do ministro Paulo Guedes é fazer com que os integrantes do Senado e Câmara dos Deputados ouçam e entendam: “Economia é investimento, produção, distribuição e consumo. Sem obstáculos criados pelos governos.”
Frequentadores dominicais de supermercados encontraram-se ontem pela manhã na porta de um deles. Comentaram sobre o aumento já perceptível de preços. A melhor definição dada por um dos participantes do grupo: Zona do risco.

Pergunta que cabe em uma próxima pesquisa entre eleitores até 18 anos para se conhecer a temperatura: você pretende votar?

Em países sérios, a diplomação de candidatos eleitos vem acompanhada do compromisso de pôr ordem nas contas públicas, condição indispensável para a prática de juros baixos e crescimento sem inflação.

Aplicada com rigor, a Lei de Responsabilidade Fiscal dispensaria o famoso e repetido socorro da União a Estados, vitimados por desordens financeiras, como se vê agora.

Território livre para o crime: no ano passado, foi sancionada a lei que regulamentou a proteção de dados pessoais no país. Ficou no papel. Os vazamentos são escandalosos.

Quando entrará em debate o uso e abuso da prerrogativa autoconcedida pelos governos de impor a quantidade alarmante de impostos, taxas e contribuições?

O plenário do Senado vai decidir, na próxima semana, sobre a criação da CPI que pretende investigar os Tribunais Superiores. A Comissão de Constituição e Justiça deu parecer contrário.

DE RELANCE

Documentário “Bios” na TVN
Os assinantes da TVN já podem conferir no canal National Geographic (NatGeo) um episódio especial da produção original “Bios. Vidas que Marcaram a Sua”, que vai abordar a vida e trajetória de sucesso de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. Apresentado por Fabio Porchat o documentário aborda a vida e trajetória de sucesso de Maurício de Sousa mostrando passagens de sua vida pessoal desconhecidas do público. O especial de uma hora e meia têm histórias contadas pelo próprio Maurício, seus amigos próximos e sua família, que participaram da produção.

Inconstitucionalidade
Está marcado para 6 de junho o julgamento, no Supremo Tribunal Federal, da ação direta de inconstitucionalidade, proposta pelo PT, pelo PSB e pelo PC do B, que questiona dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Refere-se especificamente ao parágrafo 2º do artigo 23, que autoriza a redução de jornada e salário por um ente público quando os gastos com a folha ultrapassarem o teto estabelecido pela Lei. De acordo com as regras, na União os gastos com pessoal não podem ultrapassar 50 por cento da receita. O índice nos Estados e municípios é de 60 por cento.

Pós-graduação em dor
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre com dores crônicas. No Brasil, esse número equivale a 60 milhões de brasileiros. Considerando que a dor afeta a qualidade de vida das pessoas e causa prejuízos em vários aspectos da vida, se faz necessário aprofundar os conhecimentos sobre a dor para uma assistência integral aos pacientes com dores agudas e crônicas.

Pós-graduação em dor 2
E sempre antenada com as demandas da comunidade, a UNDB Centro Universitário ampliou sua oferta de cursos de especialização. A mais nova Pós-graduação da instituição de ensino é em Dor, voltada para profissionais da área da saúde. O curso conta com a coordenação da Profª Ma. Caroline Abdalla (MA) e da Profª Ma. Franciele de Meneck (SP). O curso se destina a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e outros profissionais de saúde que pretendem atuar no cuidado aos pacientes com dor.

A anistia aos partidos
Está no Senado o projeto de lei 1321/19 que dá autonomia aos dirigentes dos partidos autonomia para definir o prazo de duração dos mandatos dos membros dos seus órgãos partidários. O projeto contém uma aberração que mantem os cartórios partidários: permite que sejam mantidas comissões provisórias por mais oito anos. E anistia multas dos partidos que não aplicaram 5% dos recursos do Fundo Partidário em candidaturas femininas. O Senado ainda pode mudar este texto.

Manual de Cerimonial da UFMA
Autores do Manual de Cerimonial Universitário da UFMA, Natalino Salgado e Zefinha Bentivi, que assinam a obra em parceria com Francinete Louseiro e Aldy Filho, lançaram o livro em uma concorrida noite de autógrafos no Campus Centro, em Imperatriz. Marcaram presença, entre outros, os professores Marco Antônio Gehlen e sua esposa, Daniele Rotilli, Regysane Botelho, Marcos Fábio e Erli Carvalho.

Está desproporcional
Na batalha das palavras em torno da reforma da Previdência, a oposição está vencendo. São poucos os deputados federais governistas que dominam o tema com profundidade. Os que conhecem, mesmo que superficialmente, temem sucumbir diante da artilharia adversária. O Palácio do Planalto precisa organizar um curso rápido de tiro verbal ao alvo.

Para escrever na pedra:
“A violência, seja qual for a maneira como se manifesta, é sempre uma derrota”. De Jean-Paul Sartre (1905-1980), escritor francês, cuja morte completa 39 anos. Vencedor do Nobel de Literatura de 1964, ele recusou a distinção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.