Emap

Antaq confirma infração do Governo na transferência de recursos do Itaqui

Relatório da agência nacional foi encaminhado a Procuradoria Geral da República e mostra que a Emap cometeu infração ao transferir recursos do Porto do Itaqui para o governo estadual

Thiago Bastos/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Antaq encaminhou a PGR relatório com irregularidades cometidas pela Emap
Antaq encaminhou a PGR relatório com irregularidades cometidas pela Emap (Antaq)

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em documento encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR) no fim do ano passado e obtido por O Estado, confirmou que o Governo do Maranhão cometeu infração ao transferir recursos originalmente destinados à administração do Porto do Itaqui para os cofres públicos estaduais.

Segundo o órgão , mesmo sob recomendação de não realizar tal prática, o Executivo maranhense permaneceu cometendo infração, conforme cita decreto governamental de outubro do ano passado.

Sobre a atestação da Antaq, até o momento, o Governo do Maranhão ainda não se manifestou. Caso não haja correções no procedimento no futuro, o Governo Federal poderá solicitar a administração do terminal portuário, considerado uma das principais rotas da economia do Estado.

Nos últimos dias, para tentar amenizar a crise no setor, o Governo do Maranhão - capitaneado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) - decidiu investir em propagandas relacionadas a possíveis recordes no transporte e armazenamento de cargas do Porto do Itaqui. Nas redes sociais, o governador comunista prefere evitar o assunto Antaq.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.