Invasões de terra caem 4.200% com Bolsonaro

Número de invasões caiu de 43 para 1 nos primeiros meses do ano

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Invasões diminuíram entre 2018 e 2019
Invasões diminuíram entre 2018 e 2019 (MST)

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) divulgou dados que comprovam uma queda acentuada nas invasões de terra no país após a posse de Jair Bolsonaro. Nos primeiros cem dias do novo governo foi registrada apenas uma invasão de terra. No mesmo período do ano passado, o órgão registrou 43 invasões de propriedades.

O comparativo dos números mostra uma queda de 4.200% entre os dois períodos.

Jair Bolsonaro é um dos poucos políticos que milita publicamente pela criminalização dos grupos de extrema esquerda que promovem invasões de propriedades privadas. Pelo menos aparentemente, a postura de Bolsonaro ajudou a reduzir drasticamente as iniciativas de ocupação de terra.

O cancelamento de convênios entre o poder público e entidades e organizações não governamentais, frequentes nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), também é apontado como um dos determinantes na diminuição de invasões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.