OPINIÃO

Insegurança permanente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

No mês de março, a população de São Luís ficou amedrontada com a forte incidência de assaltos a coletivos que fazem a linha de transporte urbano da Região Metropolitana da Ilha. No dia 25 do mês passado, o passageiro Alexandro Dias Rodrigues, de 38 anos, foi assassinado por assaltantes com um tiro na cabeça. Segundo testemunhas, o passageiro tentou reagir a ação dos bandidos em um ônibus da empresa São Benedito, da linha Santa Clara. O crime ocorreu quando o coletivo se encontrava no bairro Monte Castelo.

Esse foi o caso mais trágico ocorrido no mês passado, em outros episódios, passageiros chegaram a ser agredidos pelos bandidos. Para tentar sanar a crise, o secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, anunciou que ações de fiscalização dentro do transporte público seriam intensificadas.
No entanto, apesar desse aparente comprometimento, ainda é preciso ações ainda mais enérgicas, pois a falta de segurança para quem precisa utilizar o transporte público ainda é, infelizmente, uma realidade constante.

Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transportes de São Luís (Set), essas ações estão cada vez mais parte da rotina dos passageiros e profissionais que atuam na área. Nos primeiros três meses do ano foram registrados 200 casos, uma média de 67 assaltos por mês. No mesmo período do ano passado, foram registradas 131 ocorrências e ao longo do ano foram registradas um total de 672 ações criminosas.

Dentro dessa estatística em 2019, percebe uma espiral crescente nas ações criminosas. No mês de janeiro foram registrados 56 casos, em fevereiro esse número subiu para 66 e em março, considerado o mais violento do ano em relação a esse tipo de crime, os números chegaram a 78 casos de roubos de coletivos na Ilha.

De acordo com os dados divulgados pelo SET, também foram identificados que os bairros Vila Itamar, Maranhão Novo, São Raimundo, Itaqui-Bacanga e Avenida dos Africanos são as principais rotas de assaltos a coletivos da capital maranhense.

Lamentavelmente, o mês de abril começou ainda com forte incidência desse tipo de crime, somente na quinta-feira última (11) foram registrados três assaltos a coletivos, dois ocorreram na zona rural de São Luís e o terceiro na Avenida dos Franceses, bairro da Alemanha, área urbana da capital maranhense.

Em um dos casos, ocorrido em plena manhã, cerca de seis bandidos encapuzados adentraram o coletivo portando armas de fogos e levaram os pertences dos passageiros. Para facilitar a ação, eles colocaram obstáculos na Avenida São Jerônimo, na Vila Vitória, fazendo com que o motorista tivesse que parar o ônibus. Durante o crime, eles chegaram a disparar dois tiros em direção ao motorista e a cobradora, mas, felizmente eles não foram atingidos.

O que se espera é que as ações de segurança pública tragam resultados eficazes e possam trazer o mínimo de segurança para a população de São Luís que, ao precisar utilizar o transporte público, acabam se transformando em reféns da insegurança, ficando a mercê da ação de bandidos que agem acreditando na impunidade. Os ludovicenses precisam de cuidados e proteção e que o direito de ir e vir seja preservado com segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.