COLUNA

Sentindo na pele

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

A notícia de que o Maranhão pode ficar fora de um pacote de ações de fomento à agricultura desenvolvido pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) reacendeu o debate sobre os constantes ataques do governador Flávio Dino (PCdoB) ao presidente da República.
Alguns aliados do comunista entendem que ele não pode ser culpado por esse tipo de retaliação. Dizem que Bolsonaro não tem o direito de punir todo um estado por conta de querelas políticas com seu governante.
Estão cobertos de razão nesse ponto.
Nunca é demais lembrar, no entanto, que o governador maranhense está sofrendo na pele, agora, o que tem feito vários de seus adversários sofrerem desde 2015.
Um dos mais notórios exemplos é o da cidade de São Pedro dos Crentes.
Administrada pelo prefeito Lahésio Rodrigues (PSDB), que faz dura oposição a Flávio Dino, a cidade é constantemente boicotada pelo Governo do Estado.
No mais recente dos casos, o Executivo cortou o repasse de verbas para a Saúde municipal, segundo denunciou o tucano.
Mas os aliados comunistas que hoje reclamam de Bolsonaro e do possível boicote ao Maranhão, nunca levantaram um dedo em reação aos boicotes de Dino contra seus adversários em nível local.

Falando nisso
Apesar da divulgação das microrregiões do plano de agricultura sem nenhum polo no Maranhão, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garante que o estado não será deixado de lado.
Segundo o coordenador da bancada maranhense em Brasília, deputado Juscelino Filho (DEM), o Maranhão só ficará de fora do projeto destinado ao semiárido, mas entrará em outros pacotes.
“A ministra nos afirmou que o Maranhão está incluso no programa porque ele vai abranger todo o Nordeste e apenas parte do programa será específica para o semiárido nordestino”, declarou o democrata

Abrindo caminho
De olho em 2022 - quando certamente assumirá o governo e comandará sua própria tentativa de reeleição -, o atual vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PRB), “nada de braçada”.
Seja em reuniões fechadas com lideranças, seja atuando como representante do governador Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão e fora do estado, ele vai criando as bases para seu projeto político.
E todos que tratam do tema com Brandão dizem o mesmo: um político habilidoso, que tem noção da sua posição (e poder) na sucessão, mas que não usa isso para convencimento. Prefere galgar o posto por mérito.

Só “de boca”
O prefeito de São João do Caru, Francisco Vieira Alves, o "Xixico", foi condenado à perda da função depois de contratar, no ano de 2017, servidores sem concurso público.
Esses contratos foram feitos apenas de forma verbal, segundo declarações dos próprios servidores e vereadores do município em depoimentos na Promotoria de Justiça da Comarca de Bom Jardim.
Também há provas de que o prefeito afastava, sem qualquer fundamentação, os servidores concursados e contratava servidores temporários para as vagas criadas por ele.

Candidatura
O deputado federal Zé Carlos (PT) é um dos defensores de que o Partido dos Trabalhadores tenha candidatura própria na disputa pela Prefeitura de São Luís, em 2020.
Para ele, a sigla conta com bons quadros - tanto do ponto de vista político quanto de gestão - e deve colocá-los para o debate
Segundo o parlamentar, só depois disso pode-se pensar em apoiar outras candidaturas.

Jogo de cena
A postura de Zé Carlos (PT) é coerente, mas mero jogo de cena, comum nesse período que antecede uma disputa eleitoral.
Partidos que não têm nomes competitivos de fato, como o caso do PT, buscam posicionar-se melhor nos cenários postos, como forma de barganhar espaços numa chapa efetivamente forte.
No caso dos petistas, a verdade é que uma banda do partido anda agindo para apoiar o PSB, com o deputado Bira do Pindaré como candidato, o que lhe garantiria grande tempo na propaganda eleitoral.

Alvo
O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) é o novo alvo preferido dos aliados do Palácio dos Leões da mídia maranhense.
O parlamentar tem sido sistematicamente atacado pela patrulha comunista nos últimos dias. A ofensiva coincide com o recrudescimento das ações do oposicionista contra o atual Governo do Maranhão.
Nas últimas duas semanas, Edilázio levou à Justiça, ao MP e ao TCE denúncias de irregularidades cometidas pela gestão comunista.

DE OLHO

R$ 2,9 milhões foi quando o Governo do Maranhão já pagou, só em 2019, à Construservice Ltda., empresa do notório Eduardo DP, alvo da Operação Imperador I em 2015, deflagrada contra a Máfia da Agiotagem no Maranhão.

E MAIS

• Enfermeiros do Maranhão realizaram ontem uma plenária para estabelecer metas na luta pela implantação da jornada de 30 horas semanais.

• O ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, falará do acordo Brasil/EUA sobre a Base de Alcântara em entrevista no Bom Dia Mirante desta segunda-feira.

• O senador Roberto Rocha (PSB) oferecerá, em São Luís, um jantar ao ministro Marcos Pontes, que tem visita ao CLA agendada para este domingo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.