Evento

Rousseau e Kant nas Ciências Humanas e Sociais

Seminário vai promover conhecimento e debates acerca da obra dos filósofos em evento na Universidade Federal do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Os professores Luciano Façanha e Zilmara de Carvalho oprganizam o evento da UFMA
Os professores Luciano Façanha e Zilmara de Carvalho oprganizam o evento da UFMA (professores)

São Luís - Tendo como proposta estimular discussões e atualizar os debates acerca dos filósofos Rousseau e Kant no âmbito das Ciências Humanas e Sociais e promover a produção de conhecimentos e pesquisas na área, acontece de terça, 16, a quinta-feira, 18, o Seminário de Pesquisa dos grupos de estudo e pesquisa interdisciplinar Rousseau e Kant, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento vai reunir, no Centro de Ciências Humanas da UFMA (Campus do Bacanga), acadêmicos, professores e pesquisadores para suscitar o intercâmbio intelectual.

O seminário de Pesquisa é promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA/CNPq, Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Kant-UFMA/CNPq, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e o Departamento de Filosofia. O fomento é da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Na ocasião serão analisadas questões em torno das temáticas política, estética e representação.

Para o professor doutor Luciano Façanha, que organiza o evento ao lado da professora doutora Zilmara de Carvalho, o seminário é aguardado tanto pelos alunos quanto pelos professores da UFMA bem como pela comunidade estudiosa da obra dos filósofos. “No sentido de não apenas socializar o conhecimento, mas principalmente possibilitar o intercâmbio de pesquisas, aprendizados, práticas e teorias. Dessa forma, esse evento se justifica em função do estabelecimento e fortalecimento do diálogo entre os grupos de pesquisa com a comunidade acadêmica, mas também, um intercâmbio intelectual entre professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da instituição e de outras, ao tempo em que pretende firmar-se no calendário permanente de eventos científicos da UFMA”, reforça o professor.

Programação

O evento terá minicursos, apresentação de trabalhos referentes a resultados de pesquisa dos participantes dos grupos Rousseau e Kant. A conferência de abertura será feita às 16h30 pela professora doutora Maria Constança Peres Pissarra (PUC/SP) que falará sobre "O sentido político da representação teatral em Rousseau".

No segundo dia terá início, pela manhã, o minicurso “Republicanismo, Cidadania e Resistência em Kant”, ministrado pelo professor doutor Francisco Jozivan Guedes de Lima (UFPI). O encerramento do segundo dia ocorre com a leitura dramática do Pigmalião - "O Papel do Ator no Iluminismo francês", com o professor doutorando Henderson Mariani (PUC/SP).

O último dia de seminário abre espaço para o minicurso “República, Política e Representação em Rousseau”, com a professora doutora Maria Constança Peres Pissarra (PUC/SP), além de apresentações de trabalhos e da conferência de encerramento. Na ocasião, o professor doutor Francisco Jozivan Guedes de Lima falará sobre “O sentido social da estética em Kant”. A coordenação será da Professora doutora Zilmara de Carvalho.

Serviço

O quê

Seminário de Pesquisa dos grupos de estudo e pesquisa interdisciplinar Rousseau e Kant, da Universidade Federal do Maranhão

Quando

De terça, 16 a quinta, 18

Onde

Centro de Ciências Humanas da UFMA – Campus do Bacanga

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.