Estado Econômico

Parque Independência sediará Expoema 2019

Exposição está confirmada este ano, para o período de 1º a 8 de setembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(Estado Econômico)

A Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) já iniciou a contagem regressiva para a realização da 62ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), confirmada este ano para o período de 1º a 8 de setembro, no Parque Independência, em São Luís.
O presidente da Ascem, o advogado e pecuarista Ivaldeci Mendonça, enfatizou a reunião realizada com as Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); de Desenvolvimento Social (Sedes); e de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc), que definiu o Parque Independência como local da exposição.
Ele disse que nos próximos dias será assinado termo de cessão de uma área do Parque Independência para a realização da Exopoema. “Temos local e data confirmados desse que é o maior evento agropecuário do estado”, assinalou.
Ivaldeci Mendonça adiantou que quer fazer da Expoema 2019, uma grande exposição, tanto em termos quantitativos, mas principalmente qualitativo, com foco na formação e no conhecimento, com a realização de cursos e palestras voltadas para os criadores e profissionais que atuam no setor agropecuário. “Este ano, será uma das melhores edições de todos os tempos”, assegurou Ivaldeci Mendonça.
Segundo o presidente da Ascem, agora será iniciado um forte trabalho de mobilização de criadores e xpositores para que participem da Expoema.
Serão feitos contatos com criadores do Maranhão, Tocantins, Piauí e do Pará para que tragam para São Luís animais de alto padrão genético para comercialização e julgamento, e quem sabe também para que participem de leilões.

Oi investe no Maranhão

A Oi investiu mais de R$ 115 milhões no Maranhão em 2018, um aumento de 47% em relação ao ano anterior. A operadora lançou o 4,5G nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José do Ribamar no último trimestre do ano.
A companhia também implantou 146 novos sites de telefonia móvel e modernizou outros 52 no estado, no período de janeiro a dezembro de 2018. Além disso, 896 novas portas para o serviço de banda larga fixa foram implantadas. A Oi oferece cobertura 4G em 39 cidades do Maranhão.

Expobaby

A maternidade é uma experiência única na vida da mulher. Da gestação aos primeiros passos, são muitos os momentos que marcam a memória das mães e dos bebês. Pensando nisso, a marca mais amada pelos brasileiros segundo a Kantar WorldPanel 2018, confirmou presença na maior feira de produtos infantis de São Luís, a Expobaby.
O Boticário será uma das marcas expositoras e levará seu portfólio infantil para que as mamães possam experimentar e sentir na pele todo o carinho e proteção das linhas de cuidados e higiene dos bebês. O evento será realizado neste fim de semana, às 10h, no Centro de Convenções.

Confiança em queda

O índice de otimismo dos empreendedores quanto aos rumos da economia brasileira caiu cerca de 10 pontos percentuais nos primeiros três meses de 2019, mas a confiança dos donos de micro e pequenos negócios continua em alta.
É o que mostra a Sondagem Conjuntural feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Rodada de Negócios da AJE

Fortalecimento de networking, prospecção de clientes e fornecedores em potencial, parcerias e possibilidade de novos negócios serão o carro-chefe da Rodada de Negócios da AJE-MA, que vai acontecer dia 23 deste mês, às 18h30, no espaço Black Swan.
A ação é especial de aniversário de 15 anos da entidade, celebrados em 2019. O evento contará com 50 participantes, entre associados e convidados, que participarão das rodadas de conversa e nos estantes das mesas de negócios.

Atividade industrial

O setor industrial maranhense registrou decréscimo na produção em fevereiro. O índice que capta a evolução da produção variou -10,5 pontos. As expectativas projetadas para os próximos seis meses, a partir de fevereiro, se distanciaram das projeções. A pesquisa é elaborada mensalmente pela Fiema em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Frase

“A sociedade mudou muito por conta da internet e das redes sociais, mas a grande mudança está na capacidade de lidar com
a diversidade de gerações nos ambientes sociais”

Enio Klein
CEO da Doxa Advisers

Varejo

Queda da construção civil
Pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta a indústria da construção civil com uma queda de 0,9 pontos no Maranhão, passando de 30,9 em janeiro para 30,0 no mês de fevereiro.

Revendedores de combustíveis
O presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA), Leopoldo Santos, participou do Congresso dos Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais e da Reunião do Conselho da Fecombustíveis, na qual representa do Maranhão, além de fazer parte da diretoria.

Rede mineira
Visando aumentar o campo de atuação da Fórmula Pizzaria e o reconhecimento da marca no mercado, a rede mineira deu início ao seu plano de expansão no Nordeste inaugurando a primeira unidade em São Luís, na Avenida dos Holandeses.
“Nossa intenção era fazer com que a marca fosse primeiro reconhecida em Minas, onde foi fundada, para depois expandirmos para outras regiões. Agora podemos direcionar nossa atenção para novos mercados”, diz o diretor executivo da Fórmula Pizzaria, Henrique Mol.

Indicador Ipea de Inflação
O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda referente a março, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresenta aceleração em todas as classes pesquisadas, pelo 4º mês consecutivo. As maiores contribuições para esse resultado vieram de itens que afetam mais as famílias de menor poder aquisitivo, como cereais (5,2%), tubérculos (18,7%), hortaliças (6,1%) e frutas (4,3%).

Emad 2019
Definido o tema do Encontro Maranhense de Administração - Emad 2019, que acontecerá no segundo semestre deste ano em São Luís e Imperatriz. O tema, “Administração, Inovação e Sociedade”, foi escolhido por meio de voto no site do CRA-MA pelos profissionais da administração. O Emad é realizado pelo Conselho Regional de Administração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.