Dança

Inspiração mexicana em espetáculo

Espetáculo Frida, do Ateliê Contemporânea, será apresentado neste sábado e domingo, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Trecho do espetáculo "Frida"
Trecho do espetáculo "Frida" (Frida)

São Luís - Com 13 bailarinos no palco, o Ateliê Contemporâneo Companhia de Dança apresenta, neste sábado e domingo, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), o espetáculo Frida, com dança contemporânea e inspiração na música mexicana. A montagem é coreografada por Rafael Gomes, do Rio de Janeiro. O figurino é inspirado no colete de Frida Kahlo. A direção geral é de Silvana Noely e a trilha, de Luan Fernandes.

O Ateliê Contemporâneo tem sido responsável por apresentar temas que envolvem aspectos sociais e relevantes. Os projetos propõem uma reflexão crítica e sensibilização acerca de diversas temáticas. Entre os trabalhos, “Clichê” (2016) e “Feminicídio” (2017). O primeiro foi apresentado em 2016, criado para retratar o preconceito racial desde o primórdio até as novas configurações encontradas atualmente na sociedade.

“A proposta do Ateliê é inovadora não somente em suas temáticas, mas também quanto à questão técnica, levando uma nova perspectiva e linguagem dentro da compreensão do que tem sido produzido em dança contemporânea no Brasil e no mundo ao grande público. E isto é mostrado também em Frida”, diz o bailarino David Rebolativo.

Davi antecipou que o Ateliê já tem outro trabalho pronto, intitulado “E o palhaço, o que é”. “Esse espetáculo já está todo montado e estrearemos também este ano. Assim que encerramos as apresentações de Frida, iremos nos debruçar sobre essa outra proposta”, anunciou.

Frida Kahlo é considerada uma das melhores artistas do século XX. O reconhecimento de sua obra veio ainda em vida e, depois de sua morte, ganhou ainda mais destaque, tornando-a um ícone pela sua forma ímpar de se expressar. Nascida em 1907 no México, Frida vivenciou episódios que deixaram marcas significativas em seu corpo.

Quando criança sofreu de poliomielite, o que a obrigou a ficar nove meses acamada e deixou sequelas na perna direita. Aos dezoito, sofreu um acidente que quase a levou à morte e a pintura se tornou uma forma de sobreviver e ilustrar a própria realidade, onde em cada quadro se tem um novo olhar e uma nova faceta a ser explorada

Serviços

O quê

Espetáculo Frida

Quando

Neste sábado e domingo, às 20h

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Ingressos: R$ 20 (antecipado) e R$ 40 (na bilheteria)

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Silvana Noely

Coreógrafo: Rafael Gomes

Ensaiadora: Andressa Ribeiro

Professor de Ballet clássico: Adelson Tavares

Preparador físico: Joseph Santos

Bailarinos: André Bandeira, Andressa Brandão, Dallyyla Amazzyymba, David Chaves, Douglas Melo, Fernando Saraiva, Gabriel Braga, Isabela Silva, Joseph Santos, Luana Sousa, Mauro Nascimento, Rebeca Carneiro e Tássia Tavares.

Assistente de direção: David Chaves, Louíse Mendes e Rebeca Carneiro

Trilha: Luan Fernandes

Iluminação: Rafael Gomes

Operação de luz: Nina Araújo

Figurino: Rafael Gomes e Silvana Noely

Cenografia: Karlos Gomes

Design Gráfico: Evolution Design

Fotos: Louise Mendes e Ítalo Campos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.