Novo quadro!

DAQUI: ‘Desafio dos Beijus’ abre inscrições no estado

Os interessados devem se inscrever, via e-mail, até o dia 28 de abril; entre os inscritos, serão selecionados 18 participantes

Emmanuel Menezes / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Vencedor ganhará um troféu, mais voucher em compras no Mateus Supermercados
Vencedor ganhará um troféu, mais voucher em compras no Mateus Supermercados (beiju)

A ideia do beiju, como conhecemos hoje, vem de origem indígena e teve sua descoberta em Pernambuco com o manuseio da tapioca (fécula extraída da mandioca). Hoje, a comida se tornou uma das mais populares em nosso estado, e suas diversas variedades se tornarão um reality show culinário no programa Daqui, a partir do mês de maio.

O Desafio dos Beijus será exibido em quatro episódios, nos dias 18 e 25 de maio, e 1º e 8 de junho. “Esse quadro é inédito na TV do Maranhão. Nossa proposta principal é mostrar a variedade de preparações de um alimento tão comum na cozinha maranhense”, disse Viviane de Paula, diretora de programação da TV Mirante.

Para participar, os interessados deverão mandar um email para daqui@mirante.com.br, com as seguintes informações: nome completo, dados para contato, foto da receita, descrição da receita (ingredientes e modo de fazer) e um vídeo falando por que sua receita merece vencer o Desafio dos Beijus. As inscrições ocorrerão de até o dia 28 de abril. A competição será aberta para participantes de todo o estado, sendo que os concorrentes que não são da capital deverão assumir seus custos de deslocamento.

Entre todos os inscritos, serão selecionados 18 participantes para a etapa de avaliação. Nesta, serão considerados critérios como originalidade e criatividade, além do envio correto das informações exigidas para inscrição. Entre os dias 1º e 7 de maio, a equipe do programa e um chef de cozinha visitarão os 18 participantes, que farão a degustação dos beijus inscritos. Desses 18 participantes, serão selecionadas 9 pessoas, conforme os critérios de sabor, originalidade e criatividade.

Como será o reality?
A divulgação dos 9 participantes selecionados será feita no programa Daqui, do dia 11 de maio. Ao todo, o Desafio dos Beijus terá quatro episódios. Em cada um dos três primeiros, três participantes competirão, sendo um vencedor ao final do programa. As gravações serão feitas no piso superior do Spazzio Mateus, no Mateus Supermercados, da
Cohama.

Os 3 finalistas participarão da Grande Final, exibida no dia 8 de junho. Neste dia, os finalistas devem fazer uma receita utilizando ingredientes surpresa, indicados pela produção do reality apenas no dia da gravação. As receitas serão avaliadas por um júri composto por um chef de cozinha e um representante da cultura maranhense. O grande vencedor ganhará um troféu mais voucher em compras no Mateus Supermercados.

Sobre o beiju
O beiju é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco, feita com a tapioca (fécula extraída da mandioca, usualmente granulada), que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida coagula-se e vira um tipo de panqueca. O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco ou queijo coalho. É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil.

É comum também encontrar as variedades conhecidas como beiju de lenço, beiju de massa, de carne seca e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano.

Cronograma

- Inscrições: 13 a 28 de abril;
- Visita à casa dos 18 selecionados: 1º a 7 de maio;
- Gravações: 13, 14, 15 e 27 de maio;
- Divulgação dos 9 competidores: 11 de maio, no programa Daqui;
- Exibição dos episódios: 18 e 25 de maio, e 1º de junho. Grande Final dia 8 de junho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.