Paulistão

Cruzeiro e Atlético abrem finais em momentos distintos

As equipes chegam com momentos completamente diferentes para a partida

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Atacante Fred em treino da equipe Cruzeiro
Atacante Fred em treino da equipe Cruzeiro (FRED CRUZEIRO )

Belo Horizonte - O Campeonato Mineiro chegou em seu momento decisivo. A partir deste domingo, em duas partidas, Atlético e Cruzeiro decidem a competição, com primeiro duelo neste domingo, no Mineirão, com mando de campo da Raposa. O outro jogo será no sábado seguinte, em estádio ainda a definir.

As equipes chegam com momentos completamente diferentes para a partida. O Cruzeiro classificado para a Libertadores, com 100% de aproveitamento na competição e sem conhecer uma derrota sequer na temporada. O momento do Atlético, porém, é bem delicado.

O Galo chegou a final do Mineiro ao se classificar na primeira colocação do torneio estadual. Com isso, a equipe tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e poder decidir diante do seu torcedor. A situação alvinegra, entretanto, anda complicada nos últimos tempos. O, agora, ex-técnico Levir Culpi não encontrou o encaixe perfeito do Atlético que passou a jogar mal. A gota d’água foi à derrota para o Cerro, na quarta-feira, por 4 a 1, de virada. Foi à conta de chegar a Belo Horizonte para Levir dar adeus pela quinta vez a agremiação.

Minutos antes de Levir ser demitido, o clube anunciou a chegada de Rui Costa, ex-Grêmio, Athlético e Chapecoense, para ser diretor de futebol. O cartola já chegou falando sobre o clássico.

“Uma equipe do tamanho do Atlético, com história e títulos se respeita. Eu cheguei aqui e já ouvi que os jogos da final serão apenas um protocolo. Os jogadores já estão cientes e estão trabalhando”, ressaltou.

Sem comando

E o trabalho alvinegro, ainda sem técnico oficial, passa outra vez pelo interino. Se na temporada passada Thiago Larghi ficou vários meses sem ser oficializado, agora chegou a vez de Rodrigo Santana, da equipe Sub-20. O treinador comandou um trabalho na Cidade do Galo, na manhã de sexta-feira, atividade totalmente fechada à imprensa. Nada pôde ser visto. Vale ressaltar, inclusive, que o jovem técnico terá carta branca e oportunidade de disputar, pelo menos, as duas partidas.

“Se o nosso novo técnico for anunciado hoje (sexta), amanhã (sábado), semana que vem, ele já vai chegar sabendo que o técnico é o Rodrigo, com todos os poderes, carta branca, tudo livre para trabalhar. Estamos em um momento de deixar tudo muito claro para a torcida, para a imprensa, para os atletas", acrescentou Costa.

Santana não deve promover grandes mudanças na equipe, afinal, os principais problemas do Atlético não são técnicos, mas de treinamentos e, sobretudo, relacionamentos. Com mudanças drásticas nos bastidores, talvez a movimentação dê um ânimo novo ao grupo.

Pelo lado da calmaria cruzeirense, Mano Menezes tem tempo de sobra para analisar. Sua equipe fez trabalhos técnicos e táticos após a vitória por 4 a 0 sobre o Huracán e Mano Menezes já demostrou desejo de ir com força total para o clássico contra o Atlético. A prova disso é que o comandante azul poupou seus laterais titulares no jogo do meio de semana. Do meio para frente, Menezes poderá utilizar Thiago Neves e Pedro Rocha, ambos liberados.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 14 de abril de 2019 (Domingo)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Michael Correia

VAR: Bruno Arleu de Araújo

CRUZEIRO: Fábio, Edilson, Léo, Dedé, Egídio, Henrique, Lucas Silva, Rodriguinho, Robinho, Marquinhos Gabriel e Fred
Técnico: Mano Menezes

ATLÉTICO: Victor, Patric, Igor Rabello, Réver, Fábio Santos, Adilson, Elias, Cazares, Luan, Geuvânio e Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.