COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Aescritora Arlete da Cruz Machado visitou ontem os irmãos Antonio Carlos Lima e Félix Alberto Lima, ambos membros da Academia Maranhense de Letras, para entregar-lhes, autografados, exemplares do livro “Impressões sobre Nauro Machado”, que ela organizou e acaba de publicar
Aescritora Arlete da Cruz Machado visitou ontem os irmãos Antonio Carlos Lima e Félix Alberto Lima, ambos membros da Academia Maranhense de Letras, para entregar-lhes, autografados, exemplares do livro “Impressões sobre Nauro Machado”, que ela organizou e acaba de publicar
Especialista em Natação para bebês, maranhense Denise Martins Araújo, proprietária da Academia Viva Água, com o doutor em Educação Física Juan Antonio Moreira Murcia (Espanha) e Cacilda Velasco (SP), durante o Congresso Brasileiro de Natação Infantil 2019, realizado no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista
Especialista em Natação para bebês, maranhense Denise Martins Araújo, proprietária da Academia Viva Água, com o doutor em Educação Física Juan Antonio Moreira Murcia (Espanha) e Cacilda Velasco (SP), durante o Congresso Brasileiro de Natação Infantil 2019, realizado no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista

Louvação a um Poeta Maior
Com organização e edição da escritora Arlete da Cruz Machado, acaba de sair do forno o belíssimo livro “Impressões sobre Nauro Machado”. Reúne depoimentos de 131 autores, inclusive este Repórter PH, sobre a vida e a obra do poeta – mais de 50 livros de poesia – de “Os parreirais de Deus”.
No texto que assino no livro, “O vôo do poeta como um pássaro azul”, digo que “o melhor poeta do Maranhão são, na verdade, dois: Ferreira Gullar e Nauro Machado(ambos já falecidos)”.
Disse isso por entender que “suas obras possuem o mais precioso instrumento da língua: a espiral iluminada e infinita em torno da criação, que semeia e deveria alimentar a produção literária do nosso tempo”.

Vendedores virtuais
Às agruras que são obrigadas a enfrentar diariamente nas filas dos hospitais públicos, os usuários do SUS terão agora que conviver com a praga dos vendedores virtuais, sem
contar os criminosos, depois que, ontem, um hacker irresponsável vazou os dados de mais de dois milhões de usuários do sistema.
Pessoas inescrupulosas dispõem agora de informações pessoais desses usuários, tais como nome completo, endereço, nome da mãe, número do CPF e datas de nascimento.
O Estado brasileiro deveria ser responsabilizado por essa condenável invasão de privacidade.

Lobão no Senado
Embora não tenha obtido a reeleição, o que foi sem dúvida uma grande injustiça, o ex-senador
Edison Lobão permanece no Senado, como diretor do Conselho
Editorial da casa, responsável pela publicação de obras raras de interesse da comunidade científica, centros acadêmicos, estudantes e todos os curiosos sobre a história e a evolução das ideias no Brasil.
Pena que Lobão tenha perdido o seu braço direito no Conselho, o filólogo Joaquim Campelo Marques, vítima da degola que houve na atual administração da Casa.
Mas há quem garante que o presidente Davi Alcolumbre vai reconsiderar essa demissão.

Tiro certeiro
O presidente Jair Bolsonaro deu ontem um tiro certeiro, pelo menos do ponto de vista eleitoral, ao anunciar a concessão do décimo-terceiro salário para os beneficiários do Bolsa Família.
O que dirão agora os bolsonaristas que tanto criticaram o programa eleitoral mais importante criado pelos petistas?

Festejando a Amei
Neste domingo, no São Luís Shopping, a Livraria e Espaço Amei promoverá vasta programação para marcar o seu aniversário.
O evento incluirá exposição de obras de arte, encontro de desenhistas, declamações de poesia, música, intervenções artísticas, shows, contação de história e apresentação de recital de violino com Hélio Bonfim.
A abertura dos trabalhos será feita por Bruno Tomé Fonseca, membro na Academia Ludovicense de Letras, que falará sobre sua experiência como escritor.

Teste do olhinho
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão de ontem, por unanimidade, um projeto de lei, de autoria do deputado Arnaldo Melo, que torna obrigatória a realização dos testes do reflexo vermelho, o “teste do olhinho”, em todos os hospitais e maternidades para crianças recém-nascidas no Maranhão.
O teste já é obrigatório na Capital e, após a sanção da lei, será obrigatório nas unidades de saúde em todo o estado.
Trata-se de um teste fundamental para detectar várias doenças, em todos os recém-nascidos, nas primeiras horas de vida.

Turma de Uniformização
Acontece hoje, no Tribunal de Justiça do Maranhão, a primeira Sessão Ordinária da Turma de Uniformização de Interpretação de Lei do Sistema de Juizados Especiais do Estado do Maranhão, presidida pelo desembargador Lourival Serejo, vice-presidente do Tribunal.
Na agenda da sessão, constam 35 pedidos provenientes da Turma Recursal de Imperatriz. Para a sessão, foram convocados por ofício assinado pelo desembargador Lourival Serejo, os presidentes das oito Turmas Recursais do Estado: Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra e São Luís.

Música pop, rap e R&B
Uma das grandes revelações da música atual, a dupla carioca UM44K vai se apresentar nesta Capital no dia 1° de junho, dentro de uma megaestrutura no Espaço Renascença. Eles são Saulo Pôncio e Luan Otten, conhecidos pelos hits “4 da manhã” e “Nossa Música”, que fazem sucesso na trilha sonora da novela “O Sétimo Guardião”, da Rede Globo. Com mais de 200 milhões de visualizações no canal do Youtube, o grupo ficou conhecido por misturar ritmos de música pop, rap e R&B.

TRIVIAL VARIADO
O decreto de Bolsonaro que dará autonomia ao Banco Central é tudo o quanto o mercado almejava e tudo o que os nacionalistas temiam. Resta saber se o governo vai concordar com as medidas autônomas que o banco tomará doravante.

Quem andou circulando na cidade, ontem, foi a colunista de Imperatriz, Maria Leônia, que aliás foi convidada a participar do encontro semanal da Confraria no almoço árabe do Rio Poty Hotel. Também presente, o jornalista Antonio Carlos Lima.

A bela empresária e influenciadora digital Thadna Azevedo sedia, em São Luís, a primeira feira de produtos infantis EXPOBABY. A Feira acontece dias 13 e 14 de abril, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Toda a vez que o corte de gastos vem a debate surge o argumento de que é tarefa impossível em função das amarras legais, políticas, eleitorais, burocráticas e constitucionais.

No capítulo: então, deixemos o barco à deriva no mar tempestuoso. Com impostos exorbitantes, continuaremos pagando o combustível até o naufrágio.

O levantamento total de imóveis de propriedade do Estado é um mistério que se arrasta há muitos anos. Se um governo recomeça a tarefa de organizar a lista, o seguinte interrompe. Enquanto isso, terrenos e imóveis estão abandonados ou invadidos. Prejuízo constante ao patrimônio público.

As 4 mil e 700 obras paradas do Programa de Aceleração do Crescimento equivalem a 135 bilhões de reais em investimentos. O levantamento foi apresentado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Desse total, 65 bilhões foram executados.

Tem mais: de acordo com estimativa da entidade, a retomada dos empreendimentos pode ajudar a gerar 500 mil postos de trabalho. Em país mais sério, os responsáveis pelo desperdício estariam vendo o sol nascer quadrado.

DE RELANCE

Feira de Design de Milão
Um grupo de arquitetos e designer de interiores do Maranhão está em Milão, na Itália, participando, até o próximo dia 14, da principal feira do mobiliário mundial. A Isaloni chega à sua 58ª edição e, além dos móveis, também, engloba os maiores nomes da decoração, com a Euroluce – equipamentos de iluminação, e o orkplace3.0/SaloneUfficio. Em Milão eles observaram a mescla da importância de se renovar o mobiliário e trazer a modernidade para as suas criações, como é o caso da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, a celebração da tradição, onde
se honra peças icônicas do design mundial.

Design de Milão 2
No assunto: na Fuorisalone – a “Feira fora do salão”, onde há exposições com peças de design espalhadas pela cidade de Milão – os profissionais maranhenses destacam a instalação da designer holandesa Sabine Marcelis, para a segunda edição do The Green Life. As criações da designer ocupam as janelas, dentro e fora da loja Rinascente, na Piazza Duomo. Foram criados assentos em vários tons de laranja na avenida que segue da loja à praça, junto a 16 oliveiras centenárias.

Design de Milão 3
Tem mais: Sabine criou, também, o “ballet da planta”, uma série de oito esculturas em movimento para as vitrines da loja que ficam de frente para a Piazza, que existem em perfeita harmonia com a avenida. Nas vitrines, os discos coloridos de plexiglas se contorcem e flutuam em torno das plantas, fazendo uma alternância de cores e trazendo movimento à avenida.
“É realmente um ballet harmonioso e lindo de se contemplar” – contam.

Design de Milão 4
Durante a Semana de Design de Milão, também se comemora os 50 anos da poltrona Donna, criada pelo designer italiano Gaetano Pesce. A peça criada pelo designer, arquiteto e artista, foi a primeira feita por ele com significado político. A sua forma lembra um corpo feminino e está amarrada a uma corrente ao apoio para os pés. Gaetano, em sua obra, denuncia a posição da mulher, vítima de preconceito, medo e violência do homem, onde é privada, em certos países, de direitos ao indivíduo, somente concedidos a eles.

Direito e Literatura
O Centro de Estudos Constitucionais promove hoje amplo debate sobre o tema “Direito, Democracia e Estado de Exceção na Literatura Latino-Americana”. O evento terá como expositores o desembargador Lourival Serejo, da Academia Maranhense de Letras, e João Batista Ericeira, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. O advogado Alexandre Lago será o mediador da mesa.

Revivendo Legião
O show que tocou milhares de corações no ano passado desembarcará em São Luís dia 10 de maio. “Legião Urbana XXX Anos”, com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, terá início à meia-noite, no Blue Tree Towers Hotel (Calhau). O “after party” será com os DJs Arsênio Filho, Álvaro Carneiro e Ricardo Pacífico, no Salão Blue Tree. Arsênio aproveitará a ocasião para celebrar 30 anos como DJ. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá cantarão as músicas dos álbuns “Dois” e “Que país é este”. Os discos foram lançados, respectivamente, em julho de 1986 e novembro de 1987.

Sobre concurso
A Fundação Sousândrade divulgou o resultado das provas objetivas do concurso da Câmara de São Luís. O certame oferece 116 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os candidatos que fizeram as provas em março devem ser chamados ainda em abril para a próxima fase: a de avaliação de heteroidentificação. As provas para o cargo de procurador devem ser realizadas neste domingo. O resultado do concurso pode ser visto no site sousandrade.org.br.

Para escrever na pedra:
“Não há nada mais difícil do que definir um crime político”. De Jaques Danton (1759 – 1794).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.